Glossário


Arboreto
Jardim contendo coleções de plantas, normalmente restritas a árvores e outras espécies lenhosas, mantidas e ordenadas cientificamente, em geral documentadas e identificadas, e aberto ao público com as finalidades de recreação, educação e pesquisa. |Parque|
Angiosperma
Planta cujas sementes ficam encerradas no interior de um ovário transformado em fruto (Ferri et al. 1978 ).
Beneficiamento de sementes
Processo de retirada da casca e/ou polpa dos frutos a fim de extrair as sementes.
Briófita
Planta criptogâmica avascular, pequena, sendo a maioria menor do que 10cm. Formam um grupo pioneiro, as mais simples e primitivas plantas terrestres, as quais habitaram a terra após migração dos ambientes aquáticos. Esta adaptação ao meio terrestre é parcial, já que necessitam de umidade suficiente para o crescimento vegetativo, maturação dos órgãos sexuais e fertilização.
Capoeira
Vegetação aberta com forração de gramíneas e outras ervas; árvores e arbustos esparsamente distribuídos.
 
Conservação "ex-situ"
Compreende a manutenção de organismos fora do seu habitat natural, através de armazenamento em forma de sementes, pólen, propágulos vegetativos, plântulas e cultura de tecidos.
Criptógama
Vegetal que não tenha órgãos sexuais aparentes.
DAP
Diâmetro à altura do peito.
Ecofisiologia
Estudo de como a planta se comporta "por dentro"em resposta ao que ela está sujeita "por fora", isto é como a planta se comporta anatômica, fisiológica e metabolicamente em resposta a agentes externos como outros organismos (insetos, mamíferos, outras plantas, etc.) e o ambiente abiótico em si (vento, disponibilidade de água, luz, etc.). Estes estudos permitem em última análise, compreender as estratégias de sobrevivência das plantas neste ambiente.
Epífita
Plantas que usam outras plantas como substrato para fixação. Não são plantas parasitas, isto é, não se nutrem a partir da planta hospedeira, mas sim de outras fontes como o ar, água, etc..
Espécie endêmica
Plantas cuja a ocorrência restringe-se à uma única área geográfica ou, ainda, a um único ecossistema.
Espécie exótica
Planta natural de outro país, mas pode ser encontrada espontaneamente em nosso território.
Espécie pioneira
Espécies cuja estratégia de estabelecimento e desenvolvimento estão associados a extremos períodos de exposição a luz, sendo intolerantes à sombra, possuem crescimento muito rápido e vida curta, sua reprodução é precoce, podendo ser subanual, são generalistas quanto à polinizadores, e regeneram a partir do banco de sementes do solo.
Espécie secundária
Espécies cuja estratégia de estabelecimento e desenvolvimento são dependentes da luz, possuem crescimento rápido, madeira leve, se reproduzem entre os 5 e os 20 anos e possuem uma alta dependência de agentes polinizadores específicos.
Fanerógama
Planta que tem órgãos sexuais aparentes; grande grupo do reino vegetal que inclui todas as plantas que produzem flores (Angiospermas e Gimnospermas).
Fenologia
Estudo do ciclo biológico das plantas que compreende o acompanhamento de fases como a floração, frutificação e mudança foliar.
Fitossociologia
Estudo da estrutura de um tipo de vegetação, isto é, como os indivíduos de cada espécie de planta se distribuem dentro de uma comunidade, em relação a outros indivíduos da mesma espécie e a indivíduos de outras espécies, correlacionando às características individuais dados como densidade, biomassa, freqüência e estratificação.
Flora
Expressa o conjunto de plantas de uma área geograficamente definida, possibilitando a identificação das plantas ali ocorrentes, bem como sumariza um conjunto de dados que contempla a distribuição geográfica, habitats, nomes populares, entre outros, relativos à cada espécie.
Floresta Ombrófila Densa
A característica ombrotérmica está presa aos fatores climáticos tropicais de elevadas temperaturas (médias de 25oC) e de alta precipitação bem distribuída durante o ano (de 0 a 60 dias secos).
Germoplasma
Material genético que constitui a base física da hereditariedade e que se transmite de uma geração para outra através das células reprodutivas.
Gimnosperma
Divisão da botânica que compreende as plantas que não formam frutos, conhecidas como pinheiros.
Index Seminum
Catálogo através do qual os Jardins Botânicos colocam à disposição dos interessados, sua coleção científica para fins de intercâmbio.
Laminário
Coleção de lâminas que se conservam nas instituições botânicas e são destinadas à pesquisa científica.
Plântula
Plantas recém germinadas.
Pteridófita
Divisão da botânica que compreende as plantas vasculares conhecidas como samambaias, avencas e fetos.
Silvicultura
Ciência que estuda a cultura de árvores florestais.
Sistema Botânico de Classificação de A. Engler
Sistema proposto pelo botânico alemão A. Engler, até hoje adotado nas universidades e instituições científicas do mundo, por ser considerado um dos mais completos.
Sucessão Secundária
Processo de recolonização de área anteriormente coberta por vegetação.
Taxonomia
Estudo e descrição da variação dos organismos, a investigação das causas e conseqüências desta variação, e a manipulação dos dados obtidos para produzir um sistema de classificação (Stacy).
Tipo Nomenclatural
Planta que serve de padrão comparativo para identificação de outras plantas.
Ultraestrutura
Características estruturais da célula que podem ser estudadas apenas por microscopia eletrônica.
Vegetação Rupícola
Vegetação que se desenvolve sobre pedras.
Xiloteca
Coleção de amostras de madeira que se conservam nas instituições botânicas e são destinadas à pesquisa científica.

 

 

 

 

 

 

volta à página inicial