Dia do Pau-Brasil – 3 de maio
2/5/2014

O pau-brasil (Caesalpinia echinata), árvore que dá nome ao país, é uma espécie típica da Mata Atlântica – um dos biomas mais ameaçados do mundo.

O pau-brasil tem sido intensamente explorado por mais de 500 anos, primeiramente pelo mercado de corantes e mais recentemente para a produção de arcos de violino. A exploração, somada à destruição de seu bioma, levou a Caesalpinia echinata a figurar no Livro Vermelho da Flora do Brasil entre as espécies ameaçadas de extinção, na categoria EN (Em Perigo).

O verbete dedicado ao pau-brasil no Livro Vermelho diz: "Para que a espécie possa ser conservada, faz-se necessária a criação de unidades de conservação nas áreas de ocorrência, acompanhada de fiscalização, pesquisa e manejo, norteados por um Plano de Ação Nacional para o pau-brasil". Em 2012, o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa Nacional de Conservação do Pau-Brasil, instituído pela Portaria nº 320/2012, que foi publicada no Diário Oficial da União em 24 de setembro daquele ano.

No Jardim Botânico existem diversos exemplares de pau-brasil espalhados pelo arboreto. O Livro Vermelho da Flora do Brasil é uma publicação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por meio de seu Centro Nacional para Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ).

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página