Jardim Botânico do Rio de Janeiro dá a partida no projeto Flora do Brasil 2020
4/6/2014

Na ocasião, Andrea Ferreira Portela Nunes e Oswaldo Moraes, ambos do MCTI, apresentaram o SiBBr a 20 representantes de instituições de outros estados, além de pesquisadores do JBRJ e equipes de Tecnologia da Informação do Jardim Botânico e da UFRJ.

A Reunião deu início ao projeto que irá elaborar a Flora do Brasil Monografada, com descrições, dados e imagens de todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas, até 2020. Para isso, será tomado como base o sistema da Lista da Flora do Brasil online [http://floradobrasil.jbrj.gov.br/], lançada pelo JBRJ em 2010. Segundo a coordenadora Rafaela Forzza, a Lista é um projeto concluído em 2014. Agora o sistema será ampliado para receber todas as informações da Flora Monografada. Essa ampliação será feita pela COPPE/UFRJ com recursos do acordo JBRJ-PNUMA.

A Flora do Brasil também faz parte de um projeto maior, a Flora do Mundo, em parceria com instituições estrangeiras.“É de suma importância para o projeto Flora do Brasil Monografada a digitalização dos acervos de outros herbários do Brasil e do exterior, e já há algumas iniciativas em curso, como o Reflora e o INCT, ambos do CNPq”, explicou Marli Pires Morim, pesquisadora do JBRJ.

Por outro lado, foram identificadas lacunas de coleta de amostras de espécies em alguns estados brasileiros, principalmente na Região Norte e no Maranhão, no Mato Grosso e no Piauí, o que exigirá mais esforços em expedições e pesquisa.

Para Rafaela, a reunião também foi importante para nivelar os conhecimentos entre os 33 integrantes do Comitê Gestor da Flora do Brasil. “Os participantes são também agentes disseminadores do projeto, e trazem suas experiências locais, mostrando que há necessidades diferenciadas para cada reião do país”, disse a coordenadora.

No começo de 2015, o projeto Flora do Brasil, abrirá candidaturas online para receber propostas para as monografias. Os editais serão amplamente divulgados.

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página