Ministério do Meio Ambiente abriu as comemorações da Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico
4/4/2014

Na segunda-feira, dia 2, o tema do debate foi “Desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico baseado em espécies nativas, raras e ameaçadas”. Os painelistas apresentaram soluções inovadoras e discutiram ações em que a proteção da fauna e da flora brasileiras pode se dar em harmonia com empreendimentos econômicos.

Os debatedores foram Roberto Waack (AMATA Brasil), Ricardo Ribeiro Rodrigues (Esalq/USP), Roberto Klabin (Refúgio Ecológico Caiman/Projeto Onçafari) e Antônio Paes de Carvalho (Extracta Moléculas Naturais).

Na abertura do evento, o JBRJ celebrou acordo de cooperação com o PNUMA, por meio da Fundação Flora, para formalizar a participação do Jardim Botânico no SiBBr (PNUMA e MCTI).

Ministra entrega selo de baixo carbono

No dia 3 de junho, em cerimônia na Escola Nacional de Botânica Tropical, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entregou o selo de baixo carbono a 11 empresas que doaram créditos de carbono para compensação das emissões da Copa do Mundo 2014.

As empresas que receberam o selo doaram 420.500 toneladas de carbono equivalente, tornando possível não só compensar, mas ultrapassar o total de emissões diretas e indiretas durante a realização do evento.

O evento foi seguido de debate com o tema “Produção e Proteção: Os Desafios da Transição para uma Produção Agropecuária Sustentável e uma Economia de Baixo Carbono no Brasil”, com a presença de Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra, Juliano Assunção, da Climate Policy Inititive, Andre Nassar, do Instituto Icone, e Elizabeth de Carvalhaes, da Industria Brasileira de Árvores (IBA).

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página