Pesquisador da Fiocruz fará palestra sobre a história da Medicina na época do Império dia 14 no Jardim Botânico
6/10/2008

Como parte integrante do ciclo de palestras Histórias do Jardim, o pesquisador Flavio Edler, professor do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz, vai apresentar no dia 14/10, às 10h, uma palesra gratuita sobre a História da Medicina no Centro de Visitantes.

Edler atua como pesquisador na área de História da Ciência, com ênfase em História da Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: história da pesquisa clínica e experimental, doença e identidades sociais, história da saúde publica, história do Brasil – séc. XIX e saúde pública. De acordo com o pesquisador, ao longo do Império consolidou-se a profissão de farmacêutico com a criação dos cursos de Farmácia e a regulamentação do exercício profissional. A Junta do Protomedicato e a Fisicatura-mor, instituições médicas herdadas da burocracia portuguesa, foram substituídas, em meados do século, pela Junta Central de Higiene Pública. Alterou-se visivelmente a relação do farmacêutico com os médicos e curadores, pois o período foi marcado pelo desenvolvimento de pesquisas sobre a flora medicinal brasileira, pela elevação do status do farmacêutico e do prestígio de algumas farmácias. Entretanto, um crescente ceticismo terapêutico pôs em risco a credibilidade dos medicamentos, já que muitas controvérsias sobre a eficácia de remédios e formas de tratamento atravessaram o oitocentos, envolvendo homeopatas, boticários e médicos.

Para mais informações e agendamento para participar da palestra deve-se entrar em contato com o Centro de Visitantes: (21) 3874-1808.

 

 

 

 

 

volta à primeira página