JBRJ promove a I Reunião do Projeto Flora do Brasil 2020
7/5/2014

O encontro, apoiado pelo MCT&I, acontece de 8 a 10 de maio na Diretoria de Pesquisa Científica (Dipeq/JBRJ)

O Projeto Flora do Brasil é coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e visa ao cumprimento da Meta 1 da Estratégia Global para Conservação de Plantas, da Convenção da Diversidade Biológica (GSPC/CDB), da qual o Brasil é signatário.

Nesta primeira reunião estarão presentes 20 representantes de outros estados, abrangendo todas as regiões brasileiras, além de pesquisadores do JBRJ e equipes de Tecnologia da Informação do Jardim Botânico e da UFRJ. A coordenadora do projeto é a pesquisadora Rafaela Campostrini Forzza.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será representado por Andrea Ferreira Portela Nunes, da Coordenação Geral de Gestão de Ecossistemas (CGEC/SEPED/MCTI). Integrante também da Comissão Nacional da Biodiversidade, Andrea fará, na tarde do dia 8, uma apresentação sobre o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). O SiBBr é um sistema online que integrará informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros de diversas fontes nacionais e estrangeiras.

Histórico – O primeiro passo para a elaboração da Flora do Brasil Online – projeto que reunirá informações sobre todas as espécies da flora brasileira conhecidas pela ciência, trazendo descrições, chaves de identificação e imagens, foi dado em 2008, quando o Jardim Botânico do Rio de Janeiro deu início ao projeto da Lista de Espécies da Flora do Brasil http://floradobrasil.jbrj.gov.br. Lançada em 2010, a Lista contou com a colaboração de 400 taxonomistas do Brasil e do exterior trabalhando em rede. Sua versão impressa é o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página