Livro sobre árvores notáveis que celebra 200 anos de história do Jardim Botânico será lançado dia 9
9/12/2008

Na terça-feira, dia 9 de dezembro, haverá o lançamento do livro "Árvores Notáveis - 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro", para convidados, em comemoração ao bicentenário do parque. A obra, que terá versões em inglês e português separadas, apresenta 84 aquarelas de árvores notáveis encontradas no Jardim, acompanhadas de perfil e de um detalhe a lápis para auxiliar a identificação da espécie, bem como verbetes que contemplam tópicos como características físicas, história, importância ecológica e econômica, entre outros.

A edição, produzida pelo selo Andrea Jakobsson Estúdio e patrocinada pelo Grupo BBM, conta com textos introdutórios de especialistas que falam sobre o universo da instituição bicentenária, sua história, seus objetivos e, sobretudo, a pesquisa científica, que se foca nas espécies do próprio acervo. Também será lançada na data uma versão integral do livro em formato guia de bolsa, igualmente separada em inglês e português, visando a comodidade daqueles que querem identificar as espécies enquanto andam pelo parque.

O livro possui cerca de 300 imagens, com texto descritivo, especialmente produzidas para a edição, assinadas por Malena Barretto e Paulo Ormindo, expoentes da ilustração botânica no Brasil, ambos bolsistas da Fundação Margaret Mee para especialização no Royal Botanic Gardens - Kew, na Inglaterra. A descrição de cada espécie inclui nome específico, família, nome popular e a localização onde podem ser observados. O guia também possui uma ferramenta de busca para encontrar a espécie desejada e a possibilidade de consultar as formas de folhas relativas à mesma, contém ainda, um glossário, um mapa do Arboreto e outro da área total do parque. A obra estará à venda, a partir do dia 10 de dezembro, nas melhores livrarias do país e também na loja da Associação de Amigos do Jardim Botânico (2259-5481).

 

 

 

 

 

volta à primeira página