Jardim Botânico promove "Roteiro das Águas"
14/3/2014

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. E como sem água não há vida, e muito menos jardins, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove na véspera, dia 21 de março, sexta-feira, uma programação especial voltada para esse tema.

O Roteiro das Águas é um passeio de carrinho elétrico que percorrerá pontos do Jardim onde a água é, de alguma maneira, uma das principais atrações. Estão no roteiro o Aqueduto da Levada, os lagos e cascatas, o Chafariz das Musas e o Rio dos Macacos, entre outros. Em cada ponto, especialistas da instituição vão contar detalhes surpreendentes da história e de como funciona o sistema hídrico do JBRJ.

Sem esquecer que 21 de março é o Dia Mundial das Florestas, os participantes conhecerão também o projeto de Restauração da Mata Ciliar do Rio dos Macacos, que mostra o papel da cobertura florestal para a conservação das nascentes e mananciais.

Águas do Rio - Para ampliar a discussão, especialistas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) debaterão com o público as principais questões relacionadas aos recursos hídricos do Rio de Janeiro - como a disputa entre Rio e São Paulo pelas águas do rio Paraíba do Sul - e a importância da participação dos cidadãos nos colegiados que deliberam sobre essas questões.

- Roteiro das Águas - saídas às 9h e às 15h do Centro de Visitantes. Serão oferecidas 18 vagas por horário. Agendamento diretamente no Centro de Visitantes ou pelo telefone 3874-1808.
- Debate sobre "Águas do Rio de Janeiro", com equipe do INEA - às 11h, na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), na Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6. Entrada gratuita.


 

 

 

 

 

voltar à primeira página