Novo Jardim Sensorial é reaberto ao público
14/5/2008

O Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, especialmente projetado para deficientes visuais, passou por reformas e foi reaberto ao público. A revitalização do espaço contou com o apoio da Idea Cíclica (Instituto para o desenvolvimento Ambiental e Tecnológico) e do Centro SocioAmbiental e com o patrocínio da Michelin, responsáveis pela manutenção e recuperação do jardim e atividades de Educação Inclusiva Ambiental.
Entre as atividades previstas, um grupo de monitores com deficiência visual comanda os demais visitantes pelos canteiros com vendas nos olhos. Quem aceitar o convite, terá a oportunidade de valorizar os outros sentidos para identificar as plantas, conhecendo-as através do cheiro, forma e textura. Após o percurso, os visitantes deverão responder a um breve questionário onde deixarão registradas suas experiências.
O Jardim Sensorial foi inaugurado em 1995 para atender, principalmente, os deficientes visuais. Os canteiros são compostos por plantas utilizadas em temperos, medicinais, aquáticas e de texturas e odores diversos. Placas com informações em braile estão espalhadas por todo o jardim.

Programação – Maio
16 e 17/05, a partir das 10h
Visita guiada com monitores cegos
31/05, às 14h
Palestra de Ethel Rosenfeld (professora especializada e consultora na área de deficiência visual)- Mitos e realidades sobre pessoas com deficiências.
Local: Centro SocioAmbiental do Jardim Botânico

 

 

 

 

 

volta à primeira página