Matérias publicadas em 2005

 


Ministra participa ato inter-religioso e inaugurações no Jardim Botânico
26/12/2005

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou no dia 21 de dezembro de um ato inter-religioso e três inaugurações no Jardim Botânico que marcaram o esforço do trabalho de parcerias que vem sendo implementado pela instituição. Marina Silva inaugurou o Jardim Bíblico composto especialmente de plantas citadas no Livro Sagrado e associadas às tradições monoteístas. No mesmo dia, reinaugurou o Jardim de Plantas Medicinais, esteve presente na inauguração da Exposição Permanente do Herbário do JB e da Exposição Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira.
Leia mais

 

Alunos dos cursos de ilustração botânica expõem desenhos no Solar da Imperatriz
28/12/2005
A exposição dos cursos de ilustração botânica 2005, que acontece no Solar da Imperatriz, reúne cerca de 40 trabalhos em nanquim, grafite e aquarela. Os autores são os alunos das turmas I e II dos cursos de extensão em ilustração botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical do JBRJ, que têm o apoio da Fundação Botânica Margaret Mee. Com quatro anos de existência, o programa de ilustração da ENBT ensina técnicas de desenhos em grafite e nanquim e de pintura em aquarela para o registro de vegetais, como complemento do discurso científico. O programa incentiva a formação de profissionais em ilustração com o objetivo de realizar o registro iconográfico e a divulgação das espécies brasileiras.
Leia mais

Herbário receberá verba do MCT para gerenciamento da coleção
21/12/2005
O Ministério da Ciência e Tecnologia vai destinar R$59.500,00 para o custeio do projeto apresentado pelo Conselho Curador do Herbário JB aprovado pelo CNPq. A verba será aplicada no trabalho de identificação, coleta em áreas prioritárias, coleta de grupos pouco representativos no herbário, entre outros. O projeto do JB foi encaminhado ao CNPq pela pesquisadora Maria de Fátima Freitas para execução no Programa Coleções Fiéis Depositárias do Brasil do MCT. O Herbário do JBRJ possui o maior acervo de biodiversidade-flora do país e foi o primeiro a ter o status de fiel depositário.

Herbário da Universidade Federal Fluminense (HUFF) é incorporado ao Herbário RB
21/12/2005
O Herbário do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro incorporou todo os cerca de 4500 espécimes do herbário da Universidade Federal Fluminense (ex. Herb. UFF – não indexado). Este rico acervo é composto, principalmente, pelos testemunhos do Parque Nacional de Jurubatiba (Carapebus/RJ), Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (Nova Friburgo/RJ) e de plantas medicinais oriundas de várias partes do mundo. Os espécimes estão sendo expurgados, remontados e parte já se encontra disponível para consulta dos visitantes, alunos e pesquisadores.

Um projeto para salvar as orquídeas em extinção
26/12/2005
O Projeto Cores - Conservação das Orquídeas em Risco de Extinção foi lançado pelo Jardim Botânico no dia 21/12 passado, durante a inauguração da Exposição do Herbário. Oficialmente, existem nove espécies que correm o risco de desaparecer da flora brasileira. O principal objetivo do projeto é estudar as populações dessas orquídeas e elaborar um plano de ação específico para salvar cada uma delas.
Leia mais

Artista contemporânea expõe no Centro de Visitantes
21/12/2005
A exposição “Elementos da Natureza”, da artista plástica contemporânea, Mitie Ywamoto, ficará em cartaz no Centro de Visitantes do JB, até o dia 14 de janeiro. Inaugurada em dezembro de 2005, a mostra é composta por 18 telas que retratam detalhes da natureza presente no Jardim Botânico. No trabalho da artista fica evidente a fusão entre suas raízes japonesas e as cores e elementos tipicamente brasileiros. Em sua 3ª exposição no JBRJ, Mitie reúne em suas pinturas técnica, sensibilidade, equilíbrio e harmonia, criando obras que revelam aspectos misteriosos da natureza e do espírito humano.
Leia mais

Jardim Botânico inaugura no Natal o Jardim Bíblico
16/12/2005
Às vésperas do Natal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai inaugurar um Jardim Bíblico composto especialmente de plantas que são citadas no Livro Sagrado. Para compor os canteiros, foram selecionados alguns espécimes importantes que se destacam na Bíblia. Diante de cada planta, haverá placas informando ao público o nome científico e o vulgar, a família e o trecho bíblico em que aparece.
Na Bíblia, há relatos de plantas relacionadas à alimentação, ornamentação, medicina ou mesmo de caráter simbólico. O objetivo do novo jardim é mostrar aos visitantes exemplos de plantas que são associadas às tradições judaico-cristãs. Foram plantadas mudas dos espécimes mais representativas como: Tamareira; Oliveira; Romãzeira; Cipreste-italiano; Figueira-do-reino; Papiro; Mirra; Louro; Espirradeira; Videira, Caneleira e Amoreira-preta.
Leia mais

Herbário do Jardim Botânico expõe sua coleção científica
16/12/2005

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura no dia 21 de dezembro, às 11h, uma exposição permanente de sua coleção científica. A mostra do Herbário do Jardim Botânico apresenta seu acervo de valor científico e cultural, um pouco da sua história, seus personagens, seu trabalho e o Banco de DNA, a mais recente coleção científica da instituição.
Leia mais


Novos canteiros de plantas medicinais do JB serão entregues ao público
16/12/2005

A exposição O Homem e as Plantas Medicinais – Uma História em Construção marcará a reinauguração do Jardim de Plantas Medicinais do Jardim Botânico. O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco do aproveitamento das plantas com finalidades terapêuticas, aromáticas, condimentares, cosméticas, as utilizadas em rituais e espécies da herança cultural, nos novos canteiros de plantas medicinais que serão entregues ao público no dia 21 de dezembro, às 9h, no Jardim Botânico. São dezenas de espécies, de diferentes origens e famílias variadas, reunidas em 25 canteiros totalmente reformados numa parceria entre o JB, a Natura e a Associação Amigos do Jardim Botânico.
Leia mais

Novo curso de Morfologia Vegetal na ENBT
16/12/2005
Inicia nessa segunda-feira, dia 19 de dezembro,às 9h o Curso de Morfologia Vegetal e Floral de Angiosperma, ministrado pela Dra. Elsie Franklin Guimarães e oferecido pela Sociedade Botânica do Brasil e a ENBT. O curso irá até 21 de dezembro, de 9h às 17h na Escola Nacional de Botânica Tropical, na rua Pacheco Leão, 2040, no Horto.
Leia mais

Notícias do Jardim nº6
16/12/2005
Leia aqui a nova edição do jornal Notícias do Jardim, publicado em formato PDF.

Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira
12/12/2005
A partir do dia 13 de dezembro, o Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira (Portal Rede Povos da Floresta) poderá ser visto no Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O projeto abrange exposição virtual, seminário, exposição e o lançamento do Portal Rede Povos da Floresta.
Leia mais

ENBT divulga resultados da seleção para os cursos de mestrado e doutorado em 2006
12/12/2005
A ENBT do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulgou os resultados finais para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Botânica. Quatorze alunos foram selecionados para o curso de mestrado e sete para o curso de doutorado. Veja a relação dos selecionados em cada curso.
Leia mais.

Data de inscrição para Curso de Especialização prorrogada
18/11/2005
Termina no dia 16 de janeiro as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA BIODIVERSIDADE.
Leia mais.

Vídeo sobre o Jardim Botânico é exibido no Centro de Visitantes
12/12/2005
Um vídeo que conta a história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde a sua fundação até os dias de hoje, está sendo exibido ao público no Centro de Visitantes, aos sábados e domingos. O vídeo resume também o trabalho de pesquisa desenvolvido pela instituição, fala da flora e da fauna existentes no parque, informa sobre os cursos oferecidos pela Escola Nacional de Botânica Tropical, enfim, mostra ao telespectador tudo o que acontece no JB. Com duração de 5 minutos, o filme com as imagens do Jardim é apresentado por uma charmosa palmeirinha de animação.

Chafariz Central volta ao JB recuperado e com DNA identificado
12/12/2005
Após cerca de seis meses longe dos olhos dos visitantes do Jardim Botânico, o Chafariz Central, conhecido como Chafariz das Musas e um dos seus símbolos mais importantes, estará de volta ao Parque totalmente recuperado e com o seu DNA identificado. O trabalho de restauração, orçado em R$ 200 mil sob o patrocínio da Brasil Telecom, permitiu revelar finalmente a origem da peça e seu autor: ela foi idealizada por Herbert W. Hogg, da cidade de Derby, na Inglaterra, no final do século XIX. A reinauguração do chafariz será no dia 15 de dezembro, às 10h.
Leia mais

Única peça teatral de Clarice Lispector é apresentada no Jardim Botânico
5/12/2005
A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos, única peça teatral de Clarice Lispector, será encenada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em comemoração ao nascimento da escritora, que faria 85 anos no próximo dia 10 de dezembro. O texto, escrito em 1948 durante a gravidez do primeiro filho da autora, está centrado sobre a questão de qual deve ser a punição para uma mulher que transgrediu as regras estabelecidas de poder e conduta sexual. A peça oferece muitos exemplos dos temas que caracterizam a obra de Clarice Lispector e demonstra uma aguda consciência política que lida com a injustiça que marca a condição da mulher na sociedade.
Leia mais

II Conferência Nacional do Meio Ambiente começa no dia 10 de dezembro em Brasília
7/12/2005
Com o tema “Política Ambiental Integrada e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais” será realizada de 10 a 13 de dezembro, no Marina Hall, em Brasília, a II Conferência Nacional do Meio Ambiente. A expectativa é de que o encontro reúna cerca de 2.000 mil participantes, sendo aproximadamente 1.500 delegados e 500 convidados. A I Conferência realizada em novembro de 2003 marcou uma nova etapa na construção da política de meio ambiente no Brasil.
Leia mais

Coordenação do PPG da ENBT divulga lista de selecionados para o mestrado
30/11/2005
Foram 19 alunos foram selecionados na primeira etapa (prova escrita) do processo de seleção do Mestrado.
Leia mais

Inscrições abertas para pós-graduação lato sensu de Especialização em Gestão da Biodiversidade na ENBT
18/11/2005
Até o dia 2 de dezembro estarão abertas as inscrições para seleção do Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade (Pós-graduação lato sensu), na ENBT em parceria com a UFRJ. O curso começa no dia 7 de fevereiro de 2006 e terá a duração de 400 horas distribuídas em 2 semestres letivos, com aulas às terças e às quintas-feiras, das 17h45 às 22 h.
Leia mais

Jardim Botânico entrega ao público Ruína de 1808 e Parque Infantil restaurados
21/10;2005
Parte do muro da antiga Real Fábrica de Pólvora, construída em 1808 por Dom João VI, foi restaurada e foi entregue ao público no dia 5 de novembro, às 10 horas, juntamente com o Parque Infantil totalmente remodelado. A murada foi erguida dentro do jardim Botânico do Rio de Janeiro e está localizada atrás do portal da antiga fábrica onde estão instalados o playground e o canteiro de plantas medicinais. O projeto de arquitetura executado pela Coordenadoria de Restauração Obras e Manutenção do JB (CROMA) e aprovada pelo Iphan foi realizado graças a uma parceria entre o JB e a Escola Nova e custou cerca de R$ 100 mil.
Leia mais

Obras inéditas de Burle Marx expostas no Jardim Botânico
25/10/2005
Cinco acrílicos sobre tela e nove serigrafias do arquiteto, artista plástico, pintor, designer e paisagista Roberto Burle Marx estão expostas até 30 de novembro, das 9h às 17h, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, a maioria ainda desconhecida do público. As obras fazem parte do acervo da Sociedade de Botânica do Brasil, um dos sete herdeiros do espólio do artista. A mostra, organizada pela Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com a Sociedade Botânica do Brasil, tem como referência a natureza. A inauguração foi no dia 28 de outubro, às 17h.
Leia mais

II Feira de Artes e Iniciativa Solidária reúne o artesanato popular produzido no Rio
14/11/2005
O artesanato popular produzido dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável se une à natureza do Jardim Botânico na segunda edição da Feira de Artes e Iniciativa Solidária que acontece de 18 a 20 de novembro, das 9h às 17h, no Jardim Botânico. O evento que reúne cerca de 50 expositores do Estado do Rio, é resultado da parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento Local (IDeL) e a produtora cultural Fábrica de Orvalho.
Leia mais

'Fazendo Ana Paz', obra de Lygia Bojunga será encenada no Jardim Botânico
18/11/2005
Uma escritora, diante de uma folha em branco, tece o destino de três personagens: uma criança que acaba de perder o pai, uma jovem apaixonada pelo homem errado e uma velha senhora que, muitos anos depois, está de volta à sua casa de infância. Quem são essas mulheres? Três personagens distintas, ou instantâneos de uma mesma mulher, ao longo do tempo? Os bastidores do processo de criação de uma escritora são desnudados em “Fazendo Ana Paz”, obra de Lygia Bojunga que será apresentada pelo Galpão do Solar no dia 12 de novembro, às 17h, no Salão do Herbário do Jardim Botânico.
Leia mais

Jardim japonês do JB completa 10 anos de remodelação e sela amizade entre os dois povos
3/11/2005
Símbolo de amizade entre o Brasil e Japão, o Jardim Japonês que integra o Jardim Botânico completa dez anos de remodelação no próximo dia 10 de novembro, com uma Cerimônia do Chá, às 18h, para convidados, autoridades e colaboradores. A festa lembra um dos maiores eventos comemorativos do centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão, no Estado do Rio de Janeiro, em 1995, quando o Jardim Japonês foi remodelado e inaugurado pela Princesa Sayako, filha do Imperador Akihito do Japão.
Leia mais

Jardim Botânico recebe a mostra multimídia LIXOÚTIL
31/10/2005
O lixo será protagonista de uma grande instalação temática que trata seus problemas e apresenta soluções aos grandes centros urbanos. A mostra, batizada de Lixoútil, será realizada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 02 a 16 de novembro, das 9h às 18h. A exposição pretende estimular o público a refletir sobre a geração do lixo, as diversas formas de amenizar seu impacto ambiental e explicar como boa parte dele pode ser útil à sociedade. A pré-estréia será no dia 1º de novembro, às 16h.
Leia mais

Grupo Giramundo apresenta espetáculo ecológico no Jardim Botânico
31/10/2005

O Giramundo Teatro de Bonecos apresenta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro quatro episódios do espetáculo “Miniteatro Ecológico”, nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Os textos têm linguagem simples e bem humorada e tratam do comportamento destrutivo ou preservador do homem diante da natureza. Todas as histórias incluem personagens do folclore brasileiro como o Saci, o Curupira, a Mula Sem Cabeça, dentre outros. As dimensões reduzidas dos bonecos e da estrutura do palco foi a solução encontrada pelo grupo teatral mineiro para facilitar a apresentação ao ar livre, em parques e reservas ecológicas.
Leia mais

 

Flautistas da Pro Arte interpretam Pixinguinha no Jardim Botânico
25/10;2005
Os Pequenos Flautistas da Pro Arte apresentam o show “Pixinguinha” no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro, às 17h. Os 29 músicos mirins, que têm entre 9 e 17 anos, fazem um espetáculo alegre, com música instrumental, canto e dança. O repertório é variado e inclui obras clássicas, infantis e sambas de roda.
Leia mais

Matéria sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro no jornal Valor econômico

Seminário do Programa de Iniciação Científica inicia em 26 de outubro
Nos dias 26 e 27 de outubro próximos ocorrerá o XIII seminário PIBIC de nossa Instituiçãoo. No seminário, serão apresentados os trabalhos que foram construídos pelos alunos e orientadores. O Seminário acontecerá no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, na rua Pacheco Leão, 2040 e a entrada é franca.
Clique aqui e consulte a programação, livro de resumos, comitês externos e interno e outras informações na página do PIBIC na Internet.

Notícias do Jardim nº4
Leia aqui a nova edição do jornal Notícias do Jardim, publicado em formato PDF.

Jardim Botânico informatiza sua biblioteca
Até o final do ano, a Biblioteca Barbosa Rodrigues do Jardim Botânico estará completamente informatizada. Com isso, o público interessado em botânica terá acesso ao acervo da biblioteca, que é composto de cerca de 108.700 volumes de obras especializadas, livros de referência, periódicos nacionais e estrangeiros, com destaque para os livros raros, em torno de 3 mil.
O trabalho começou em setembro e está sendo patrocinado pela VITAE. Além da contratação de bibliotecários cadastrados na Fundação Getúlio Vargas para analisar cerca de 9 mil registros, a parceria possibilitou ainda a compra de material de consumo e a aquisição de 5 computadores que serão usados pelo público na consulta dos catálogos arquivados na biblioteca.
O patrocínio permitirá também complementar a coleção de periódicos do seu acervo com a obtenção de importantes títulos de botânica, visando atender à comunidade científica do JB e outras instituições do Estado.
Leia mais

“Cochicho da Mata” recria floresta dentro da floresta
Você já imaginou enfrentar tempestades e até curtir um rap cantado por macacos dentro do Jardim Botânico? Estas são algumas das surpresas da instalação temática “Cochicho da Mata” que estréia no próximo dia 12 de outubro no Espaço Cultural Tom Jobim. A expedição é gratuita e as sessões, ininterruptas, acontecem das 09 às 18 horas. O evento, que está em seu quarto ano, percorre as principais cidades do Brasil e permanecerá no Jardim Botânico até o dia 25 de outubro. A mostra conta com patrocínio da Caterpillar Brasil e da Companhia Vale do Rio Doce. O projeto foi idealizado e produzido pela Do It! Comunicação.
Leia mais

Curso de Biologia Floral oferece desconto para professores e alunos
Continuam abertas as vagas para o Curso de Extensão Biologia Floral como Instrumento de Percepção com vista à Conservação. O curso será ministrado na Escola Nacional de Botânica Tropical pela professora Alexandra Gobatto Rodrigues, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dirigido a alunos de graduação dos cursos de biologia, professores dos ensinos fundamental e médio e para profissionais de áreas afins, o curso acontecerá de 18 de outubro a 22 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. A carga horária será de 20 horas/aula e o número de vagas terá um mínimo de 8 e máximo de 40 alunos.
Leia mais

Exposição de ikebanas comemora a primavera no JB
Dentro das comemorações do início da Primavera o Laboratório Social do Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura no dia 23 de setembro a exposição “Ikebana- O Caminho da Flor”. A mostra será constituída por 9 arranjos de estilo Ikebana Sanguetsu confeccionados com flores, bambus, cerâmica, vidros, tecidos, tendo como temática a vivificação das flores e dos sentimentos humanos.
Leia mais

Jardim Botânico participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a exposição “As Plantas na Cultura Brasileira” e a palestra “O Homem e o Mar”. As atividades integrarão o evento comunitário “ConsCiência e Tecnologia em Guaratiba”, do qual participam várias instituições de pesquisa e ensino, governamentais e não governamentais, além de empresas públicas e privadas. A exposição acontecerá de 4 a 9 de outubro, na sede da Banda Maestro Deozílio, na Rua Belchior da Fonseca, 827, em Pedra de Guaratiba.
Leia mais

Obra de Helio Oiticica é tema de palestra na ENBT
A Escola Nacional de Botânica Tropical e o Laboratório de Paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro promovem no dia 6 de outubro, às 18h, palestra sobre a obra de Helio Oiticica que será ministrada pelo coordenador do Projeto Helio Oiticica, Cesar Oiticica Filho. A palestra faz parte do programa do curso Arte e Natureza: transposições contemporâneas que está sendo realizado na escola, até o dia 20 de outubro, pelas paisagistas Ana Rosa de Oliveira e Eleanor Mitch. Essa é a primeira atividade desenvolvida num esforço conjunto da Pós-graduação e da Extensão da ENBT. A palestra é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Jardim Botânico distribuirá mudas de plantas na chegada da primavera
Em comemoração ao primeiro dia da Primavera, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai presentear os visitantes no dia 21 de setembro (4ª feira), com uma muda de planta. Quem for ao JB neste dia, Dia da Árvore, poderá escolher entre mudas de arbustos ornamentais, frutíferos, palmeiras e árvores que são produzidas no Horto Florestal. Basta apresentar o bilhete de entrada e a carteira da Associação de Amigos do Jardim Botânico. A distribuição será feita no Cactário que fica atrás do Centro de Visitantes.
Leia mais

Audiência sela comemorações dos 10 anos do Jardim Japonês no JB
O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, recebeu ontem em audiência e vice-cônsul do Consulado Geral do Japão Hiroaki Aizawa e comitiva. Na ocasião, a direção do JB e os representantes do Consulado do Japão acertaram detalhes das comemorações dos 10 anos do Jardim Japonês inaugurado no JB no dia 10 de novembro de 1995, graças a uma parceria entre o JB e o Consulado. O evento será realizado em novembro deste ano, com uma Cerimônia de Chá e uma exposição de bonsais.

Protocolo de Kioto é tema de seminário no JBRJ
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Universidade Cândido Mendes (UCAM) convidam para o seminário O Protocolo de Kioto e o Aquecimento Global que será realizado no dia 21 de setembro (4ª feira), das 9h às 13h, no Solar da Imperatriz. A entrada é franca.
Leia mais

Curso de biologia floral na ENBT
A professora Alexandra Aparecida Gobatto Rodrigues, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ministrará na Escola Nacional de Botânica Tropical o Curso de Extensão Biologia Floral como Instrumento de Percepção com vista à Conservação. O curso, dirigido a alunos de graduação dos cursos de biologia, professores dos ensinos fundamental e médio e para profissionais de áreas afins, acontecerá de 18 de outubro a 22 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. A carga horária será de 20 horas/aula e o número de vagas terá um mínimo de 8 e máximo de 40 alunos.
Leia mais

Abertas inscrições para o 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal
Começam no dia 3 de outubro as inscrições para o 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O concurso concederá prêmios especiais para os três primeiros colocados. O primeiro lugar terá direito a passagem e diárias para visita técnica à Espanha; o segundo colocado receberá passagem e diárias para visita técnica à França e o terceiro, uma matrícula em curso de Especialização na Gestão Pública Federal. Mais informações no telefone (61) 445-7101 ou no endereço http://inovacao.enap.gov.br.

Inscrição e seleção para mestrado e doutorado na ENBT
O Programa de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para o ano de 2006, publicou hoje o edital de inscrição e seleção para os cursos de mestrado e doutorado.
Leia mais

Bromeliário ganhará novo espaço

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferecerá em breve ao público um novo espaço para visitação. O Bromeliário, que abriga hoje cerca de 10.000 plantas distribuídas em duas grandes estufas e canteiros, vai passar por uma ampla reforma de recuperação de seu espaço físico e das condições de manutenção das coleções de bromélias. O convênio entre o Jardim Botânico e a empresa Amil, que será assinado no dia 5 de setembro, às 10 horas, permitirá à instituição fazer o resgate histórico do acervo e ampliar o espaço para o cultivo de novos espécimes.
Leia mais


Interior do Bromeliário

 

Associação de Amigos do Jardim Botânico inaugura a 7ª Exposição de Fotografias sobre o Jardim
As cem fotos selecionadas no 7ª Concurso Anual de Fotografias sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, promovido pela Associação de Amigos do Jardim Botânico, estarão à mostra na 7ª Exposição de Fotografias que será aberta com um coquetel no próximo dia 5 de setembro, às 17h, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico. As fotografias ficarão expostas de 5 a 18 de setembro.
Leia mais

Exposição de orquídeas no Jardim Botânico anuncia chegada da primavera

A exemplo do que ocorre na chegada da primavera, será aberta ao público no próximo dia 7 (quarta-feira), às 10h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a exposição de orquídeas organizada pela OrquidaRio. A exposição, que atrai um grande número de visitantes nesta época do ano, ficará aberta ao público até o dia 11, das 8h às 18h.
Leia mais

 

Jardim Botânico e Petrobras assinam convênio para manter produção do Horto Florestal
O presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, e o gerente geral da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) da Petrobrás, Edson Kleiber de Castilho, assinam no próximo dia 26 (sexta-feira), às 15h, o Termo Aditivo do convênio entre o JBRJ e a REDUC que prevê a manutenção do Horto Florestal, um importante celeiro para a produção de mudas e apoio à pesquisa. A cerimônia será no saguão do Herbário do Jardim Botânico.
Leia mais

Espetáculo lendas e parlendas retrata mundo encantado da fantasia


Edward Boggiss : Lendas e Parlendas

O Dia do Folclore será comemorado no Jardim Botânico com o espetáculo Lenda e Parlendas que retrata o mágico universo da nossa rica e vasta cultura popular. A peça, que permite reviver as boas lembranças da infância e do folclore brasileiro, conta de forma divertida temas referentes a assombrações imaginárias, as lendas e contos do Saci Pererê, Curupira e Juca Tião. O espetáculo acontecerá nos próximos dias 27 (sábado) e 28 (domingo), às 11h, no gramado do Centro de Visitantes do Jardim.
Leia mais

Livro sobre a Mata Atlântica na Região Nordeste é lançado no Jardim
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro convida para o lançamento da nova edição do livro “Os Limites Originais do Bioma Mata Atlântica na Região Nordeste do Brasil”, de Adelmar Faria Coimbra-Filho e Ibsen de Gusmão Câmara, no próximo dia 29, às 17h, na Dipeq. O trabalho, segundo os autores, “é uma contribuição aos estudos das causas que, principalmente nos tempos históricos, levaram a Região Nordeste à situação presente de profunda e extensa degradação ambiental”.
Leia mais

Segundo número do Notícias do Jardim
Leia o segundo número do boletim informativo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro "Notícias do Jardim" que destaca as principais atividades ocorridas no último mês.

Laboratório Social do JB prepara jovens jardineiros para o mercado de trabalho
Idealizado a partir do Projeto Educação e Trabalho, o Laboratório Social criado em 2003 pelo presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Veira, completa dois anos de atividade e contempla uma demanda social cada vez maior: até o final deste ano, mais 185 jovens jardineiros estarão preparados para o mercado de trabalho, totalizando cerca de 1.500 adolescentes formados no curso de capacitação e jardinagem ao longo dos últimos anos.
Leia mais

Ruína de 1808 será recuperada
Dentro de 90 dias será entregue à população parte do muro da antiga Real Fábrica de Pólvora, construída por Dom VI, no Jardim Botânico, totalmente recuperada. Aprovada pelo Iphan, a obra está sendo realizada graças a uma parceria entre o JB e a Escola Nova que decidiu financiar os trabalhos de restauração no valor de R$ 92 mil. A recuperação de outros pontos da murada, também necessitando de reparos, ainda depende de novos parceiros.
Leia mais

''Jardim Botânico, patrimônio público'' é tema do artigo do presidente do JBRJ
O artigo foi publicado no Jornal do Brasil, em 2/08/05.
Leia a íntegra.

ENBT oferece nova disciplina “Arte e Natureza: Transposições Contemporâneas”

O Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) abriu inscrições para a disciplina “Arte e Natureza: Transposições Contemporâneas”, que acontecerá de 27 de setembro a 20 de outubro de 2005. O objetivo do curso, que terá aulas teóricas e práticas, será apresentar as tendências da arte e do paisagismo contemporâneo em sua relação com a natureza, além de desenvolver oficinas voltadas para o exercício da percepção e da intervenção plástica na paisagem.
Leia mais


Exposição de pinturas sobre base fotográfica no Jardim Botânico revela a natureza

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura, no próximo dia 2 de agosto, às 16h, a exposição “Noturno, a natureza revisitada”, uma série de pinturas sobre base fotográfica assinada por Elias Fajardo. O artista, que usa a técnica de pintura em tinta acrílica e látex sobre transferência de fotos em tecido, retrata a natureza em 15 quadros expostos no Centro de Visitantes. A exposição vai até 4 de setembro.
Leia mais

AAJB abre inscrições para o 7º concurso anual de fotografias
A Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com o co-patrocínio da ALL PHOTO e da T. TANAKA, realizará o seu 7º Concurso Anual de Fotografias coloridas e em branco e preto no dia 5 de setembro, com exposição até dia 14 de setembro, nas dependências do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rua Jardim Botânico, 1008).
Leia mais

Questão fundiária é tema de artigo do presidente do JBRJ no jornal O Globo
O artigo do presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, publicado na edição do dia 19/7, no jornal O Globo, trata da questão fundiária no Jardim Botânico.
Leia mais

''Notícias do Jardim" começa a circular este mês
O primeiro número do novo boletim informativo do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro “Notícias do Jardim” começa a circular em julho deste ano. A publicação, que será mensal, focalizará as principais notícias veiculadas durante o mês e fatos que ocorrerão no mês seguinte. Esse novo produto, integrado ao site reformulado do JBRJ, tem por objetivo ampliar e dar mais visibilidade às atividades desenvolvidas pela instituição. O boletim será distribuído por meios impresso e eletrônico no início de cada mês com a colaboração de todos os setores, no sentido de divulgar o ensino e as pesquisas técnico-científicas sobre os recursos florísticos do Brasil, assim como destacar também sua importância histórica, cultural e paisagística.
Leia aqui (arquivo em PDF).

Jardim Botânico e Ucam oferecem novo curso de especialização em Educação Ambiental
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Universidade Candido Mendes (Ucam) anunciam que estão abertas as inscrições para o novo curso de especialização em Educação Ambiental, que começa no dia 13 de agosto. Criado através de uma parceria entre as duas instituições, o curso de pós-graduação Lato Sensu terá 360 horas/aula, com aulas quinzenais, sempre aos sábados, na sede da Escola Nacional de Botânica Tropical (Rua Pacheco Leão, 2040, Horto). A coordenação acadêmica do curso é do professor Carlos Felippe, da Universidade Candido Mendes. Professores da rede pública têm 10% de desconto na matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2531-2082 e 1773 ou através do e-mail: cfelippe@candidomendes.edu.br. É possível também fazer a pré-matrícula pela internet.

Mais vagas de estacionamento para visitantes em julho
O Jardim Botânico assinou um convênio com a Embrapa que prevê o uso de 40 vagas de estacionamento da empresa vizinha por visitantes do parque nos fins de semana do mês de julho. Na primeira fase do acordo, o estacionamento da Embrapa, com entrada pela Rua Jardim Botânico, n° 1028, seguirá o mesmo regulamento adotado no JBRJ: tarifa de R$ 4 e horário de funcionamento de 8h às 17h.

Peça itinerante “O Amor no Jardim” encerra programação de férias do Jardim Botânico
O romantismo será tema da peça itinerante “O Amor no Jardim”, que encerrará a programação de férias Jardim Botânico do Rio de Janeiro no dia 24 de julho, às 11h. Encenada pelo grupo de artistas do Galpão do Solar, a apresentação usará o parque como cenário da montagem, que aborda o tema amor em suas variadas formas e sentidos dados por escritores da língua portuguesa, entre outros.
Leia Mais

 

Novos telefones do Jardim Botânico
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro implantou em junho deste ano um novo sistema de telefonia. Através do sistema DDR (Discagem Direta por Ramal) ele propiciará um melhor atendimento ao público. O número chave é o seguinte: 3874-1808.

Exposição itinerante “As plantas na cultura brasileira” visita Niterói
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promove a exposição itinerante “Plantar, Colher, Transformar e Celebrar: as Plantas na Cultura Brasileira”, que poderá ser visitada de 15 a 24 de julho no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói, das 9 às 17h.
Leia mais

Curso de ilustração botânica em aquarela começará em agosto
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) vai oferecer, em agosto, o curso de extensão em Ilustração Botânica II na técnica de aquarela, em parceria com a Fundação Botânica Margaret Mee. O programa, que comemora quatro anos de existência, já qualificou cerca de 250 pessoas que hoje participam de estágios e atuam como profissionais nas áreas científica e artística em instituições de ensino e pesquisa.
Leia mais

Exposição de instrumentos musicais com sucata anima programação de férias
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro preparou uma programação especial para as férias de julho: o primeiro evento será a mostra interativa “O Som do Lixo”, do grupo Ciclo Natural, que volta a ocupar o Centro de Visitantes do parque nos próximos dias 16 e 17, das 8h às 17h. Os visitantes poderão conhecer - e experimentar – os 50 instrumentos musicais alternativos produzidos com sucata que estarão expostos no local.
Leia mais

Flora da Reserva Ducke é tema da nova edição da Revista Rodriguésia
Já está disponível o volume nº 56 (86), de 2005, da Revista Rodriguésia. Neste volume são publicadas 35 monografias sobre a Flora da Reserva Ducke, uma importante área de floresta de terra firme na Amazônia Central. Leia aqui e baixe os arquivos em PDF, gratuitamente.

Projeto de informatização da Biblioteca Barbosa Rodrigues recebe recursos da Fundação Vitae
A Biblioteca Barbosa Rodrigues foi contemplada com recursos da Fundação Vitae para o Projeto “Informatização da Biblioteca Barbosa Rodrigues do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. O projeto tem como objetivo disponibilizar a base de dados da Biblioteca na Internet e oferecer catálogos on-line para consulta no local.
Leia mais

Jardim Botânico vende ingressos pela internet
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que nos últimos dois anos aumentou sua arrecadação em 63,5%, passou a vender também ingressos via Internet. Para isso, os turistas devem acessar o site Ingresso.com e comprar seu bilhete por R$ 4,00.
Leia mais

Rosas são tema de curso teórico e prático no JBRJ
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriu inscrições para o curso “Rosas: noções gerais e cultivo”, que acontecerá no dia 5 de julho, das 10h às 15h. As aulas teóricas serão dadas na Escola de Botânica e as práticas, no Roseiral do Jardim Botânico. Coordenado pelo rodólogo Arno Boettcher, responsável pela empresa Roselândia, de Cotia (SP), o curso tem três horas de duração e é voltado para pessoas interessadas em aprender os primeiros passos do cultivo de rosas. Além de noções de como preparar a terra, adubar, plantar e podar, serão dadas também dicas sobre enxertia e controle de pragas e doenças em rosas. Serão oferecidas 40 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 35. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3875-6209 ou pelo e-mail: isabel@jbrj.gov.br

Inauguração do Aqueduto da Levada marca aniversário de 197 anos do Jardim Botânico
O Aqueduto da Levada, um importante monumento construído em 1853 sobre três grandes arcos, foi entregue à população totalmente recuperado no dia 13 de junho, dentro da programação de eventos comemorativos dos 197 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com o tema “Cultura e Meio Ambiente”, a festa celebrou a expansão da área de visitantes e a abertura de espaços para novas coleções botânicas.
Leia mais

Peça itinerante “Amor no Jardim” comemora o Dia dos Namorados no Jardim Botânico
O Galpão do Solar apresenta no domingo, dia 12 de junho, às 11h, a peça “Amor no Jardim”, um roteiro que levará ao público o tema amor em suas variadas formas e sentidos dados por escritores da língua portuguesa, entre outros. O amor absoluto de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, servirá de inspiração para a montagem da peça, que inaugura uma série eventos que o Galpão do Solar apresentará mensalmente no parque.
Leia mais

Lançamento de livro infantil sobre o Jardim Botânico será no dia 10
A Fundação Educar, em parceria com a Texaco e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, lança no próximo dia 10 (sexta-feira), às 10h, no Recanto das Mangueiras, no Jardim Botânico, o livro “Muito Mais que um Jardim”, de Sandra Aymone. O livro, que conta a história do Brasil através do Jardim Botânico, será distribuído para as escolas com uma tiragem de 30 mil exemplares.
Leia mais

Centro de Visitantes inaugura atendimento ao público nos fins de semana
O Centro de Visitantes do Jardim Botânico passou a oferecer desde o dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) atendimento ao público também nos fins de semana. Visitantes que tiverem dúvidas sobre o parque poderão utilizar este serviço, que será realizado por uma estagiária, aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Fotógrafo expõe “A Arte da Mutação” em novo espaço cultural no Jardim Botânico
O Galpão do Solar inaugura a mostra “A Arte da Mutação”, do fotógrafo Ricardo Mendes. A exposição será aberta na próxima quinta-feira, dia 2 de junho, às 19h. Estarão expostas 20 imagens de um grupo de atores profissionais em preparação, antes de entrar em cena. Segundo o fotógrafo, esse é “um momento de transformação inédito para o público”. Para reproduzir o clima de concentração vivido pelos atores, a exposição será montada na sala de preparação onde as imagens foram captadas, com figurinos, música, mobiliário e maquiagem à mostra.
Leia mais

Jardim Botânico comemora Dia do Meio Ambiente com show de lançamento do CD “Elementar”
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro convida o público infanto-juvenil para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, com o show de lançamento do CD “Elementar – Terra, Fogo, Água e Ar”, do Núcleo Experimental de Arte-Educação. O musical, que será realizado no gramado em frente ao Centro de Visitantes do Jardim Botânico, integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente programadas pelo parque.
Leia mais

Liszt Vieira representa MMA na abertura de exposição na França
O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, representará a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura oficial da Exposição “Diálogos com a Natureza – Florestas Urbanas”, promovida pela Prefeitura de Paris, na França, no próximo dia 6. A mostra se propõe a levar um pouco da Mata Atlântica ao Parque de Bagatelle, no Bois de Boulogne, Paris, através de pinturas, fotografias, imagens de satélite, projeções e objetos.
Leia mais

 

 

 

 

 

 

 

volta à página inicial