Matérias publicadas em 2007

ENBT divulga resultados dos cursos de mestrado e doutorado
18/12/2007
Conheça aqui a classificação final do processo de seleção dos alunos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical. Leia mais

Jardim Botânico reforma piso de mais uma aléia
8/12/2007
Em função das obras de recomposição do piso do Arboreto, será interditado o trecho da Aléia Alberto Loefgren, entre o lago Frei Leandro e a Casa dos Pilões, de 10 a 14 de dezembro.

Oficina de malabares no Jardim Botânico
6/12/2007
O festival internacional “Malabares Rio”, que de 7 a 10 de dezembro reunirá malabaristas do Brasil e do mundo, fará uma oficina no Jardim Botânico no próximo domingo, dia 09/12. O artista brasileiro Miguel Noronha realizará uma oficina de diabolo para iniciantes e nível avançado, adultos e crianças, às 10h, no gramado em frente ao Centro de Visitantes. A aula será gratuita.

Jardim Botânico realiza exposição de bromélias
29/11/2007
bromeliaO Jardim Botânico promoverá sua primeira Exposição de Bromélias, a I BroméliaRIO, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. A programação será variada e incluirá a premiação de bromélias escolhidas por um júri especializado que ficarão expostas no Bromeliário. Ao redor do lago da Restinga, dez quiosques serão montados para a venda de bromélias ao público. Durante a mostra, haverá ainda palestras sobre reprodução e cultivo, bromélias e dengue e bromélias da Mata Atlântica.
Leia mais

 

 

 

Jardim Botânico abre colônia de férias
29/11/2007
O Projeto Dedo Verde do Atelier da Floresta realiza no período de 2 de janeiro a 1º de fevereiro de 2008 sua tradicional Colônia de Férias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A proposta é desenvolver experiências com crianças a partir da natureza. A colônia ocupará o espaço do Centro Socioambiental, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30.
Durante o período da Colônia de Férias serão realizados passeios pelo Jardim Botânico com o objetivo de estimular os diversos sentidos: olhar cores, luzes, sombras e reflexos, sentir a textura e perfume das plantas no Jardim Sensorial e escutar o canto dos pássaros. Após as caminhadas, todos poderão expressar suas experiências através da pintura, modelagem, dobraduras, teatro e demais atividades. Haverá ainda brincadeiras ao ar livre como pique-mosquito da dengue, amarelinha e piquenique ao ar livre, no Parque Infantil.
As inscrições abertas para crianças a partir de cinco anos, poderão ser feitas na Associação de Amigos do Jardim Botânico, rua Jardim Botânico, 920, ao custo de R$ 130,00 por criança/semana. Serão concedidos descontos de 10% para associados e 50% para filhos de servidores do Jardim Botânico. Mais informações: Rosa Araújo Geszti, telefones 3204-2886/2527-4215.

História da criação do Jardim Botânico será tema de palestra
19/11/2007
A jornalista e escritora Rosa Nepomuceno fará a próxima palestra do projeto "Histórias no Jardim", em comemoração aos 200 anos que o Jardim Botânico completará em 2008. A palestra será no dia 22 de novembro, às 10h, no Centro de Visitantes da instituição. Rosa abordará o tema de seu último livro "O Jardim de d.João" sobre a iniciativa do príncipe regente que criou um horto de aclimatação para espécies asiáticas à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Rosa falará também do desenvolvimento do Jardim Botânico e das principais espécies trazidas ao Brasil, apresentando informações curiosas sobre a origem, as lendas e os usos de 25 espécies consideradas emblemáticas pela autora .

Paineira rosa é plantada no Jardim Botânico
7/11/2007

q

Liszt Vieira, presidente do JBRJ e cônsul francês, Hugues Goisbaut, regam a muda de paineira rosa plantada em homenagem ao naturalista Auguste Saint-Hilaire.

.Grupo de cordas no projeto Música no Jardim Botânico
7/11/2007
A próxima atração do projeto Música no Jardim Botânico será o show do grupo de cordas Trio Madeira Brasil, com participação especial de Marcos Suzano, dia 10/11, às 17 horas, no gramado em frente ao Centro de Visitantes da instituição. A série de shows do projeto começaram no dia 3 deste mês e acontecerão nos sábados de novembro. O projeto faz parte das comemorações dos 200 anos que o Jardim Botânico completará em 2008.
Leia mais

Homenagem a Saint-Hilaire no Jardim Botânico
7/11/2007
Em homenagem ao naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, o Jardim Botânico e o Consulado Geral da França realizarão uma cerimônia, às 11 horas, no Centro de Visitantes. Após a solenidade, o cônsul francês, Hugues Goisbaut, plantará uma muda de paineira rosa, uma das espécies descritas pelo naturalista em sua viagem ao Brasil, em 1816. O canteiro escolhido para o plantio será o mesmo em que uma paineira rosa, já morta, foi plantada em 1953 para homenagear Saint- Hilaire.
A viagem do naturalista ao Brasil durou seis anos e rendeu um diário de viagem onde ele registrou o acervo botânico recolhido, a paisagem e os costumes do país no início do século XIX.

Fotos do concurso estão expostas na Associação de Amigos do JB
1/11/2007

saira
1o. lugar: Pery de Oliveira Thury,
com a foto "Sete Cores"

A exposição com as fotos premiadas no IX Concurso Anual de Fotografias ficará aberta ao público até o dia 05/11. As 10 fotos vencedoras foram escolhidas por melhor revelarem aspectos do Jardim Botânico. Ao todo, 338 concorrentes participaram da premiação. Conheça aqui as três primeiras colocadas e seus autores.

Projeto Música no Jardim Botânico homenageia o bicentenário
29/10/2007
Para comemorar os 200 anos que completará em 2008, o Jardim Botânico apresentará, em novembro, uma série de quatro espetáculos de música instrumental com artistas brasileiros. O projeto Música no Jardim Botânico começará com o show do Quarteto Maogani de Violões, com participação especial de Guinga, no próximo sábado, dia 3, às 17h, no gramado em frente ao Centro de Visitantes. Criado em 1995, o grupo se apresenta com freqüência no Brasil e no exterior e já coleciona vários prêmios. Serão executadas 15 composições de autores como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Francis Hime e Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, entre outros.
Leia mais

JB sedia o Workshop on CO2 Geological Storage and Ethics
29/10/2007
O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Collaborative Program on The Ethical Dimensions of Climate Change da Pensylvania State University, a Eco-Ethics International Union, a Petrobras e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverão o Workshop on CO2 Geological Storage an Ethics entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro de 2007, na Escola Nacional de Botânica Tropical, Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. O evento, que abordará as dimensões éticas de opções tecnológicas para o enfrentamento das mudanças climáticas, será aberto pelo presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira.
Leia mais

Vencedores do concurso de fotos sobre JB recebem prêmio e inauguram exposição
24/10/2007
A Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura no dia 26 de outubro (6ª feira) a exposição com as cem fotos selecionadas no IX Concurso Anual de Fotografias sobre o Jardim Botânico. Na ocasião, serão entregues os prêmios aos dez vencedores do concurso que este ano reuniu 338 participantes. O evento será às 17h30, na rua Jardim Botânico, 1008, Casa 6, sede da associação.
Leia mais

Flautistas tocam Milton Nascimento no Jardim Botânico
23/10/2007
flautistasComposições de Milton Nascimento serão apresentadas pela orquestra infanto-juvenil de sopros e vozes “Flautistas da Pro Arte” neste sábado, 27 de outubro, às 17 horas, no gramado em frente ao Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além da linguagem musical, o show Dança dos Meninos terá também um espetáculo circense com coreografias elaboradas pela Intrépida Trupe.
Leia mais

 

 

 

 

Jardim Botânico lança livro sobre Rio dos Macacos
23/10/2007
conviteO Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico promoverá o lançamento do livro “Rio dos Macacos – Paisagens e personagens de um rio”, baseado na dissertação de mestrado da educadora do NEA Maria Teresa de Jesus Gouveia. O evento será no dia 25 de outubro, às 11 horas, no Centro de Visitantes. A autora aborda a relação desse curso d’água com a sociedade e também das ações desenvolvidas pelo Jardim Botânico para proteger o Rio dos Macacos.

 


Naturalista francês é homenageado no Jardim Botânico
22/10/2007
Uma muda de paineira rosa será plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em homenagem ao naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, no dia 24 de outubro, às 11 horas. O plantio será feito pelo Cônsul Geral da França, Hugues Goisbaut, no canteiro em que uma paineira-rosa, já morta, foi plantada em 1953 para saudar o cientista. No local, será mantida a mesma placa em bronze que identificava a árvore anterior. Saint-Hilaire esteve no Brasil em 1816 e aqui descreveu inúmeras plantas, dentre elas, a Ceiba speciosa, popularmente conhecida como paineira rosa, paina-de-seda ou barriguda. A visita durou seis anos e rendeu um diário de viagem onde ele registrou o acervo botânico recolhido, a paisagem e os costumes do país no início do século XIX.

Fim de semana com atividades ecológicas no Jardim Botânico
19/10/2007
O Jardim Botânico sediará, nos dias 20 e 21 de outubro, uma série de atividades realizadas pelo movimento “Eu Neutralizo”, que pretende alertar as pessoas para o combate ao aquecimento global. Visitas guiadas pela trilha de árvores nobres do Jardim, capoeira ecológica produzida pela Intrépida Trupe e peças teatrais são algumas das atividades que serão oferecidas aos visitantes. O objetivo do movimento é estimular a participação em campanhas para o plantio de árvores como forma de reverter as emissões de CO2 na atmosfera.
Leia mais

JB recebe aparelho para estudo de biologia de plantas e microorganismos
16/10/2007
O Laboratório de Biologia Molecular de Plantas do Jardim Botânico comprou um aparelho de "Real Time PCR", que deve ser instalado nos próximos dias e estará disponível para o uso de todos os pesquisadores do Jardim Botânico. O aparelho é o modelo mais recente fabricado pela Applied Biosystems e pode ser usado no estudo da biologia de plantas e microorganismos.O Real Time PCR foi adquirido com recursos provenientes do CNPq (MCT) e custou U$ 50.000,00. No Jardim Botânico, o novo aparelho será utilizado, por exemplo, na identificação de microorganismos como algas e fungos em populações complexas, na análise da expressão de genes durante o desenvolvimento vegetal e em estudos de genética de populações de plantas, como análises de variação genética e fluxo gênico, usando marcadores microssatélites e mecanismos que regulam a especiação de plantas após cruzamentos interespecíficos e poliploidização.

Pampa é tema de palestra na ENBT
16/10/2007
"Biomas do Brasil: Uma nova proposta de limite do Pampa" é o tema da próxima palestra dos Seminários C&T promovidos pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico. As palestras, abertas ao público, serão ministradas pelos Drs Pedro Furtado Leite (IBGE, Florianópolis) e José Enilcio Collares (IBGE, Rio de Janeiro), no dia 22 de outubro de 2007, às 14h, no auditório da ENBT, rua Pacheco Leão, 2040, Horto.

Alunos da rede pública plantam árvores no JB
16/10/2007
escolaEm comemoração ao Dia das Crianças e encerramento das atividades da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2007, a Coordenadoria de Coleções Vivas, o Núcleo de Educação Ambiental e a Coordenação de Áreas Verdes promoveram, no último dia 11 de outubro, um plantio de árvores no arboreto. Para a atividade, foram convidados alunos das escolas municipais do entorno do Jardim Botânico parceiras do NEA em projetos educativos:  Julio de Castilhos e Camilo Castelo Branco. As espécies plantadas foram selecionadas pela Coordenadoria de Coleções Vivas em consonância com os critérios técnicos que vêm sendo desenvolvidos e propostos recentemente pela coordenadoria.

Carros elétricos do JB transportam dez mil visitantes
15/10/2007
carrinhoPróximo a completar um ano de funcionamento, os carros elétricos que circulam no Jardim Botânico do Rio de Janeiro atingiram a marca de 10 mil visitantes guiados em passeios pelo parque. O projeto mantido através de convênio com a Petrobras, tem a supervisão da equipe do Centro de Visitantes, responsável também pelo treinamento dos guias condutores. O serviço gratuito oferecido aos visitantes teve início no dia 18 de outubro de 2006, com prioridade para pessoas acima de 60 anos, crianças, portadores de necessidades especiais e gestantes. Os carros com oito lugares circulam de segunda-feira a domingo, nos seguintes horários: às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h.

Centro de Visitantes exibe filme sobre o Jardim Botânico
15/10/2007
Quem visitar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro poderá assistir antes do passeio a um filme institucional exibido diarimente na sala de vídeo do Centro de Visitantes, com duração de cinco minutos e legendas em inglês e espanhol. O filme mescla animação com imagens reais, tanto de arquivo quanto captadas. Ele apresenta o Jardim Botânico e conta a sua história do ponto de vista de um antigo morador: a Palmeira-imperial, símbolo da instituição, feita em animação, no estilo cartoon. Os horários de exibição se estendem das 8h às 17h, período de abertura do parque à visitação pública. 

Nova edição do Notícias do Jardim
9/10/2007
Publicado nova edição do Notícias do Jardim com uma entrevista com o diretor Guido Gelli.
Leia aqui

Inscrições abertas para a Jornada Fluminense de Botânica
9/10/2007
A Sociedade Botânica do Brasil, diretoria do Rio de Janeiro, abriu hoje as inscrições para a XXVI Jornada Fluminense de Botânica. A jornada acontecerá no Parque Nacional do Itaitaia, de 13 à de 16 dezembro e este ano conta com o apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Universidade Estadual do Norte Fluminense e da Faperj.
/jornada2007

Jardim Botânico recebe título de Maravilha do Rio
3/10/2007
Recebimento de títuloO presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, recebeu hoje a placa comemorativa pelo título concedido à instituição como uma das 7 Maravilhas do Rio, obtido em voto popular em eleição promovida pelos jornais O Globo, Extra e Expresso. A solenidade ocorreu no Morro da Urca, onde Liszt recebeu a placa da gerente de marketing institucional do Infoglobo, Fernanda Araújo. Ao final de mais de dois meses de votação, o Jardim Botânico obteve na segunda e última fase o terceiro lugar, com 33.008 votos de um total de 420.604. Na fase inicial do concurso, foram selecionados 50 lugares do Estado do Rio de Janeiro, dos quais 30 disputaram o título das 7 Maravilhas do Rio.
Leia mais

Confirmado XV Seminário PIBIC dias 25 e 26 de outubro na ENBT
3/10/2007
O Jardim Botânico realizará a 15a edição do PIBIC, nos dias 25 e 26 de outubro, na Escola Nacional de Botânica Tropical. Participarão do comitê interno a dra. Suzana Leitão (NPPN-UFRJ) e dra. Lana Sylvestre (UFRRJ).

Água e plantio simbólico são temas de evento no Jardim
3/10/2007
Em comemoração ao Dia Interamericano da Água, o Jardim Botânico, em parceria com a SERLA – Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, promoverá uma palestra sobre a segurança do abastecimento de água do Rio de Janeiro, no dia 05 de outubro, às 9h30, no Centro de Visitantes do JB. O tema será desenvolvido pela presidente da SERLA, Marilene Ramos.
Leia mais

Jardim Botânico completa ciclo de microscopia eletrônica com novo equipamento
2/10/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi contemplado pela FAPERJ com o projeto “Consolidação da Microscopia Eletrônica de Varredura no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, sob a coordenação do pesquisador Fabio Scarano, futuro diretor da DIPEQ, no valor de R$ 105.370,42. Eles serão empregados na aquisição de um equipamento de ponto crítico e de um metalizador, ambos destinados à preparação das amostras a serem analisadas no microscópio eletrônico de varredura, adquirido com recursos da própria FAPERJ, em 2006
Leia mais

Reforma do piso continua no Jardim Botânico
2/10/2007
A Aléia João Gomes ficará interditada, de hoje até o final de semana, para reforma do piso. Nesses dias, o público poderá utilizar um acesso provisório para chegar à cafeteria e ao Jardim Sensorial.

Jardim Botânico participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
28/9/2007
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que começa na segunda-feira, 1º de outubro, o Jardim Botânico, através do seu Núcleo de Educação Ambiental, realizará o projeto “Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável” com a participação de alunos das escolas municipais do seu entorno. Em Guaratiba, A Escola Nacional de Botânica Tropical, do Jardim Botânico, fará palestra sobre plantas de uso medicinal na Capoeira Grande e participará de evento na praça principal do bairro. A programação do NEA acontecerá de 1 a 5 de outubro. Os alunos das escolas vizinhas serão convidados a percorrer pontos do arboreto do Jardim que estimulem a reflexão sobre questões relacionadas à Terra, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2007. Também poderão participar de uma exposição de trabalhos elaborados por estas escolas, no Laboratório Didático da Casa da Educação Ambiental da instituição. A mostra ficará aberta ao público do Jardim Botânico, durante a próxima semana, das 8h às 17h. Além do Jardim Botânico, também participam do projeto “Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável”: MAST, FIOCRUZ, Escolas Municipais do entorno destas instituições, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), 1ª, 2ª e 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Estas instituições pretendem, através do projeto, o desenvolvimento de ações colaborativas de educação ambiental, promovendo, assim, a popularização da ciência. A abertura dos trabalhos será no dia 1º de outubro, às 13h30, na sede do NEA, próxima à portaria da rua Jardim Botânico, 1008.

Construção da paisagem do Jardim Botânico será tema de palestra
26/9/2007
O ciclo de palestras “Histórias no Jardim” receberá, no dia 2 de outubro, às 10 horas, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, a paisagista e pesquisadora da instituição, Ana Rosa de Oliveira, que falará sobre a construção da paisagem do Jardim do século XIX ao início do século XX. Para Ana Rosa, as coleções de plantas, as atividades e a própria memória da instituição foram criadas e recriadas várias vezes, ao longo dos seus primeiros 100 anos. A paisagista ressalta que isso aconteceu devido aos diferentes projetos de administradores, funcionários e da concepção do Jardim como espaço público e de pesquisa. A palestrante abordará aspectos da passagem do tempo na paisagem do Jardim, através da análise da distribuição das formas e elementos.
As palestras do projeto “Histórias no Jardim” fazem parte das comemorações dos 200 anos da instituição e acontecerão até dezembro de 2008. O evento é aberto ao público e as inscrições já podem ser feitas no Centro de Visitantes, entrada pela rua Jardim Botânico, 1008.
Telefone: 3874 1808.

Plantio de mudas comemora a primavera no Jardim Botânico
26/9/2007
Benky, Camila Pitanga e Regina CaséNovas mudas de mogno e seringueira passaram a fazer parte do Jardim Botânico. O plantio das espécies marcou o início da primavera, no último dia 22, e reuniu artistas, ambientalistas e visitantes do parque. O ato serviu também para chamar a atenção da exploração da reserva de mogno da tribo Ashaninca, localizada na fronteira do Brasil com o Peru, que vem sendo denunciada pelo cacique Benk, um dos presentes à solenidade. As mudas foram plantadas com a ajuda do cantor Milton Nascimento, das atrizes Camila Pitanga, Regina Casé e Carolyna Aguiar, do presidente do Instituto Tom Jobim, Paulo Jobim, do presidente interino do Jardim Botânico, Renato Cader e pelos diretores Guido Gelli e Celso Bredariol, entre outros.

Festa de Sucót ganha resíduos do Jardim Botânico
26/9/2007
Resíduos verdes retirados diariamente do Jardim Botânico foram cedidos esta semana para a comunidade judaica. O material está sendo usado na cobertura das Sucás (cabanas) presentes na tradicional festa de Sucót, que simboliza a lembrança dos 40 anos de permanência do povo de Israel no deserto. A destinação das folhagens, troncos, galhos e demais resíduos verdes recolhidos no parque é o Centro de Compostagem do próprio Jardim, onde o material é processado e aproveitado como adubo orgânico. A parceria entre o Jardim Botânico e a comunidade judaica teve início por ocasião da inauguração, em 2005, do Jardim Biblíco, época em que a Federação Israelita cedeu duas tamareiras adultas para embelezar o novo jardim.

Programa Mata Atlântica do JB participa de plantio de mudas
26/9/2007
O Programa Mata Atlântica participará de 25 a 27 de setembro do plantio de mudas de Mata Atlântica, produzidas em seu viveiro experimental na Reserva Biológica de Poço das Antas. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Casimiro de Abreu, o Plantio da Mata Ciliar do Córrego Olaria contará com a participação, nos três dias do evento, das redes públicas de ensino de Barra de São João e Casimiro de Abreu e, no último dia, com a comunidade do município de Casimiro de Abreu. Essa atividade, de caráter extencionista, constitui um dos objetivos da linha de pesquisa em etnobotânica, na qual se estreitam as relações ambiente e sociedade, pesquisa e extensão. A área de plantio se localiza na bacia hidrográfica do rio São João, na planície central do estado do Rio de Janeiro, onde a vegetação nativa típica foi fortemente impactada e os fragmentos remanescentes de floresta se distribuem por pequenos morros e baixadas. Nessa região passam inúmeros ductos da Petrobras, oriundos da bacia de Campos dos Goytacases, e cujas pesquisas implementadas com o patrocínio da empresa por mais de uma década, geram subsídios ao monitoramento e restauração ecológica dessa importante área de Mata Atlântica para o Rio de Janeiro. Hoje, o Programa Mata Atlântica com a parceria da Petrobras, está disponibilizando mudas de qualidade fisiológica e genética e com procedência garantida, isto é, mudas 100% Mata Atlântica, para recompor a Mata ciliar do Córrego Olaria, no município de Casimiro de Abreu.

Obras interditam aléias próximas ao Lago Frei Leandro
26/9/2007
Parte das aléias que circundam o Lago Frei Leandro do Jardim Botânico ficará interditada até o próximo dia 28 de setembro (6ª feira). A interdição foi necessária para dar prosseguimento às obras de restauração do piso do arboreto, sem prejuízo, contudo, da visitação ao lago.

Jardim Botânico é eleito umas das 7 Maravilhas do Rio
25/9/2007
O Jardim Botânico é uma das 7 Maravilhas do Rio em eleição promovida pelos jornais O Globo, Extra e Expresso. Ao final de mais de dois meses de votação, a instituição obteve na segunda e última fase o terceiro lugar, com 33.008 votos de um total de 420.604. Na fase inicial do concurso, foram selecionados 50 lugares do Estado do Rio de Janeiro, dos quais 30 disputaram o título das 7 Maravilhas do Rio.
Leia mais

Abertas inscrições para o Curso de Especialização Ambiental
21/9/2007
Ainda estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação Ambiental que começa no dia 22 de setembro (sábado), no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Essa é a terceira turma do curso promovido por meio de um convênio entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Universidade Cândido Mendes. As aulas serão aos sábados, das 8h30 às 18 horas. Professores da rede pública têm 10% de desconto. Mais informações podem ser obtidas nos telefones da ENBT (3874-6204) ou da UCAM (2531-2082/2531-1775).
Veja o cartaz

Biblioteca interrompe temporariamente consultas ao acervo de obras raras
21/9/2007
A Biblioteca Barbosa Rodrigues do Jardim Botânico do Rio de Janeiro informa que a consulta ao acervo de obras raras (inclusive periódicos raros) será interrompida no período de 21/09 a 21/10 devido à execução do Projeto “Conservação do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro” aprovado pelo Programa Petrobrás Cultural 2006/2007. O Projeto prevê a realização de um tratamento massivo do acervo encadernado, visando reduzir ao mínimo possível a infestação de insetos e recuperar 93 encadernações que foram danificadas ao longo do tempo pelo uso e pelo ataque desses insetos. Com essas medidas, a instituição pretende manter uma sistemática de conservação preventiva, assegurando o pleno acesso a esse conjunto de obras de valor inestimável para a memória científica do país, sobretudo para a área da botânica.

Ayurveda no Recanto das Mangueiras do Jardim Botânico
21/9/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizará, no sábado, dia 22/09, de 9h30 às 11h, o encontro "Ayurveda no Jardim", no Recanto das Mangueiras. Na programação, estão previstas palestras sobre autoconhecimento através da meditação, aromaterapia, danças indianas e sessões de massagem. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.ayurveda.org.br e pelos telefones: 2537 3251/2245 9090/ 9358 9127 e 9802 0053.

Jardim Botânico comemora a primavera com plantio de árvores
20/9/2007
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, comandará um grupo de defensores da natureza que plantará mudas de Mogno e Seringueira no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no sábado, às 11 horas. Participarão do plantio as atrizes Camila Pitanga e Letícia Spiller, o cantor Milton Nascimento, os índios Benky, da tribo Ashaninca, e Ailton Krenac, da Rede Povos da Floresta, entre outros. A entrada da primavera foi a data escolhida pelo grupo para alertar as autoridades sobre o avanço do desmatamento de mogno na reserva dos Ashaninca, situada no Acre, fronteira com o Peru. O plantio das árvores acontecerá no canteiro das seringueiras, onde fica o Espaço Chico Mendes.

Jardim Botânico conta histórias de árvores para público infanto-juvenil
19/9/2007
Histórias sobre árvores serão contadas na Casa de Educação Ambiental do Jardim Botânico para um público infanto-juvenil em comemoração ao Dia da Árvore. A atividade promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da instituição acontecerá no dia 21de setembro (6ª feira) e será oferecida em quatro sessões: às 10h, 11h, 15h e 16h, com duração de 25 minutos.
Leia mais

Jardim Botânico comemora Dia da Árvore com caminhadas na Trilha da Mata Atlântica
19/9/2007
Em comemoração ao Dia da Árvore, os visitantes do Jardim Botânico poderão participar, no dia 21 de setembro (6ª feira), de uma caminhada pela trilha da Mata Atlântica. A aventura no morro das Margaridas, área adjacente ao Jardim, será conduzida pela equipe do Programa Mata Atlântica. Serão seis caminhadas em que grupos de até 10 pessoas entrarão na mata acompanhadas pelos botânicos do programa.
Leia mais

Ayurveda no Recanto das Mangueiras do Jardim Botânico
19/9/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizará, no sábado, dia 22/09, de 9h30 às 11h, o encontro "Ayurveda no Jardim", no Recanto das Mangueiras. Na programação, estão previstas palestras sobre autoconhecimento através da meditação, aromaterapia, danças indianas e sessões de massagem. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.ayurveda.org.br e pelos telefones: 2537 3251/2245 9090/ 9358 9127 e 9802 0053.
Leia mais

Jardim Botânico inaugura exposição “Água que te quero ter”
17/9/2007
Na data em que o planeta comemora o Dia Internacional da Água Limpa, 19 de setembro, o Jardim Botânico inaugura, às 10h, a exposição “Água que te quero ter” que terá como pano de fundo o rio dos Macacos que atravessa boa parte do seu território.  Ao longo da margem do rio, serão colocadas vinte placas com informações sobre a relação do curso d’água com a cidade e a  flora e fauna do Jardim. O rio dos Macacos nasce no maciço da Tijuca e desemboca na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Leia mais

ENBT abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado
12/9/2007
Foi lançado hoje, dia 12 de setembro, o edital para inscrição e seleção para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para o ano de 2008. As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 14 de novembro de 2007. Leia aqui o edital.

Aléia Margaret Mee é inaugurada no JB
11/9/2007

inauguração aléia margaret mee
Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Botânica Margaret Mee, Joquim Nabuco e o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou hoje a Aléia Margaret Mee, em homenagem à artista inglesa que foi uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX. A Aléia fica no setor amazônico do Jardim e está cercada por vários abricós-de-macaco, buritis, açaís e andirobas. O ex-presidente do Conselho deliberativo da Fundação Botânica Margaret Mee, Philip Jenkins, também foi homenageado com uma placa de alumínio em um banco da aléia.

 

Curso de Plantas Medicinais

Orquídeas do Jardim Botânico são premiadas em concurso
6/9/2007
orquídeaDuas orquídeas pertencentes ao Orquidário do Jardim Botânico foram premiadas com os primeiros lugares, em categorias diferentes, no concurso promovido pela OrquidaRio. Ainda sem nome, uma espécie nova do gênero Buchtienia ganhou o primeiro lugar na categoria terrestre. A planta foi coletada recentemente na RPPN de Rio das Pedras, em Mangaratiba, pelo pesquisador Eduardo Saddi, do Projeto CORES do JBRJ. Outro primeiro lugar coube à orquídea Campylocentrum robustum como melhor espécie da categoria outros Sarcantinae, encontrada na Restinga da Marambaia.
As plantas premiadas ficarão expostas no Orquidário do Jardim até domingo, dia 9.

 

 

 

 

Conselho dos 200 anos abre comemorações do bicentenário do JB
6/9/2007
mesaA instalação do Conselho dos 200 anos do Jardim Botânico, no dia 5 de setembro, abriu oficialmente as comemorações do bicentenário da instituição com presença da maioria de seus 21 integrantes, entre eles, os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Cultura, Gilberto Gil e o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira. O conselho terá a função de apoiar e sugerir as mais diferentes atividades que ocorrerão no decorrer de 2008, ano de seu bicentenário. O ponto alto será a inauguração Museu do Meio Ambiente, o primeiro do gênero que se tem notícia no mundo.
Leia mais

Jardim Botânico de Nova York receberá tecnologista do JBRJ
6/9/2007
O assessor de informática, tecnologista Marcos Gonzalez, foi convidado pelo Jardim Botânico de Nova York para visitar a instituição durante todo o mês de setembro. Marcos pretende conhecer os sistemas utilizados na informatização do herbário NY, com o intuito de desenvolver, em parceria com a curadoria e a equipe de informática daquela instituição, um protocolo de integração dos bancos de dados dos dois Jardins . O objetivo é automatizar as identificações de espécimes comuns (duplicatas) aos dois herbários como forma de melhorar a qualidade das coleções. Na oportunidade, o tecnologista apresentará o sistema de mapeamento de coleções vivas que está sendo desenvolvido no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Reforma no piso do acesso ao parquinho
6/9/2007
O Parque infantil do Jardim Botânico será fechado na segunda-feira, dia 10/09, devido às obras de reforma no piso que dá acesso ao local. A partir da terça, dia 11/09, o caminho será protegido por uma lona plástica e o parquinho será reaberto ao público. Ao final da próxima semana, a lona será retirada e o piso já estará em condições normais para circulação.

Portaria extra no JB facilitará acesso do público
5/9/2007
Durante a exposição "Orquídeas da Primavera", no período de 6 a 9 de setembro, o Jardim Botânico instalará uma bilheteria na portaria da rua Pacheco Leão, 915, onde o público poderá adquirir os tickets (R$ 4,00). Haverá ainda um serviço opcional de manobristas(R$ 10,00).

Jardim Botânico instala Conselho dos 200 anos
31/8/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro instalará no dia 5 de setembro, às 10h, o Conselho dos 200 anos em comemoração ao bicentenário da instituição. Os integrantes terão a função de apoiar, sugerir e opinar sobre as diversas atividades que serão realizadas pelo Jardim Botânico no decorrer de 2008, ano das comemorações do bicentenário da instituição. O evento acontecerá no Solar da Imperatriz, rua Pacheco Leão, 2040, Horto.
Leia mais.

Jardim Botânico recebe 17ª edição da exposição Orquídeas na Primavera
31/8/2007
cartazA exposição Orquídeas na Primavera, que já levou cerca de 87 mil pessoas ao Orquidário do Jardim Botânico, ocorrerá de 6 a 9 de setembro. A cada nova edição da mostra, a família mais nobre das plantas atrai mais admiradores para o parque. Com cerca de 500 plantas, a exposição reunirá aproximadamente duas mil flores de várias cores, formas e tamanhos. O tema escolhido para este ano “A polinização das orquídeas” ressaltará a importância da preservação do ecossistema para a perpetuação das diversas espécies. A mostra será acompanhada por palestras, oficinas, workshop de fotografia e uma atração infantil, incluindo a venda das plantas nos quiosques. O Orquidário do Jardim Botânico tem hoje uma das mais significativas coleções de orquídeas do Brasil, país que é o quarto do mundo em quantidade de espécies. Na estufa e no ripado estão registrados 4.780 exemplares, de 726 espécies, entre orquídeas ameaçadas de extinção, raras por seu tamanho ou pelo valor histórico (coletadas no início do século passado).
Leia mais.

Flora e fauna do Jardim Botânico são mostradas em vídeo
17/8/2007
O vídeo-arte “Pindorama”, sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, será apresentado quarta-feira, dia 22, às 14h, no auditório do Solar da Imperatriz. Idealizado pelo professor de Artes, Bill Lundberg, da Universidade do Texas, o vídeo é fruto das filmagens realizadas por ele em suas visitas ao Jardim. O resultado desse trabalho são imagens que mostram as alamedas, flores, árvores e animais do parque, sob uma atmosfera de luz cintilante, captadas pela câmera de Bill para quem o Jardim é “um lugar sagrado, catedral da natureza”. Há momentos de muita graça, como o dos macacos que brincam com um enorme gafanhoto, e outros que destacam as imponentes Palmeiras Imperiais. O Solar da Imperatriz fica na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. O vídeo tem a duração de 15 minutos. A entrada é franca.

Lançada nova edição do ''Noticias do Jardim''
17/8/2007
"Notícias do Jardim" continua a série de entrevistas com os novos diretores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nesta edição a entrevista com o diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), Celso Bredariol.
Leia aqui (em PDF)

Doação de caçambas para coleta seletiva
17/8/2007
As comunidades vizinhas do Jardim Botânico ganharão três novas caçambas para depositarem o lixo da coleta seletiva. A doação das caçambas é uma iniciativa do grupo teatral Galpão do Solar que coordena um movimento de conscientização dos moradores sobre a importância da reciclagem do lixo doméstico. As caçambas serão entregues no domingo, dia 19/08, às 16h30. Em seguida, os integrantes do grupo Galpão do Solar organizarão uma caminhada até a bifurcação que sobe para a vista chinesa, onde encenarão uma peça teatral sobre o tema.

Aléia Margaret Mee será inaugurada no JB
10/9/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura amanhã, dia 11/09, às 11h, a Aléia Margareth Mee, em homenagem à artista inglesa que foi uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX. O espaço do Jardim que abriga espécies da região Amazônica foi escolhido para receber o nome da artista, que dedicou 37 anos de seu trabalho ao registro da flora brasileira. A  Aléia Margareth Mee ficará cercada por vários abricós-de-macaco, buritis, açaís e andirobas. A ilustradora fez 15 viagens à Amazônia e documentou inúmeras plantas da região em seus desenhos. Durante a inauguração, será colocada uma placa de alumínio em um banco da aléia para homenagear o ex-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Margaret Mee, Philip Jenkins, que morreu recentemente.

Guias Cívicos integram o trabalho do Centro de Visitantes
16/8/2007
De ontem a domingo, 50 jovens do programa Guias Cívicos, divididos em dois turnos, ocupam os doze pontos-chaves do Jardim Botânico para transmitir informações aos visitantes. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e foi criado para integrar jovens de 115 comunidades carentes do Rio nos períodos dos jogos Panamericanos e Parapanamericanos. A equipe do Centro de Visitantes do Jardim treinou os jovens que por cinco dias atuarão como guias no parque. Com idades que variam de 14 a 24 anos e uniformizados, eles podem ser encontrados, por exemplo, junto ao busto de d. João VI, Orquidário, Chafariz Central e nas Aléias das Mangueiras e do Pau-mulato.

Exposição de ilustrações botânicas no Solar
14/8/2007
A Escola Nacional de Botânica Tropical inaugura hoje, às 14h, a exposição dos alunos do curso de Ilustração Botânica I. A mostra reúne 36 trabalhos em nanquim e grafite e poderá ser visitada das 9h às 16h30, na sede da ENBT, no Solar da Imperatriz. O curso de ilustração acontece desde 2002 e é um convênio com a Fundação Margareth Mee. O Solar fica na rua Pacheco Leão, 2040.

Pesquisadores do JB monitoram vegetação do Tinguá
9/8/2007
dutos na reserva de tinguáCerca de dez pesquisadores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro permaneceram durante duas semanas na Reserva Biológica do Tinguá para monitorar a vegetação ao longo dos dutos da Petrobras, ORBEL I, ORBEL II E GASBEL, atividade prevista no Projeto Tinguá. Há cerca de cinco anos, o projeto desenvolve pesquisas nesse importante remanescente de Mata Atlântica. No local já existem 40 parcelas de 300 m2 nas quais foram coletadas amostras de aproximadamente 2700 plantas nativas que são monitoradas anualmente desde 2003 pelo Programa Mata Atlântica. Seguindo a tendência mundial, que aponta para o desenvolvimento de estudos no longo prazo, as unidades estão sendo incorporadas ao Sistema Nacional de Parcelas Permanentes criado pelo Ministério do Meio Ambiente. 

 

Universo vegetal em exposição no Jardim Botânico
25/7/2007
petitefeuillecourbewA exposição “Guillaine Querrien – Pinturas e Gravuras”, inspirada no universo vegetal, poderá ser vista no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, de 03 a 29 de agosto. O trabalho da artista francesa revela uma mistura de elementos da natureza como troncos, cascas, galhos e fibras, que aparecem sobrepostos. Entre cipós e pétalas, espaços parcialmente fechados e transparências, Guillaine cria a circulação de um plano a outro explorando as formas nas três dimensões. Com diversas exposições realizadas nos Estados Unidos e na Europa e destaque para a coletiva na Maison de L’Amérique Latine, em Paris, as obras da artista foram expostas também na Casa França – Brasil, em 2006.
Leia mais

 

Seminários C&T promove palestra na ENBT
13/8/2007
Em prosseguimento aos Seminários C&T, a Escola Nacional de Botânica Tropical promove no dia 14 de agosto, às 14h30, a palestra "Botânica para ilustradores" que será proferida pelo dr. João Rodrigues Miguel, da Universidade Unigranrio. A palestra ocorrerá no auditório da ENBT, rua Pacheco Leão, 2940

Justiça determina retirada de antena do JB
20/7/2007
A juíza Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal, determinou à Vivo que retire, num prazo de 20 dias, a antena que desde 2002 ocupa uma área de 150m2 do Jardim Botânico. A empresa não apresentou as licenças ambientais, histórica e urbanística exigidas pelo contrato
firmado com a antiga direção do Jardim.
Após várias tentativas de acordo, a atual administração ingressou com uma ação judicial para a retirada da antena.
O Jardim Botânico pretende instalar na área desocupada um Centro de Operações e Manutenção.

Lançada nova edição do "Noticias do Jardim"
20/7/2007
"Notícias do Jardim" inicia a série de entrevistas com os novos diretores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O diretor de Administração e Finanças (DIRAD), Renato Cader, inaugura a série focalizando as iniciativas para aumentar a receita e reduzir as despesas, promover o desenvolvimento contínuo e de capacitação dos servidores e reformular as estruturas e processos da instituição, considerados os principais eixos de sua gestão.
Leia aqui (em PDF)

Liszt Vieira reúne-se com Ministros do Meio Ambiente e Planejamento
16/7/2007
O presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, reuniu-se no dia 3 de julho com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Paulo Bernardo, para apresentar a exposição de motivos elaborada pela Diretoria de Administração e Finanças (Dirad) que solicita aumento de dotação orçamentária da instituição em cerca de R$ 3 milhões. O aumento solicitado visa adequar o limite orçamentário às necessidades da instituição, levando em conta a expansão de suas atividades nos últimos anos e a redução do déficit orçamentário.
Leia mais

JB obtém três novas ações no PPA-2008/2011
16/7/2007
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro obteve a aprovação do ministério do Planejamento de três novas ações para o Plano Plurianual Anual (PPA – 2008/2011): conservação e uso sustentável da biodiversidade no Arboreto, preservação e difusão do acervo museológico e possibilidade de acordos judiciais com moradores em área de litígio.
Leia mais

Projeto "Histórias no Jardim" promove palestras sobre os 200 anos
24/7/2007
A memória do Jardim Botânico, que em junho de 2008 completa 200 anos, e a chegada da família real ao Brasil são temas de palestras promovidas pela instituição dentro do projeto "Histórias no Jardim". No dia 7 de agosto, às 10h, haverá a palestra da pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, Isabel Lustosa, que abordará como a chegada de d. João ao Brasil, em 1808, marcou o início de uma era de grandes transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. Com o tema "O florescimento do Rio: as mil e uma novidades do período joanino", Isabel falará das modificações urbanas promovidas pela Intendência, o estabelecimento de diversas repartições públicas, passando pelas mudanças nos hábitos de consumo da população decorrentes da entrada de mercadorias de outras partes do mundo. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados deverão se inscrever no Centro de Visitantes. Outras informações podem ser obtidas nos telefones: 3874 1808 / 3874 1214.

NEA recebe jovens do Complexo da Maré
12/07/2007

Dinâmica Teia Relações-humanas e natureza
Dinâmica Teia Relações homem-natureza

O Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico recebeu no último dia 9 de julho, 34 jovens moradores do Complexo da Maré integrantes do projeto Luta Pela Paz/VIVA RIO, com idades de 12 a 18 anos. Todos participaram de atividades educativas desenvolvidas pelo Núcleo, compreendidas pelos Projetos Conhecendo Nosso Jardim e Laboratório Didático.
Leia mais

Concurso anual de fotografias completa nove anos
2/7/2007
O IX Concurso Anual de Fotografias que tem como tema exclusivo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro reunirá os 100 melhores trabalhos numa mostra no dia 17 de agosto. As inscrições para o concurso promovido pela Associação de Amigos do Jardim Botânico terminam no dia 31 de julho e cada concorrente poderá participar com até dois trabalhos. As fotos focalizarão aspectos do parque, do Horto Florestal ou do Solar da Imperatriz.
Leia mais

Escola abrirá inscrições para o Curso de Ilustração Botânica II
28/6/2007
A ENBT abrirá as inscrições, de 2 a 31 de julho, para o Curso de Ilustração Botânica II - aquarela ou guache voltado para alunos e profissionais de ciências biológicas e agrárias, engenharia agrônoma ou florestal, arquitetura, paisagismo, desenho industrial, comunicação visual e áreas afins. O curso será realizado de 7 de agosto a 29 de novembro com aulas às terças e quintas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na ENBT, rua Pacheco Leão, 2040, Horto. As mensalidades custarão R$ 170,00. As inscrições on line deverão ser encaminhadas para capurro@jbrj.gov.br . O telefone da escola é: 3875-6205.

jazz no galpãoGrupo de Jazz no Galpão do Solar
19/7/2007
O Galpão do Solar apresenta hoje, dia 19/07, às 21h, um show de jazz com os músicos: Rafael Vernet (teclados), Kiko Freitas (bateria), Augusto Mattoso (baixo) e Eduardo Neves (sax e flauta). Os ingressos custam R$ 15,00. O Galpão do Solar fica na rua Pacheco Leão, 2040, Horto

Herbário do Parque Nacional do Itatiaia é restaurado no JB
28/6/2007
O Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebeu do Parque Nacional do Itatiaia sua coleção de amostras botânicas para procedimentos de restauração e informatização dos exemplares. A equipe do herbário tem empreendido todos os esforços no sentido de recuperar e manter a conservação da valiosa coleção do Parque que documenta a diversidade vegetal desse importante remanescente florestal. Criado em 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia, primeira unidade de conservação do Brasil, completa 70 anos no dia 28 de junho depois de passar por reformas.
Leia nota no site do Parque.

Lançada nova edição do Notícias do Jardim
26/6/2007
Com os seguintes destaques:
Observar aves é hobby no Jardim Botânico
Concurso anual de fotografias completa nove anos
JB ganha muda de árvore rara
JB realiza expedição no Vale do Bananal
Leia aqui

ENBT divulga calendário do próximo semestre
26/6/2007
O programa de Pós Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical já concluiu a grade de disciplinas para o segundo semestre deste ano. O Calendário pode ser acessado aqui.

Rede Specieslink comemora marca de 1.5 milhão de registros on-line
22/6/2007
A rede speciesLink (http://splink.cria.org.br), que integra dados de 91 coleções biológicas brasileiras, entre elas três coleções mantidas pelo Jardim Botânico (RB, RBw e Banco de DNA), está comemorando a marca de 1.5 milhão de registros on-line. A contribuição do Jardim Botânico, através do banco de dados Jabot, representa quase 20% desse total.
Leia mais

ENBT divulga calendário do programa de pós-graduação
22/6/2007
Já se encontra publicado na Internet o calendário de atividades do programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical. As informações estão disponíveis na página
/enbt/posgraduacao/calendario.ht

Colônia de férias no JB focalizará a natureza
15/6/2007
O Projeto Dedo Verde do Atelier da Floresta realiza no período de 9 a 27 de julho, no Jardim Botânico do Rio, sua tradicional Colônia de Férias de Arte Educação em espaço cedido pelo Núcleo Socioambiental da instituição. A proposta é desenvolver com crianças a partir de cinco anos experiência voltada para a sensibilização junto à natureza. Há 18 anos, o Atelier da Floresta realiza colônias de férias no Horto Florestal, na Casa de Rui Barbosa, no Museu da República e no próprio Jardim Botânico.
Leia mais

"Paredes Vivas" é tema de palestra do australiano Mark Paul
22/06/2007
parede de mark paulO paisagista australiano Mark Paul fará na quarta-feira, dia 27/06, às 15h, uma palestra sobre o tema "Paredes Vivas, perspectivas recentes", no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical. Mark falará sobre seus projetos com plantas cultivadas verticalmente em módulos de alumínio como a extensa "parede verde", de sua autoria, implantada no aeroporto de Sidney (Austrália). As estruturas possuem uma instalação hidráulica, para a irrigação das plantas, e ficam a uma distância de 10 cm das paredes.O paisagista doou um pequeno módulo ao Jardim Botânico que foi preenchido com plantas ornamentais e instalado no prédio da Curadoria de Coleções Vivas da instituição.

festa junina 2007Galpão do Solar promove festa junina
22/6/2007
O Galpão do Solar realizará uma festa junina no próximo dia 24/6 (domingo), a partir das 16h, com entrada franca. Ela terá quadrilhas, brincadeiras, prendas, música, comidas e bebidas típicas. Durante a festa será escolhida a melhor caipira. O Galpão do Solar fica na rua Pacheco Leão, 2040, ao lado do Solar da Imperatriz e do Clube dos Macacos.

 

mesa
Fernando Almeida, Liszt Vieira, Jean Pierre Roberto Guimarães

Seminário destaca avanços e desafios 15 anos após a Rio-92
15/6/2007
s Durante cerca de quatro horas, especialistas da área do meio ambiente debateram no último dia 12 de junho, no Solar da Imperatriz, o tema “Conferência Rio-92 15 depois”. O seminário fez parte das comemorações dos 199 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente, do empresariado, FASE, FGV, UFRJ, COPPE e Jardim Botânico.
Leia mais

 

 

 

Caminhadas em trilhas no aniversário do Jardim Botânico
13/6/2007
Na semana em que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora 199 anos, os visitantes poderão participar de uma caminhada pela trilha da Mata Atlântica. A aventura no morro das Margaridas, área adjacente ao Arboreto do Jardim, será conduzida pela equipe do Programa Mata Atlântica, no próximo domingo, dia 17 de junho.
Leia mais

Curso de Plantas Medicinais no Jardim Botânico
30/5/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai realizar um Curso de Plantas Medicinais com aulas teóricas e práticas, de 12 junho a 5 de julho, das 14h às 17h. O curso será aberto ao público e acontecerá no espaço da coleção de plantas medicinais da instituição. Os participantes conhecerão a coleção e suas potencialidades, utilidades terapêuticas e cultivo. Serão oferecidas oficinas de preparações caseiras e de vasos temáticos com plantas medicinais. A taxa do curso é de R$ 120,00.
Leia mais

Jardim Botânico comemora 199 anos com dois dias de atividades
11/6/2007
Para comemorar o aniversário de 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro dedicará dois dias de atividades variadas. Na véspera do aniversário, dia 12 de junho, será realizado o seminário “Conferência Rio-92 -15 anos depois”. No dia 13 de junho, inaugura o Jardim dos Beija-Flores, promove um passeio ao Jardim Sensorial conduzido por deficientes visuais, e apresenta o conjunto instrumental Amadeus. A um mês do início dos Jogos Panamericanos, o Jardim Botânico receberá também em seu aniversário o secretário geral do COB, Carlos Roberto Osório, o ex-atleta Ricardo Prado e Cauê, mascote dos jogos Rio - 2007 .
Leia mais

Deficientes visuais serão guias de passeio no JB
8/6/2007
Um passeio pelo Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com deficientes visuais como guias, fará parte das comemorações dos 199 anos da instituição, no dia 13 de junho. Um grupo de instrutores e alunos do Instituto Benjamin Constant conduzirá os visitantes em um passeio de olhos vendados pelos canteiros. Quem aceitar o convite terá a oportunidade de usar os outros sentidos como o olfato e o tato para identificar as plantas.
Leia mais

RIO - 92 - 15 anos depois” é tema de seminário nos 199 anos do Jardim Botânico
6/6/2007
Como parte das comemorações de seus 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro programou para o dia 12 de junho, véspera do aniversário da instituição, o seminário “Conferência Rio - 92- 15 anos depois”. Para o evento, o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, um dos coordenadores do Fórum Global, convidou o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável, Fernando Almeida, além de participantes da conferência e representantes do MMA, FASE, FGV e do próprio Jardim Botânico.
Leia mais

EBNT promove palestra sobre bioma Caatinga
6/6/2007
"O bioma Caatinga e seus refúgios florestais" será o tema da palestra a ser ministrada pela prof. Maria Regina Barbosa (UFPB), na Escola Nacional de Botânica Tropical, dia 13, às 14h. A palestra será aberta ao público.

Jardim Botânico comemor o Meio Ambiente com entrada gratuita
4/6/2007
Para comemorar o Dia Nacional do Meio Ambiente, amanhã (dia 05 de junho), os portões do Jardim Botânico do Rio de Janeiro estarão abertos, gratuitamente, para visitação. O horário de funcionamento do Jardim é das 8h às 17h.  

Palestra e visita marcam resgate do Portal de Belas Artes
4/6/2007
Em comemoração ao resgate e restauração do portão de ferro do Portal de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizará no dia 11 de junho, às 14h, a palestra "O Portal da Belas Artes seguida de uma visita ao portão. A palestra acontecerá no Solar da Imperatriz, na rua Pacheco Leão, 2040. A entrada é gratuita.
Leia mais

Oficina de Etnobotânica e Conservação na ENBT
29/5/2007
A Escola Nacional de Botânica Tropical realizará, nos dias 11, 12 e 13 de junho, de 9h às 12h30, a oficina de extensão "Etnobotânica e conservação" que será coordenada pela Dra. Sônia Lagos Witte, da Universidade da Costa Rica. O evento receberá, no máximo, 30 participantes e as inscrições estarão abertas de 4 a 5/06. A taxa de inscrição será de R$ 20,00. A programação da oficina pode ser encontrada no Leia Mais.
Leia mais

Bilheteria do Jardim Botânico mudará de local
1/6/2007
A partir de amanhã, dia 02 de junho, a bilheteria do Jardim Botânico funcionará no Centro de Visitantes. A cobrança dos ingressos deixará de ser feita no portal principal e passará a ser efetuada dentro do Jardim. O público entrará normalmente pela rua Jardim Botânico, 1008, para, em seguida, se dirigir ao novo local da bilheteria, onde serão comprados os ingressos para a entrada no parque e para o estacionamento. Os tickets dos carros deverão ser apresentados na saída do Jardim. A mudança de local da bilheteria visa agilizar a entrada no Jardim Botânico, acabando com as filas que se formam nos feriados e finais de semana.
Leia mais

Jardim Botânico comemora 199 anos com dois dias de atividades
8/6/2007
Para comemorar o aniversário de 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro dedicará dois dias de atividades variadas. Na véspera do aniversário, dia 12 de junho, será realizado o seminário “Conferência Rio-92 -15 anos depois”. No dia 13 de junho, inaugura o Jardim dos Beija-Flores, promove um passeio ao Jardim Sensorial conduzido por deficientes visuais e apresenta o conjunto instrumental Amadeus.
Leia mais

Memória histórica do Jardim Botânico será tema de palestra
30/5/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove, no próximo dia 5 de junho, às 10h, no Centro de Visitantes, a palestra: “Memória Histórica do Jardim Botânico – A Fazenda Nacional da Lagoa de Rodrigo de Freitas”. A historiadora Cláudia Gaspar e o genealogista Carlos Barata vão apresentar como se deu a evolução histórica e territorial do Engenho Del Rei, mais tarde N.S. da Conceição da Lagoa de Rodrigo de Freitas, um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar do Rio de Janeiro.
Os pesquisadores falarão sobre a desapropriação da área do engenho, em 1808, pela Fazenda Nacional, para dar lugar a uma fábrica de pólvora e, pouco depois, a um horto de Aclimação. Também será abordado como aconteceu o fracionamento da área em chácaras ao longo do século XIX, chegando até o final da monarquia, quando finalizou-se o processo de arrendamento dos terrenos da Fazenda Nacional da Lagoa de Rodrigo de Freitas e estabeleceu-se a área do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, praticamente inalterada desde então.
A entrada para o Centro de Visitantes é na Rua Jardim Botânico, 1008. O ingresso do Jardim Botânico custa R$ 4,00.

Aléias do JB serão interditadas para obras
30/5/2007
A partir de hoje (30/5) a Prefeitura do Jardim Botânico interditará para obras o trecho do piso que vai da Casa dos Pilões até a ponte próxima ao Jardim Medicinal, ou seja, o cruzamento das aléias Bento Pickel com John Wills. A interdição é necessário devido ao avanço das obras do piso do Arboreto para melhor receber portadores de necessidades especiais, carrinhos de bebê e facilitar o acesso aos idosos. O trabalho começou na parte mais alta, na Aléia Caminhoá, próximo à Casa dos Pilões, de forma a conduzir as águas de chuva, sem causar grandes transtornos. A interdição acontecerá das 12h às 18h.

JB promove plantio para recuperar Rio dos Macacos
O Jardim Botânico realiza no dia 2 de junho (sábado), a partir das 9h, um plantio comunitário com a participação de bolsistas, moradores e servidores da instituição para recuperar a vegetação ciliar ao longo de 600 metros do Rio dos Macacos. Serão plantadas 80 mudas no terreno acima da subestação da Light, com entrada pela estrada do Grotão, em frente ao SERPRO.
Leia mais

IUCN abre 5ª colóquio mundial de direito ambiental no JB
30/5/2007
O presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, e o ministro do STF, Herman Benjamin, abrem no dia 31 de maio (quinta-feira), às 17h, o 5º Colóquio Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza - IUCN. O encontro será no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, no Solar da Imperatriz, na rua Pacheco Leão, 2040, e reunirá representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA e de universidades. A reunião terá prosseguimento com um seminário na cidade de Paraty, no período de 1 a 5 de junho.

Jazz no Galpão do Solar
29/5/2007
O Galpão do Solar apresenta nesta quinta-feira (31/5), às 21h, Show de Jazz com o quarteto formado por Eduardo Neves (sax tenor), Rafael Vernet (piano), Augusto Matoso (baixo acústico) e Xande Figueiredo (bateria).
Leia mais

Nova edição do Notícias do Jardim
25/5/2007
Com os seguintes destaques:
. JB faz inventário e identificação das coleções botânicas
. “Rio - 92 - 15 anos depois” é tema de seminário nos 199 anos do Jardim Botânico
. Casa Pacheco Leão terá condicionantes ambientais
. JB comemora Dia da Mata Atlântica com passeio na floresta
Leia aqui

Jardim Botânico comemora Dia da Mata Atlântica com passeio na floresta
25/5/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro organizará caminhadas na floresta em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, 27 de maio. A aventura será aberta ao público e acontecerá em uma trilha no morro das Margaridas, uma área adjacente ao conhecido Arboreto do Jardim. Estão programadas seis caminhadas com no máximo 10 pessoas que receberão informações sobre as plantas e animais que vivem na Mata Atlântica. Durante o percurso, que dura cerca de 40 minutos, os guias farão uma demonstração do trabalho que os pesquisadores realizam dentro da floresta.
Leia mais

MMA comemora Dia Internacional da Biodiversidade
23/5/2007
O Ministério do Meio Ambiente comemora no dia 25 de maio o Dia Internacional da Biodiversidade que, este ano, terá como tema "Biodiversidade e Mudanças Climáticas". O evento acontecerá no auditório (subsolo) do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, das 17h às 19h, e contará com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do secretário-executivo, João Paulo Capobianco, e da secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito.

JB organiza palestra sobre “Prédios Verdes”
21/5/2007
Por que sustentabilidade em empreendimento é importante?” Para responder a essa e outras perguntas sobre o conceito de sustentabilidade na construção no Brasil, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro programou uma palestra com o presidente da Sustentax, engenheiro Newton Figueiredo, empresa especializada em projetos de sustentabilidade social e ambiental para empreendimentos, no dia 25 de maio, às 10h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, na rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Entre esses empreendimentos, estão prédios residenciais, comerciais e agências bancárias.
Leia mais

Banco de Dados de Algas Marinhas Bentônicas disponível na Internet
17/5/2007
O Banco de Dados (BD) das espécies de Algas Marinhas Bentônicas do Estado do Rio de Janeiro já pode ser acessado pela internet no site /jabot/mapa/algasrj.php. Nele estão disponibilizadas informações sobre locais de ocorrência, datas das coletas, considerações ecológicas e referências bibliográficas dos trabalhos utilizados como fonte. O acesso à informação é feito através de uma ferramenta SIG (Sistema de Geoprocessamento) que permite variadas formas de consultas em um mapa interativo do RJ.
Leia mais

MMA promove Semana da Mata Atlântica em Porto Alegre
15/5/2007
Dentro das comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica, o Ministério do Meio Ambiente escolheu a cidade de Porto Alegre (RS) para realizar a Semana Nacional da Mata Atlântica, no período de 23 a 26 de maio. Assim como ocorre todos os anos, o evento promovido pelo MMA, conta com a parceria de instituições públicas e entidades da sociedade civil. Este ano, terá como parceiros o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Rede de ONGs da Mata Atlântica.
Leia mais

Reunião no JB discute medidas para acesso ao Parque da Tijuca
11/5/2007
As medidas emergenciais e de curto e médio prazo para garantir o funcionamento do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram discutidas na tarde desta quinta-feira (10) pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelos secretários de Meio Ambiente e de Turismo do estado e do município do Rio de Janeiro, o comando da Polícia Militar, da Polícia Federal, a Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, a Fundação Roberto Marinho, diretores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A reunião de trabalho foi realizada na sede do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais

Exposição de flores-de-maio marca Dias das Mães no Jardim Botânico
4/5/2007
flor_de_maioCentenas de flores-de-maio estarão à mostra na Exposição de Flor-de-maio, no período de 11 a 13 de maio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Associação de Amigos do Jardim Botânico, já é tradição no parque em comemoração ao Dia das Mães, e reúne anualmente um grande público atraído pela beleza da “flor-de-seda”, como é chamada. A exposição poderá ser vista na casa 6, sede da associação, na rua Jardim Botânico, 1008.
Leia mais

 

 

 

Galpão do Solar oferece programação para mães e filhos no Dia das Mães
4/5/2007
cartaz“Um Cheirinho na Mãe Natureza” é como foi definida a programação especial para o Dia das Mães promovida pelo Galpão do Solar, no dia 13 de maio (domingo).
Leia mais

 

 

Jardim Botânico lança livro sobre plantas da restinga
3/5/2007
livro_restingaPesquisadores do Programa Conservação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e pescadores artesanais de Arraial do Cabo elaboraram um livro sobre as plantas úteis da restinga. O conteúdo é fruto da convivência e parceria de muitos anos entre os biólogos da instituição e pescadores locais. Ao todo, são destacadas 20 plantas mais importantes dentro da vida familiar e da economia de subsistência da região. São espécies para uso medicinal, alimentar, ornamental, tecnológico, em construções e na produção de combustíveis. Para resgatar as informações sobre as plantas úteis foram realizadas entrevistas com 15 pescadores artesanais. O livro, ou manual, teve como base pesquisas etnobotânicas realizadas nos anos 2000 e 2001 junto aos pescadores da reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, da Praia Grande à Figueira, onde predominam restingas e dunas.
O texto tem linguagem clara e pode ser usado por estudantes e pelo público em geral. O livro, também chamado de manual, será lançado no dia 07/05, às 11h, na APAC - Praia Grande, em Arraial do Cabo.

Jardim Botânico reforma suas pérgulas
3/5/2007
As principais pérgulas que ornamentam recantos do Jardim Botânico estão sendo reformadas. O trabalho começou pela pérgula próxima ao Chafariz das Musas e por outra situada em frente ao Orquidário. Ele consiste na raspagem das estruturas, colocação de concreto com saibro nas rachaduras e falhas de reboco, completando com a tradicional pintura branca. Os oito operários que executam a obra trabalham com cuidado para não danificar as lianas, plantas que compõem as pérgulas, como a flor-de-jade, o papo-de-peru, o bouganville e a Camoensia scandens.

Autoridades da Dinamarca visitam JB
27/4/2007
Anne-Mette Rasmussen, esposa do Primeiro-ministro da Dinamarca, e a embaixatriz Pia Konigsfeldt visitaram, no dia 26 de abril, o Jardim Botânico do Rio. Elas foram recepcionadas pelo presidente da instituição, Liszt Vieira.

Publicado nova ediçaõ do NOTÍCIAS DO JARDIM
27/4/2007
Com os seguintes destaques:
- JB recupera terreno e amplia Teatro Tom Jobim
- Diretoria de administração investe na qualidade da gestão
- Jardim Botânico reforma suas pérgulas
- Jardim Botânico terá bromeliário ao ar livre
- JB festeja uma década de parceria
Leia aqui (em PDF)

Seminário Frutos no Jardim
26/4/2007
cartaz

Escritores lançam livro no Orquidário
25/4/2007
convite

Jardim Botânico apresenta a exposição Orquídeas no Jardim
20/4/2007
cartazA 15ª exposição de orquídeas, evento tradicional do Jardim Botânico do Rio, acontecerá de 28 de abril a 1º de maio. Esse ano, a instituição estará comemorando a parceria com o designer de jóias Antônio Bernardo que há 10 anos adotou o orquidário do Jardim. Essa será a maior exposição já realizada e reunirá stands de 14 orquidários do Rio, São Paulo, Minas e Brasília. Uma ornamentação especial será montada no centro da estufa, utilizando 100 plantas doadas pela OrquidaRio, organizadora da mostra.
Leia mais

 

Pesquisadora do CRIA/Campinas faz palestra na ENBT
19/4/2007
A dra. Marinez de Siqueira, pesquisadora associada do Centro de Referência em Informática Ambiental (CRIA/Campinas), vai ministrar a palestra "Mudanças ambientais: possíveis impactos na biodiversidade". Ela faz parte do Seminário de C&T e acontecerá, amanhã, dia 20/04, às 15h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical.

IUCN publica artigo de pesquisadora do JB
19/4/2007
A 12ª edição do "Boletín Especies Amenazadas da IUCN" traz o artigo que trata sobre a "Etnobotânica de pescadores artesanais do Centro de Diversidade de Cabo Frio - RJ", da pesquisadora Viviane S. Fonseca-Kruel, do Programa Conservação - DIPEQ. O arquivo completo pode ser encontrado para leitura no endereço abaixo:
http://www.sur.iucn.org/listaroja/boletin/boletin12/12articulo7.htm

Revista Rodriguésia ganha capa nova e será trimestral
12/4/2007
Já está disponível em formato digital a última edição da revista Rodriguésia no site: http://rodriguesia.jbrj.gov.br. O número impresso será lançado até o final do mês. O fascículo contém quinze artigos, com destaque para a diversidade de temas e contribuições da Costa Rica, Cuba e Venezuela, além de vários estados brasileiros. Nessa edição constam artigos longos, oriundos de teses e dissertações.
Leia mais

Jardim Botânico forma mais 30 jovens jardineiros
9/4/2007
Mais 30 jovens jardineiros formados pelo Núcleo Sociambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro estão aptos para o mercado de trabalho. A formatura da turma de 2006 do curso de Arborização e Jardinagem acontecerá no dia 11 de abril (quarta-feira), às 16h, no auditório da Embrapa Solos, Rua Jardim Botânico, 1024. Desde 1989, data em que o curso foi criado, cerca de 2 mil jovens recrutados em comunidades populares já foram formados.
Leia mais

Jardim Botânico reformará o piso para conforto dos visitantes
30/3/2007
A aléia Caminhoá, que vai da Cascata Nova até a Casa dos Pilões, será interditada a partir do dia 2 de abril para a reforma do piso. A medida dará início ao projeto que vai abranger as áreas mais visitadas do Arboreto. O objetivo é oferecer maior conforto ao público, principalmente às pessoas com dificuldades de locomoção e aos pais que utilizam carrinhos de bebê. Numa primeira etapa, será feita a recomposição do sistema de drenagem do piso, trabalho que envolve o remanejamento de calhas, desobstrução e substituição de dutos para proteger os caminhos dos danos causados pelas chuvas. Em seguida, o piso será nivelado e fortalecido com uma mistura de solo cimento para ficar mais regular e facilitar a passagem dos carrinhos de bebê, cadeiras de rodas e do carrinho elétrico do JB que circula de hora em hora com os visitantes. As obras de reforma do piso das principais aléias do Jardim serão concluídas até o final do ano.

Prática teatral será tema de workshop do Grupo Solar
30/3/2007
O Grupo Galpão do Sola realizará o workshop “Oficina de interpretação com máscaras balinesas”, nos dias 14 e 15 de abril, das 10h às 16h, no galpão que fica ao lado do Solar da Imperatriz. O evento abordará a prática teatral, através do trabalho de improvisações com a utilização de máscaras e música, e será conduzido pela atriz Fabiana de Mello e Souza que integrou a troupe do Thèatre du Soleil, de 1997 a 2006. As inscrições já estão abertas e a taxa cobrada é de R$ 170,00. Os interessados devem ligar para: 3875 6261. O endereço do Galpão do Solar é: Rua Pacheco Leão, 2040.

Participação do NEA no curso de capacitação continuada de professores do MEC
27/3/2007
O Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (NEA) participará do projeto de Formação Continuada de professores da rede pública de ensino, durante o primeiro semestre deste ano. Aprovado pelo MEC, através de um edital do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o projeto tem como foco a educação ambiental e será apresentado em três módulos. Um deles, “Meio Ambiente e Gestão Ambiental”, será desenvolvido pelas educadoras do NEA Maria Teresa Gouveia, Maryane Saísse e Carmelita Bottino. O conteúdo desse módulo consta na apostila do curso e será ministrado para quinhentos e dezessete professores-alunos de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino. O projeto aprovado pelo MEC foi elaborado por uma equipe formada por representantes do JBRJ, das secretarias estadual e municipal de ensino, União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNIME/RJ, UERJ e pelas organizações não-governamentais Ecomarapendi e Geema

Palestras & Seminários
273/2007
A palestra "Phylogeographical study of pantropical plants with sea-drifted seeds" a ser proferida pelos dr. Tadashi Kajita e o dr. Koji Takayama programada para dia 28 de março, quarta-feira, foi transferida para 29 de março, quinta-feira, às 14h e se realizará no auditório do Solar da Imperatriz, na rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Entrada Gratuita.

Ibama entrega ao CNPq a primeira licença do Sisbio
21/3/2007
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançou ontem o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio), na sede do Ibama, em Brasília. Durante o evento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu a primeira licença permanente para coleta de material biológico para fins de pesquisa. Entre outras facilidades, o novo sistema permitirá aos pesquisadores solicitarem, via Internet, autorizações e licenças para a coleta de material biológico, execução de pesquisa em unidades de conservação e em cavernas, exportação e importação de material biológico com fins científicos e didáticos no âmbito do ensino superior. As autorizações, via on-line, serão emitidas num prazo máximo de 45 dias.
Para maiores informações, clique aqui.

A água será tema de encontro no Jardim Botânico do RJ
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Espaço Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente realizarão nos dias 21 e 22 de março o encontro "Águas de Março 2007" para discutir o manuseio e a preservação desse recurso natural. Participarão do encontro a presidente da Fundação France-Libertés, Danielle Mitterrand, autoridades e representantes da sociedade civil. Durante o evento, serão debatidos temas relacionados ao aquecimento global, a mudança no regime de chuvas e suas conseqüências para o Brasil, o planejamento para o abastecimento urbano, entre outras questões. Na ocasião, será lançado o movimento mundial "Mensageiros da Água (Porteurs d´au)", que busca propagar o direito ao acesso à água potável para todos os seres vivos. Também serão divulgados os resultados do projeto "Água em Unidade de Conservação", contemplado na Seleção Pública 2004 do programa Petrobras Ambiental. O encontro faz parte das comemorações do Dia Internacional da Água, 22 de março, e terá entrada franca. As inscrições serão feitas na hora, no local do evento.
Leia aqui a programação

 

Exposição de arte nos 70 anos do Parque Itatiaia
19/3/2007
Os setenta anos de criação do Parque Nacional do Itatiaia serão comemorados com uma exposição de fotografias, aquerelas e nanquins. A abertura será no dia 22 de março, às 20h, no hall do teatro do Sesc - SP. Serão apresentados trabalhos de diversos artistas entre eles, Paulo Ormindo, Maria Alice Rezende
e Marcos Sá Correa. O Sesc fica na Rua Clélia, 93, São Paulo.
Leia aqui a programação

Show de Teresa Cristina encerra temporada no Espaço Tom Jobim
16/3/2007
A cantora Teresa Cristina e o grupo Semente se apresentam mais uma vez no palco do Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Show será no dia 22/03, às 20h e marcará o encerramento da temporada de espetáculos que homenageou os 80 anos do maestro Tom Jobim. Durante dois meses, vários nomes da MPB marcaram presença no Espaço para tocar e cantar as composições do maestro. Os ingressos para o show custarão R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada) e estarão à venda a partir do dia 19/03, das 10h às 18h, na bilheteria do teatro que fica na rua Jardim Botânico, 1008. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2239 4562.

Curso de Ilustração Botânica na ENBT
16/3/2007
Estão abertas as inscrições para o curso de ilustração botânica da Escola de Botânica Tropical do JBRJ. O curso abordará técnicas em grafite e bico de pena - nanquim e acontecerá no período de 03/04 a 28/06. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e as mensalidades custarão R$ 170,00. As inscrições podem ser feitas através do site: www.jbrj.gov.br/enbt/2007/inlustbiol2. O curso de ilustração botânica é voltado para os alunos e professores de ciências biológicas e agrárias, engenharia agrônoma e florestal, arquitetura, paisagismo, desenho industrial, comunicação visual e belas artes. A ENBT fica na rua Pacheco Leão, 2040, Horto (tel:3875-6205).

Curso de Macrofotografia na ENBT
13/3/2007
A Escola Nacional de Botânica Tropical abriu hoje as inscrições para o Curso de Macrofotografia que será realizado nos dias 10, 12, 17 e 24 de abril, de 14h às 17 h, na sede da ENBT. Os interessados poderão fazer a pré-inscrição através do site: www.jbrj.gov/enbt/2007/fotografia. As vagas são limitadas e as inscrições e matrículas (taxa de R$ 80,00) devem ser confirmadas até o dia 30/03 na secretaria da escola, rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Outras informações estão no site acima.

Nova edição do Notícias do Jardim
12/3/2007
Com os seguintes destaques:
. Portão recompõe conjunto arquitetônico no JB
. Jardim Botânico recupera as margens do Rio dos Macacos
. JB pesquisa pragas que atingem palmeiras-imperiais
. Preservação dos recantos históricos
Leia aqui (em PDF)

Palestras & Seminários
22/3/2007
No dia 28 de março, quarta-feira, às 14 h, no auditório do Solar da Imperatriz, na rua Pacheco Leão, 2040, Horto, o dr. Tadashi Kajita e o dr. Koji Takayama, da Universidade de Chiba, no Japão, ministrarão a palestra "Phylogeographical study of pantropical plants with sea-drifted seeds." Entrada gratuita.

Flora Brasiliensis on-line será tema de palestra na ENBT
9/2/2007
A palestra “Sistema de Informação Flora brasiliensis on-line” será apresentada por Sidnei de Sousa, do Centro de Referência em Informação Ambiental de Campinas, no dia 14/03, às 14h, no auditório da ENBT. A apresentação incluirá o histórico do sistema de informação objeto da palestra, destacando a obra de Martius e o desenvolvimento de um ambiente colaborativo para a produção de uma nova lista de espécies de plantas que ocorrem no Brasil. Será feita uma demonstração on-line dos dois sistemas integrados, a Flora Brasiliensis de Martius e os módulos do ambiente computacional Flora brasiliensis revisitada.

Rodriguésia publica artigos sobre biologia de conservação
9/2/2007
O último número da revista Rodriguésia é dedicado a Reserva Biológica de Poço das Antas (Rebio), em Silva Jardim (RJ). Uma equipe de pesquisadores do JBRJ está realizando levantamentos taxonômicos, trabalhos de campo de base ecológica sobre a flora, a vegetação e o uso de recursos vegetais por comunidades rurais próximas à reserva. O objetivo das pesquisas é obter o máximo de informações necessárias às tarefas conservacionistas para melhorar as condições ecológicas dos ecossistemas degradados dessa reserva.
Leia mais

CGEN divulga consulta pública
31/1/2007
O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) divulgou a Consulta Pública nº 2, já veiculada no site do Ministério do Meio Ambiente, que trata de estabelecer as formas de repartição de benefícios com as comunidades em situações em que há mais de um detentor do (mesmo) conhecimento tradicional associado acessado. Inicialmente, a Consulta Pública ficará no ar até o dia 26 de março.
Leia mais

Espaço Tom Jobim recebe João Donato e Paulo Moura
12/3/2007
cartaz
Os músicos João Donato e Paulo Moura se apresentam no Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira, 15/03, às 20h. O show será mais uma atração do projeto em homenagem aos 80 anos do maestro que já levou ao palco do espaço artistas como Nana Caymmi, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Milton Nascimento, entre outros. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Outras informações pelo telefone: 2239 4562.

Palestra & Seminários 2007
7/3/2007
"Avaliação de Programas de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: uma Proposta Aplicada ao Caso do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Ministério da Ciência e Tecnologia - PADCT/MCT", a ser ministrada pelo professor Pierre Ohayon da FACC/UFRJ, no auditório da ENBT, na rua Pacheco Leão, 2040, Horto, no dia 8, quinta-feira, às 10 h, entrada gratuita.

Aula inaugural na ENBT
5/3/2007
Acontecerá nessa quarta-feira, dia 7 de março, às 10h, no auditório do Solar da Imperatriz, a aula inaugural da ENBT que dará início às atividades letivas do ano de 2007. Na oportunidade será apresentada a palestra “A Etnobotânica – enfoques e aplicabilidade no desenvolvimento e conservação das plantas úteis e do conhecimento tradicional associado”, ministrada pelo o professor Cláudio Urbano Pinheiro.

Nova edição do Notícias do Jardim
22/2/2007
Lançado nova edição do Notícias do Jardim com os seguintes destaques:
. Pesquisa comprova: bromélias não são focos de mosquito da dengue
. Parcerias aumentarão coleção do Cactário
. Jovens iniciam aulas no Campus socioambiental
Leia aqui

ENBT abre inscrições para curso de Gestão da Biodiversidade
14/2/2007
Estão abertas as inscrições para a seleção da nova turma do curso de pós-graduação lato sensu de especialização em Gestão da Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O curso, uma parceria do Jardim Botânico, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é aberto à profissionais de todas as áreas com interesse na gestão ambiental de recursos naturais. As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de março, na ENBT, rua Pacheco Leão, 2040, Horto Florestal.
Leia aqui as informações e faça sua inscrição
http://www.nadc.biologia.ufrj.br/biodiversidade.htm

ENBT inicia programas de extensão
12/2/2007
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro inicia suas atividades letivas com cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e extensão, com foco no conhecimento da flora nacional, dos ecossistemas brasileiros e na conservação de espécies. Ao todo, são cerca de 200 horas efetivas de aula em cursos de extensão a cada ano, além de dois cursos de especialização. Entre as atividades de extensão, o destaque é para o Programa de Ilustração Botânica, criado em 2001. O programa inclui ainda estágios para alunos selecionados ao final do curso. Os cursos podem ser ministrados por pesquisadores e servidores do Jardim Botânico e demais pessoas interessadas fora da instituição mediante inscrições.
Leia mais

Arnaldo Antunes faz show no Jardim Botânico
27/2/2007
cartaz
O cantor e compositor Arnaldo Antunes se apresenta no próximo dia 01/03, quinta-feira, às 20h, no Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O show faz parte do projeto Concertos para a Mata Atlântica que desde meados de janeiro vem realizando espetáculos em homenagem aos 80 anos do maestro Tom Jobim. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2239 4562.

Jardim Botânico tem horário especial no carnaval
12 /2/2007
Nos feriados do Carnaval, entre os dias 17/2 (sábado) e 20/2 (terça-feira), o Jardim Botânico estará aberto das 8h às 15h. Na quarta-feira de cinzas (21/2), o público poderá visitar o parque das 12h às 17h.

Espaço Tom Jobim fechará no Carnaval
12/2/2007
O Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente estará fechado nos dias 17,18,19 e 20 de fevereiro e voltará a funcionar no dia 21, quarta-feira de cinzas, à partir das 12h. Com isso, ficarão interrompidas as visitas à Casa do Acervo e à Exposição Mata Atlântica.

Grade de disciplinas do Programa de Pós-Graduação da ENBT
31/01/2007
O Programa de Pós-Graduação da ENBT divulgou a grade disciplinas para o 1º Semestre de 2007. Para lê-lo acesse a página do programa de Pós-Graduação (a partir do menu "ensino") e consulte a opção Grade de disciplinas.

Jardim Botânico tem horário especial no carnaval
8/2/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro programou um horário especial para visitação pública durante o período de Carnaval. O esquema começa no próximo dia 11 de fevereiro, com o funcionamento do parque no horário das 8h às 13h. Nos feriados do Carnaval, entre os dias 17/2 (sábado) e 20/2 (terça-feira), o Jardim Botânico estará aberto das 8h às 15h. Na quarta-feira de cinzas (21/2), o público poderá visitar o parque das 12h às 17h.

Show de Wagner Tiso e convidados no Jardim Botânico
6/2/2007
cartaz
O compositor mineiro Wagner Tiso apresentará nesta quinta-feira um show em comemoração aos 80 anos de Tom Jobim. Será mais um espetáculo do projeto Concertos para a Mata Atlântica do Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio Janeiro. Participam do show os músicos Victor Biglione e Hugo Pilger. No repertório estão músicas de Tom Jobim, Villa Lobos, além de composições de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros.
O show “Clássicos da MPB e Tom & Villa” será no dia 8 de fevereiro, às 20h, com ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). O telefone do Espaço Tom Jobim é: 2239-4562.

ENBT realiza debate sobre meio ambiente e justiça no RJ
1/2/2007
A exemplo do que acontece desde 1999, o IPPUR/UFRJ e a Associação Roda Viva, em parceria com o International Honors Program - IHP, organizam um estudo sobre a cidade do Rio de Janeiro, como parte do programa "Cidades do Século 21", para universitários norte-americanos. Através deste programa, os estudantes visitam várias mega-cidades do mundo, estudando problemas e soluções encontradas em cada cidade, abordando várias facetas das relações entre o ambiente urbano, o natural e o social. O itinerário de 2007 será Nova York, Rio de Janeiro, Curitiba, Cidade do Cabo e Aukland.
Leia mais

Marina Silva inaugura novo bromeliário
29/01/2007
Bromeliário O novo Bromeliário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi aberto oficialmente ao público no último dia 25, durante uma solenidade que contou a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo o presidente da instituição, Liszt Vieira, a nova estufa especialmente reformada para ampliar e conservar a coleção de bromélias, “é uma conquista para a pesquisa e visitação do Jardim Botânico por reunir mais de 20 gêneros da espécie do Brasil e do exterior”. Juntamente com o Orquidário e Cactário, o Bromeliário é um dos locais mais visitados do parque.
Leia mais


Jardim Botânico ganha novo bromeliário
23/01/2007
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura no dia 25 de janeiro (quinta-feira), às 10h, o novo Bromeliário com área ampliada para o plantio de novas espécies, novos canteiros e condições climáticas ideais para a conservação das bromélias. Com aproximadamente 600 metros quadrados, o espaço é agora a maior estufa no interior do parque destinada a uma coleção botânica, representadas também no Orquidário, Cactário e Insetívoras. A obra, uma parceria com a empresa Amil no valor de cerca de R$ 320 mil, trará de volta ao público uma rica e rara coleção de bromélias. A solenidade terá a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Leia mais

Aniversário de Tom Jobim tem shows e exposição no Espaço Tom Jobim
23/01/2007
Capitaneado por Paulo Jobim, responsável pelo acervo do pai, o Espaço Tom Jobim comanda as comemorações em torno dos 80 anos do maestro (1927- 1994) iniciando em 25 de Janeiro , data do aniversário de Tom, uma série com 7 shows. A festa começa às 19h, com a exposição “Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica”, onde filmes, vídeos e fotografias inéditas revelam a beleza e importância da floresta que motivava o compositor. As imagens são do cineasta Sergio Bernardes, do acervo pessoal de Tom e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais

Planta aquática desconhecida no Brasil é cultivada no Cactário do JB
19/1/2007
EuryaleEm breve, o laguinho do cactário estará coberto por folhas de Euryale, típica do sudeste asiático, uma planta da família das Nymphaeaceae, a mesma da nossa Victoria Amazônica. As folhas da Euryale podem atingir 1,5 m de diâmetro. Desconhecida no Brasil, suas sementes foram doadas por uma colecionadora da Flórida (EUA) e plantadas dentro de um anel de concreto com matéria orgânica e areia. O cactário foi o local escolhido por que as folhas dessa espécie aquática possuem espinhos em ambas as faces, característica muito comum às plantas típicas das regiões secas. As lindas flores roxas da Euryale podem ser melhor contempladas no inverno, quando aparecem acima da superfície da água. No resto do ano, as flores ficam submersas.
Leia mais

 

 

Jardim Botânico terá Aquário Marinho
19/1/2007
O Jardim Botânico inaugura este ano um Aquário Marinho com recifes da região dos Abrolhos, no sul da Bahia. Dentro de 22 metros cúbicos de água estarão algas de todas as cores, peixes, corais, ouriços, estrelas, conchas e esponjas. A idéia é oferecer ao público do Jardim uma amostra desse ecossistema típico da região nordeste, ainda pouco conhecido dos brasileiros.
Leia mais

Nova edição do Notícias do Jardim
19/1/2007
Com os seguintes destaques:
. Jardim Botânico reforma prédio da pesquisa
. Jardim Botânico terá Aquário Marinho
Leia aqui

Cactário do JB terá nova coleção de plantas
10/1/2007
Uma parceria entre o Jardim Botânico do Rio e as empresas Blue Man e Espaço Botânico vai aumentar a coleção de plantas das estufas e canteiros do cactário da instituição. A Blue Man comprará as plantas e o Espaço Botânico, especializado em paisagismo, irá distribuir as espécies pelos canteiros e estufas e cuidará da manutenção do cactário pelos próximos dois anos. Em uma das estufas, haverá canteiros de paisagismo compostos por pequenos cactos e outras plantas suculentas que formarão alguns micro-mundos com as espécies de menor porte. A partir de março, os visitantes do Jardim poderão conferir a nova coleção do cactário.Reaberto para a visitação no ano passado após 15 anos fechado, o espaço possui hoje um canteiro com cactos estrangeiros, um com cactos do Brasil e um terceiro denominado “Parece mas não é”,onde ficam as plantas que se assemelham aos cactos mas que pertencem a outras famílias botânicas.

 

ENBT abre inscrições para os cursos de Ilustração Botânica em 2007
9/1/2007
ilustração botânicaJá estão abertas as inscrições para os cursos de extensão em Ilustração Botânica e Ilustração Botânica I de 2007 oferecidos pela ENBT e voltados para alunos e profissionais de ciências biológicas e agrárias. Os cursos serão ministrados pelos professores Malena Barreto e Paulo Ormindo que utilizarão técnicas em grafite e nanquim para abordar o desenho de observação sob espécies de vegetais herborizados, conservados em solução e/ou vivos, a representação figurativa das estruturas morfológicas internas e externas, com o auxílio de binocular e câmara clara e o uso de escala. O primeiro curso acontecerá de 6 a 22 de março com aulas duas vezes por semana, com turmas de 9h às 12h e de 14h às 17h. O valor da mensalidade será R$ 150,00 e a taxa de inscrição é de R$ 30,00.
Leia mais

 

 

 

 

 

 

volta à página inicial