Matérias publicadas em 2008

Jardim Botânico ganha revista semestral em comemoração ao seu bicentenário
22/12/2008
Como parte das celebrações pelos 200 anos da instituição, será lançada oficialmente nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro, a “Revista Jardim Botânico”, uma publicação semestral com entrevistas, reportagens, notas e fotos sobre o cotidiano do parque criado por dom João VI em 1808. A edição colorida, com 40 páginas, tem distribuição gratuita e é voltada para os servidores, visitantes, admiradores e parceiros da instituição. Clique aqui para ler a edição digital da revista.

Exposição 'Peixes e Corais' de Carlos Secchin será aberta ao público dia 20 no Centro de Visitantes
19/12/2008
Peixes - Carlos SecchinO Jardim Botânico receberá, de 20 de dezembro a 30 de janeiro, no Centro de Visitantes, a exposição “Peixes e Corais”, do fotógrafo Carlos Secchin, que há 35 anos dedica-se à atividade fotográfica submarina na costa e no entorno das ilhas oceânicas brasileiras. Na abertura da exposição havéra também o lançamento do livro “Peixes do Brasil”, assinado pelo artista, que inclui algumas das imagens expostas na mostra aberta ao público, com entrada gratuita.
Leia mais

 

ENBT divulga lista de candidatos aprovados na seleção de mestrado e doutorado de 2008
18/12/2008
As Comissões de Seleção para o Mestrado e Doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) divulgaram nesta quinta-feira, 18 de dezembro, as listas dos aprovados nos referidos processos de seleção. Clique aqui para acessar a classificação final.

Chico Mendes será homenageado dia 22 com entrega de prêmios e shows no Jardim Botânico
18/12/2008
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro será palco, dia 22 de dezembro, às 18h, de uma dupla homenagem a Chico Mendes. Além da cerimônia de entrega do 7° Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, havéra o show “Salve Amazônia – tributo a Chico Mendes”, reunindo Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Orquestra Imperial, os índios de etnia benki do Trio Ashaninka do Rio Amônea e o seringueiro sertanejo Txai Macedo (estes, originários do Acre, terra de Chico Mendes). A premiação será realizada, pela primeira vez no Rio de Janeiro e terá Letícia Spiller e Lucélia Santos como mestres de cerimônia.
Leia mais

Guias bilíngües farão visitas guiadas pela Trilha Histórica do Jardim Botânico nos dias 20 e 21 de dezembro
15/12/2008
CartazImagine percorrer as aléias bicentenárias e os pontos de interesse histórico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na companhia de seu criador, d. João VI e Carlota Joaquina. Esse é o objetivo do projeto Trilha Histórica, desenvolvido pela equipe do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, em comemoração aos 200 anos do parque – e com patrocínio da Natura, empresa parceira do JBRJ –, que será retomado nos próximos dias 20 e 21 de dezembro (sábado e domingo).
Leia mais

Livro que reúne artigos sobre biologia e mudanças climáticas no Brasil será lançado dia 15 no Herbário do JBRJ
12/12/2008
t Será lançado no Jardim Botânico, nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 16h, o livro "Biologia & Mudanças Climáticas no Brasil", organizado por Marcos Silveira Buckeridge. A obra traz um conjunto de opiniões de biólogos, jornalistas e de um artista brasileiro sobre como a vida poderá responder às alterações no clima em andamento em nosso planeta. Os autores - entre eles Fábio Scarano, diretor de Pesquisa Científica do JBRJ - explicam o que são as mudanças climáticas globais e seus possíveis efeitos e como as plantas, os animais e os ecossistemas terrestres e marinhos responderão ao aquecimento global no Brasil. Os capítulos são agrupados em cinco dimensões (atmosférica, botânica, zoológica, ecológica e humana), que se contextualizam no conceito de GAIA como um sistema complexo onde vivemos e que temos de entender e cuidar.
Leia mais

 

 

Versão de Orson Welles para “Falstaff”encerra ciclo sobre Shakespeare no Cineclube do Jardim dia 16
15/12/2008
CartazNa terça-feira, dia 16 de dezembro, às 19h, será exibido o filme “Falstaff”, do Orson Welles, como encerramento do ciclo inaugural do Cineclube do Jardim, intitulado Shakespeare na tela. O cineasta Walter Lima Jr comandará um debate sobre essa produção, de 1965, que reúne fragmentos de diversas obras de Shakespeare, como 'Ricardo III' , 'Enrique IV' e 'As Alegres Senhoras de Windsor' em torno do personagem Sir John Falstaff. No elenco, além do próprio Welles, Jeanne Moreau, John Gielgud, keith Baxter, Norman Rodway. Em seguida, será apresentado o próximo ciclo do Cineclube, selecionado pelo cineasta, para os próximos meses.

 

Jardim Botânico receberá coro e orquestra do Theatro Municipal em evento aberto ao público dia 14
11/12/2008
Coro e Orquestra do Theatro Municipal No domingo, dia 14 de dezembro, às 18h, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro receberá o coro e a orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma apresentação gratuita, aberta ao público, como forma de encerramento das comemorações dos 200 anos do parque. No programa está “Messias”, do compositor alemão naturalizado inglês G.F.Haendel, que foi escolhida não só por ser uma das mais importantes composições de todos os tempos, mas também por referir-se ao nascimento, à vida e à morte de Cristo. Para esta apresentação “O Messias” terá duração reduzida para 1h20, e será apresentado no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico sob a regência do maestro Silvio Viegas.
Leia mais

ENBT divulga horários das entrevistas e lista de aprovados na prova escrita para o Mestrado
11/12/2008
Clique aqui para consultar a tabela de horários das entrevistas e a lista de aprovados na prova escrita para o Mestrado na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT).

José Augusto Pádua falará dia 16 sobre colonialismo europeu e florestas tropicais no encerramento do ciclo Histórias do Jardim
8/12/2008
No dia 16 de dezembro, às 10h, a Escola Nacional de Botânica Tropical receberá o historiador José Augusto Pádua, que fará a conferência "Colonialismo europeu e florestas tropicais:o Brasil no contexto global", marcando o encerramento do seminário mensal Histórias no Jardim, evento que teve início em junho do ano passado e faz parte das comemorações dos 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais

Livro sobre árvores notáveis que celebra 200 anos de história do Jardim Botânico será lançado dia 9
9/12/2008
t Na terça-feira, dia 9 de dezembro, haverá o lançamento do livro "Árvores Notáveis - 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro", para convidados, em comemoração ao bicentenário do parque. A obra, que terá versões em inglês e português separadas, apresenta 84 aquarelas de árvores notáveis encontradas no Jardim, acompanhadas de perfil e de um detalhe a lápis para auxiliar a identificação da espécie, bem como verbetes que contemplam tópicos como características físicas, história, importância ecológica e econômica, entre outros. Leia mais

Arsenal terapêutico botânico é tema de três palestras no canteiro de Plantas Medicinais
8/12/2008
No dia 10 de dezembro, a partir das 14h, ocorrerá no canteiro de plantas medicinais uma série de três palestras que fazem parte do Ciclo Causos, Contos e Encontros Sobre as Contribuições ao Arsenal Terapêutico Brasileiro.
Leia mais

Novo livro sobre os 200 anos do JBRJ será lançado dia 7 no Centro de Visitantes
5/12/2008
No domingo, dia 7 de dezembro de 2008, às 11h, será lançado em evento para convidados, no Centro de Visitantes, o livro "Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 1808/2008", uma edição da Artepadilla, com coordenação editorial de Roberto Padilla e Nair de Paula Soares e consultoria editorial de Sylvia de Botton Brautigam. O livro tem 332 páginas e 460 imagens - reproduções fotográficas e de aquarelas, desenhos, pinturas, ilustrações e mapas que recontam a história do parque que é um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro. Neste dia, o livro estará à venda no JBRJ com preço promocional e renda revertida para o parque.
Leia mais

 

Trilha Histórica volta ao Jardim Botânico neste fim de semana
11/11/2008
tImagine percorrer as aléias bicentenárias e os pontos de interesse histórico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na companhia de seu criador, d. João VI e Carlota Joaquina. Esse é o objetivo do projeto Trilha Histórica, desenvolvido pela equipe do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, em comemoração aos 200 anos do parque – e com patrocínio da Natura, empresa parceira do JBRJ –, que será retomado nos próximos dias 15 e 16 de novembro, sábado e domingo.
Leia mais

 

Flautistas da Pro Arte farão show domingo em homenagem ao Rei do Baião
11/11/2008
FlautistaNeste domingo, dia 16 de novembro, às 16h, haverá uma apresentação gratuita da orquestra infanto-juvenil de sopros e vozes Flautistas da Pro Arte, no Gramado do Centro de Visitantes do Jardim Botânico. No evento, serão apresentadas músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que será o grande homenageado do dia no show “Luiz Gonzaga e os cabras da peste”. Os 35 adolescentes e pré-adolescentes que integram o grupo apresentarão ao público 11 músicas de um repertório de ritmos como baião, xote, xaxado, chamego, choro, valsa, mazurca, coco, com regência de Claudia Ernest Dias e direção musical de Claudia Ernest Dias e Raimundo Nicioli.
Leia mais

Domingo é o último dia para conferir o Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico
7/11/2008
Termina no dia 9 de novembro, domingo, o I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico – Cine Gaia, que contou com exibições gratuitas de filmes sobre a questão ambiental no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, e no Centro Cultural Correios, no Centro. Entre os destaques do últimos dias de evento estão uma mesa redonda sobre povos indígenas e conhecimento tradicional com a participação de Mari Baiocchi e Regina Abreu, no sábado, após a exibição do filme brasileiro Pirinop, às 15h30, além dos comentários de Ariane Peixoto, do JBRJ, sobre o filme O Segredo do Kalahari, às 16h20. NO enceramento do evento será no domingo, às 18h45, no Centro Cultural Correios.
Confira a programação

Preços de ingresso e estacionamento serão reajustados dia 10 de novembro
7/11/2008
Na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, entrarão em vigor os valores atualizados do ingresso e dos serviços prestados e produtos vendidos pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Sem reajuste desde 2002, a tabela com os valores atualizados a partir de 10/11 será a seguinte: ingresso individual por dia (R$ 5,00) - sendo que crianças até 7 anos e adultos acima de 60 anos têm gratuidade -; estacionamento para carros até cinco assentos (R$ 5,00), para carros com mais de cinco assentos (R$ 9,00) e para motocicletas (R$ 3,00).
Leia mais

Cine Gaia promove hoje debate sobre biodiversidade com pesquisadores do JBRJ e exibe filme sobre Folha Seca
4/11/2008
Nesta terça-feira, dia 4/11, às 17h, haverá mesa redonda sobre o tema Biodiversidade, dentro da programação do I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico - Cine Gaia. Participarão da mesa os pesquisadores do JBRJ Tânia Sampaio e Haroldo Cavalcante, além de Claudio Bohrer, professor da UFF. Antes, às 14h, havéra exibição no Programa Criança do curta-metragem brasileiro de 12 minutos sobre a dedicação do voluntário Orlando Pereira da Silva, o Folha Seca, ao Jardim Botânico. Confira aqui a programação completa desta terça-feira.
Leia mais

Ministro Carlos Minc prestigia abertura do Cine Gaia no Jardim Botânico
3/11/2008
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prestigiou a abertura oficial do I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico – Cine Gaia, na última sexta-feira, dia 31/10, no Teatro Tom Jobim. Ao lado de Liszt Vieira, presidente do Jardim Botânico, Minc participou da mesa de abertura com Sérgio Sá Leitão, diretor da Ancine, e Adair Rocha, representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, que assistiram junto com os convidados à cerimônia oficial de abertura do Festival, que teve como mestre de cerimônia a atriz e cantora Mariana de Moraes. Em seu discurso, o ministro ressaltou a importância de iniciativas como a da criação do Cine Gaia, que ajudem a fomentar o debate da questão ambiental em níveis nacional e internacional, através do cinema. Clique aqui para ver as fotos do evento de abertura.

Vale homenageia brasileiros imortais com novas espécies descobertas por pesquisador do JBRJ
3/11/2008
O pesquisador Marcus A. Nadruz Coelho participou, na última sexta-feira (31/10), na Academia Brasileira de Letras, da divulgação dos vencedores do concurso Brasileiro Imortal, promovido pela Vale. O pesquisador é autor de três das seis espécies novas descobertas na Reserva Natural da Vale, em Linhares, que homenagearão as personalidades vencedoras. No evento, os Correios emitiram os selos que representam as espécies ilustradas por Dulce Nascimento e dentre as personalidades que serão homenageadas com as espécies descobertas por Marcus Nadruz estão Zeneida Lima, Rachel de Queiroz e José Hamilton Ribeiro. Clique aqui para ver as imagens dos selos.

Jardim Botânico recebe seu 1° Festival de Cinema Ambiental nesta sexta-feira, dia 31 de outubro
29/10/2008
ConviteA direção do Jardim Botânico convida a todos para participar do seu Cine Gaia --- I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que será aberto oficialmente no dia 31 de outubro, às 17h, no Teatro do Espaço Tom Jobim. Na ocasião, haverá a exibição de um filme de meia hora em homenagem a José Lutzenberger, um dos primeiros ativistas ambientais do Brasil, seguido da palestra de um convidado ilustre, o cientista político alemão Elmar Altvater, que falará sobre o filme “O legado Lutzenberger” e também sobre o seguinte tema: "Rio 92 e o Caminho de Copenhagen: novos desafios atuais na crise atual". As exibições do 47 filmes selecionados pelo Festival serão gratuitas e acontecerão no Jardim Botânico e no Centro Cultural dos Correios. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Prorrogação do prazo para inscrição no concurso público do JBRJ
15/10/2008
Informamos que foi prorrogado o prazo para inscrição no concurso público do JBRJ, até o dia 23 de outubro, conforme novo Edital MCT/JBRJ nº 3, publicado em DOU.

Retificação do Edital do Concurso do JBRJ
Informamos que a Retificação do Edital do Concurso Público do JBRJ foi publicada no Diário Oficial de 17/09/08 , Seção 3 - página 6, podendo ser acessado pelo link Edital MCT/JBRJ nº 2 (retificação).
Leia aqui a matéria sobre o edital nº1

 

Cineclube do Jardim apresenta nesta terça-feira 'Hamlet' de Laurence Olivier
3/11/2008
tParte do ciclo Shakespeare na tela, o Cineclube do Jardim apresentará nesta terça-feira, dia 4 de novembro, às 19h, o filme 'Hamlet', de Laurence Olivier. A produção, de 1948, ganhou quatro Oscar e conta com sir Laurence Olivier na pele do príncipe da Dinamarca, além de Eileen Hurley, Basil Sydney e Jean Simmons no elenco, entre outros. Na ocasião, a exibição será seguida de debate com o cineasta Walter Lima Jr e contará com a participação de Liszt Vieira, presidente do Jardim Botânico. Para agendamento, entre em contato com o Centro de Visitantes do Jardim Botânico pelo telefone 3874-1808.

Plantas indígenas na fitoterapia brasileira são tema de palestra dia 5 de novembro
3/11/2008
A professora Regina Abreu, doutora em Antropologia Social pela UFRJ e pesquisadora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular da Funarte, ministrará a palestra “Contribuição Indigena na Cultura Brasileira”, no dia 5 de novembro, às 14h, no canteiro de plantas medicinais do Jardim Botânico. A palestrante falará sobre a pesquisa que desenvolveu com plantas medicinais edos rituais mágicos quando conviveu entre índios e seringueiros da região amazônica. Para participar da palestra gratuita é preciso agendar a participação pelo telefone 2294-6590.

Obras para troca de piso interditarão parcialmente estacionamento de visitantes de 20/10 a 30/11
20/10/2008
A diretoria do Jardim Botânico informa que interditará parcialmente, de 20 de outubro a 30 de novembro, o estacionamento e o acesso de carros pela entrada da Rua Jardim Botânico, n° 1.008, devido a obras de substituição do piso no local. O asfalto usado atualmente no piso será trocado por blocos intertravados de cerâmica do acesso de automóveis até a saída em frente à Prefeitura do parque. Espera-se que, dentro de 45 dias, as intervenções estejam concluídas. A obra, que será realizada com recursos da Camargo Corrêa, terá três etapas: 1ª etapa – Da Prefeitura até o gramado do Centro de Visitantes: de 20 a 31 de outubro; 2ª etapa – do Centro de Visitantes até o Núcleo de Educação Ambiental (NEA): de 1° a 18 de novembro; 3ª etapa – Do NEA até o portão do n° 1008: de 18 a 30 de novembro. O trânsito de veículos deverá ser interrompido nestes trechos nos períodos indicados e será recomendado aos visitantes o uso de meios alternativos para acessar o Jardim, por conta da interdição do estacionamento e das alterações temporárias do tráfego no local.

JBRJ participa de exposição da Semana de C&T no Largo da Carioca
20/10/2008
O Jardim Botânico participará da exposicão “Evolução e Diversidade”, parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 20 a 24 de outubro, no Largo da Carioca, com um greenwall, além de uma projeção de fotografias de plantas do período carbonífero, entre outras.

XVI Seminário PIBIC dias 23 e 24 de outubro
15/10/2008
O Comitê Interno PIBIC apresenta o XVI Seminário PIBIC de nosso Instituto, nos dias 23 e 24 de outubro de 2008. Pede-se especial atenção aos tempos de apresentação e debate. As apresentações vão durar cada uma 10 minutos, seguidos de 05 minutos de debates. Nosso Comitê Externo terá as ilustres participações de Dr. Bernardo Gama (UFF), Dr. Marcos Aidar (IBT-SP) e Dra. Cássia Sakuragui (UFRJ). Contamos com a participação de todos pesquisadores e alunos em prol de nosso Programa que completa 16 anos em 2008.
Leia mais sobre o comitê externo.

Guias bilíngües farão visitas guiadas pela Trilha Histórica nos dias 24 e 25 de outubro
20/10/2008

Trilha Histórica Imagine percorrer as aléias bicentenárias e os pontos de interesse histórico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na companhia de seu criador, d. João VI e Carlota Joaquina. Esse é o objetivo do projeto Trilha Histórica, desenvolvido pela equipe do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, em comemoração aos 200 anos do parque – e com patrocínio da Natura, empresa parceira do JBRJ –, que será retomado nos próximos dias 24 e 25 de outubro. Guias bilíngües fantasiados com roupas de época vão conduzir grupos de visitantes por uma série de pontos de importância histórica no Jardim. As visitas guiadas pela Trilha Histórica terão saídas a partir do Centro de Visitantes, às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h, na sexta-feira e no sábado.
Leia mais

Minc divulga no Solar da Imperatriz lista oficial com 472 espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção
19/9/2008
Da esquerda para direita: diretor de pesquisas científicas do JBRJ, Fábio Scarano, representante da Sociedade Botânica do Brasil, Paulo Günter Windish, ministro Carlos Minc, presidente do JBRJ, Liszt Vieira, secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Brito, diretor de Conservação da Biodiversidade do MMA, Bráulio DiasNesta sexta-feira, dia 19/09, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve no Solar da Imperatriz, para anunciar a nova Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção elaborada pela Fundação Biodiversitas sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente. A nova listagem relaciona 472 espécies, quatro vezes mais do que a lista anterior, publicada em 1992. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas. Nenhuma espécie da lista anterior foi excluída.
Leia mais

Núcleo de Educação Ambiental participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
23/10/2008
Caixa da Diversidade ItineranteO NEA participará da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia com o projeto Tecendo Redes Por Um Planeta Terra Saudável, parceria desenvolvida desde 2007 com o Museu da Vida, o Museu de Astronomia, a Secretaria Municipal de Educação, a 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) e as escolas do entorno do JBRJ. Informações e imagens do projeto serão projetadas na Tenda da Ciência no Aterro do Flamengo.
Leia mais

 

 

 

Livro comemorativo dos 200 anos do Jardim será lançado dia 16 em Ipanema
15/10/2008
Parte das homenagens ao bicentenário da instituição, o livro “200 Anos - Jardim Botânico do Rio de Janeiro – 1808-2008” terá uma noite de lançamento no dia 16 de outubro, às 20h, na Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572). A edição de luxo tem formato de livro de arte, com capa dura, 200 páginas coloridas em papel couché e é bilíngüe, em português e inglês. A publicação, que conta com fotos inéditas dos monumentos e de toda a beleza natural característica do parque, estará à venda no local.
Leia mais

Palestras sobre ciência e religião abrem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na ENBT dia 20
16/10/2008
A participação do Jardim Botânico na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá início no dia 20, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), com a apresentação de palestras sobre ciência e religião, relacionadas ao tema deste ano da Semana: “Evolução e Diversidade”. O presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e o diretor da ENBT, Gilberto Amado, farão a abertura do evento, às 10h, no Auditório da Escola, e às 10h30 terá início a mesa de palestras, coordenada pelo diretor da Pesquisa do JBRJ, Fábio Scarano. Os palestrantes convidados para o evento são Luiz Antonio Cunha, sociólogo e professor da UFRJ; Carlos Ziller Camenietzki, professor de História Moderna do IFCS/UFRJ, e Charbel Niño El-Hani, professor do Instituto de Biologia da UFBA.
Leia mais

Dia das crianças será comemorado com passeio histórico pelo Jardim
9/10/2008
No dia 12 de outubro, domingo, será realizada no Jardim Botânico a atividade infantil “Passeio Histórico... Dia das Crianças... e Muitas Gargalhadas”, organizado pelo Centro de Visitantes. O passeio será conduzido pelos guias universitários do Centro de Visitantes, que irão contar a história de criação do Jardim passando por locais interessantes como o Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (residência da família real), caminho da floresta e Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, terminando nas ruínas da antiga fábrica de pólvora (onde hoje é o parquinho infantil). A atividade gratuita terá início no Centro de Visitantes, nos horários de 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30. Mais informações sobre como participar podem ser obtidas pelos telefones: (21) 3874-1808 e 3874-1214.

Pesquisador da Fiocruz fará palestra sobre a história da Medicina na época do Império dia 14 no Jardim Botânico
6/10/2008
Como parte integrante do ciclo de palestras Histórias do Jardim, o pesquisador Flavio Edler, professor do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz, vai apresentar no dia 14/10, às 10h, uma palesra gratuita sobre a História da Medicina no Centro de Visitantes.
Leia mais

ENBT abre dia 13 de outubro inscrições para cursos de mestrado e doutorado para 2009
16/95008
A Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) anuncia em seu edital, publicado em 15/09, que estará com inscrições abertas de 13/10/08 a 14/11/08 para o exame de seleção de candidatos para os cursos de mestrado e doutorado de seu Programa de Pós-Graduação em Botânica. As inscrições deverão ser feitas diretamente na secretaria da ENBT (Rua Pacheco Leão, 2.040 – Horto) ou enviadas por formuláio eletrônico encontrado no site do curso: /posgraduacao.

Jardim Botânico contratará 18 servidores através de concurso público a ser realizado até o fim do ano
29/8/2008
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) abrirá 18 vagas através de concurso público para seleção de servidores da instituição. O edital do Concurso Público do JBRJ foi publicado no Diário Oficial de 29/08/08, Seção 3 - página 7, podendo ser acessado pelo endereço https://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=29/08/2008&jornal=3&pagina=7. Serão 18 vagas: 3 para Pesquisador Adjunto, 1 para Tecnologista, 3 para Analista em C&T, 6 para Técnico e 5 para Assistente em C&T. A tabela correspondente à descrição das habilidades e requisitos para cada cargo referente ao JBRJ pode ser encontrada na página 25 da seção 3 desta edição do Diário Oficial da União.
Leia mais

Jardim Botânico comemora chegada da primavera inaugurando novo relógio de sol doado pela Fundação Planetário
23/9/2008
Para celebrar a chegada da primavera, dia 22 de setembro, segunda-feira, o Jardim Botânico ganhou um presente especial: um relógio de sol no Gramado do Centro de Visitantes. A Fundação Planetário presenteou o Jardim com um exemplar de relógio de sol semelhante ao que foi instalado no mesmo dia em frente ao Museu do Universo, na Gávea. A data foi escolhida por ser o dia do equinócio de primavera para o Hemisfério Sul, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Neste dia, há mudança de estação e é o início da primavera em nosso Hemisfério. Um equinócio ocorre quando o Sol está exatamente acima do equador e ilumina os dois Hemisférios (Norte e Sul) com a mesma intensidade.
Leia mais

Jardim Botânico inaugura novo Jardim das Bromélias dia 25
24/9/2008
No dia 25 de setembro, às 10h, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai inaugurar, em sua área de expansão do Arboreto, um novo espaço dedicado à família botânica Bromeliaceae: o Jardim das Bromélias. Esta nova área verde, com 1,7 mil metros quadrados, será disponibilizada para o público a partir do dia 25, cumprindo uma importante função científica e representando uma nova opção de espaço para passeio e contemplação.
Leia mais

Jardim Botânico ganhará em outubro Cineclube comandado pelo cineasta Walter Lima Jr.
24/9/2008
O projeto “Cineclube do Jardim” nasceu da parceria da New Order com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e com a Cine do Tempo Produções, e se transformará em realidade em outubro de 2008, sob o comando do cineasta Walter Lima Jr. Quinzenalmente serão apresentados filmes escolhidos por Walter de acordo com temáticas variadas, seguidos de debates sobre a sétima arte. Para isso, foi montada uma sala de cinema especial no Centro de Visitantes do Jardim, com capacidade para 35 lugares, tela widescreen, som surround e equipamentos apropriados para a exibição. Para obter mais informações sobre inscrições e a programação inicial do Cineclube, acesse clique aqui.

Contador de Árvores da Mata Atlântica é inaugurado no Jardim Botânico
19/9/2008
Em uma inciativa inédita, o Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a Secretaria de Estado do Ambiente-RJ uniram esforços em nome da recuperação da Mata Atlântica no estado. No dia 19 de setembro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, inauguraram o primeiro Contador de Árvores da Mata Atlântica, uma espécie de “relógio verde” que marcará quantas árvores e de que espécies nossa sociedade deverá plantar ao longo dos anos para alcançar a meta do projeto: 20 milhões de mudas plantadas até 2010.
Leia mais

Prorrogada até 30 de setembro a exposição ‘O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli’ no Museu do Meio Ambiente
1/9/2008
Prevista para encerrar sua temporada no dia 31 de agosto, a exposição ‘O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli’, que inaugurou em julho o Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, continuará em cartaz até o dia 30 de setembro. Com patrocínio do BNP-Paribas, a mostra estará aberta para visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Criador dos primeiros jardins botânicos e museus de história natural em Portugal, Vandelli foi o idealizador, no final do século XVIII, das "viagens filosóficas" ao Brasil - expedições científicas que vinham de Portugal para pesquisar, narrar e classificar a natureza brasileira que culminariam mais tarde na criação do Jardim Botânico carioca por dom João VI.
lLeia mais

Chegada da primavera será comemorada com exposição de orquídeas de 19 a 21 de setembro no Jardim Botânico
15/9/2008
oexposição de orquídeasEm sua 19ª edição, a exposição “Orquídeas na Primavera” antecipa a chegada da estação das flores trazendo de volta ao Jardim Botânico, de 19 a 21 de setembro, uma gama de variadas espécies de orquídeas para deleite dos visitantes. Além da mostra, ao longo dos três dias de evento haverá palestras, oficinas, apresentação de teatro infantil, cursos, lançamento de livro e exibição de vídeos ligados diretamente ao tema, além da clássica premiação das plantas mais exuberantes da exposição. A novidade para este ano é a vinda de cinco orquidófilos da American Orchid Society, a maior sociedade orquidófila do mundo, para compor a mesa de jurados.
Leia mais.

Programa Mata Atlântica ganha Prêmio Top Social ADVB 2008
15/98/2008
Nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, a equipe do Programa Mata Atlântica, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, será homenageada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Top Social da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-RJ. O Programa, que tem o patrocínio da Petrobras, foi escolhido como um dos vencedores de 2008 na categoria Ações Socialmente Responsáveis. O Prêmio Top Social ADVB tem o objetivo de reconhecer organizações que tenham visão quanto à importância do desenvolvimento humano e social, ambiental e cutlural do país. Em sua 5ª edição, no estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Top Social vem destacando importantes ações aplicadas em diversos estados do país. Para saber mais, acesso o site: http://www.advbrio.com.br/ .

ENBT receberá em setembro a 17ª Reunião do Jardins Botânicos Brasileiros
26/8/2008
A 17a Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros, cujo tema central é a “Conservação in situ em jardins botânicos”, será realizada na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) no período de 22 a 26 de setembro de 2008. Profissionais ligados a áreas protegidas no Brasil estão confirmados no evento para dar a sua contribuição com exemplos de atividades de pesquisa, conservação e educação. Dr Brian Huntley, do Kirstenbosch National Botanic Garden, na África do Sul, e representantes de diversos jardins botânicos irão apresentar suas experiências de gestão e manejo das reservas naturais dos jardins botânicos. A reunião é organizada pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos, em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e conta também com apoio do CNPq, CAPES e CRBio4. O evento é aberto aos interessados e todos os servidores do JBRJ estão convidados. Veja aqui o programa da 17a Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros.
Leia aqui a programação

Jardim Botânico receberá em outubro a XXVII Jornada Fluminense de Botânica, que está com inscrições abertas pela internet
26/8/2008
Estão abertas as inscrições para a XXVII Jornada Fluminense de Botânica: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 200 anos de contribuição para ciência nacional. O evento será realizado no período de 29 de outubro a 1° de novembro no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais .

Efeitos do dossel 'Sargassum vulgare' em Ilha Grande são tema de tese de doutorado a ser defendida dia 27 na ENBT
26/8/2008
A doutoranda Raquel de Azeredo Muniz fará a defesa de sua tese no dia 27 de agosto (quarta-feira), às 13h, no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). O título da tese é "Efeitos do Dossel de Sargassum vulgare (Ochrophyta-Fucales) em duas Comunidades na Baía da Ilha Grande, RJ". A Banca Examinadora será composta pela Dra. Marcia Figueiredo Creed (presidente), Dr. Carlos Eduardo Leite Ferreira (UFF), Dra. Maria de Teresa Menezes de Széchy (UFRJ), Dra. Renata Perpétuo Reis (JBRJ) e Dr. Ricardo Coutinho (IEAPM) como titulares e Dr. Bernardo Antônio Perez Gama (UFF) e Dr. Gilberto Menezes Amado Filho (JBRJ) como suplentes. A Escola Nacional de Botânica Tropical fica na Rua Pacheco Leão, 2.040 - Horto.

Professora de Museologia da UniRio fará palestra sobre a relação entre o museu e a cidade dia 16 no Jardim
10/9/2008
O ciclo de palestras Histórias do Jardim programou para o dia 16 de setembro, terça-feira, às 10h, no Centro de Visitantes, a palestra “O museu e a cidade. Memória, cultura e transformação social”, que terá como palestrante convidada a professora Regina Abreu, da Escola de Museologia da UniRio. A palestra, que é gratuita e tem vagas limitadas, acontecerá no Centro de Visitantes do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008).
Leia mais

Agroecologia-horta orgânica é tema de curso de 8 a 29 de setembro na AAJB
5/9/2008
A Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) vai promover, entre os dias 8 e 29 de setembro, o curso "Agroecologia-Horta Orgânica", que tem o zootecnista Fabio Ramos como instrutor. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 14h às 17h no local. Para obter mais informações, acesse o site www.amigosjb.org.br ou telefone para 2239-9742.
Leia mais

Palestra sobre modelagem de distribuição de potencial de espécies será dia 8 na ENBT
5/9/208
Na segunda-feira, dia 8 de setembro, às 10h, acontecerá no auditório da ENBT a palestra "Modelagem de Distribuição Potencial de Espécies" ministrada pela Dra. Marinez Siqueira, pesquisadora do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), de Campinas. A palestra é uma das atividades da "Oficina de Modelagem e Biodiversidade", evento realizado em conjunto pela ENBT e DIPEQ.

Jardim Botânico ganha seu 1° Festival de Cinema Ambiental em outubro “Cine Gaia” está com inscrições abertas para receber filmes até 22 de setembro
26/8/2008
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Mira Produções anunciam que estão abertas as inscrições para o “Cine Gaia – 1º Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. O Festival será realizado na cidade do Rio de Janeiro de 31 de outubro a 9 de novembro de 2008, com exibições no Espaço Tom Jobim, localizado no Jardim Botânico, e no Centro Cultural dos Correios, no Centro da cidade.
Leia mais

ENBT apresentará dia 23 monografias aprovadas da 2ª turma do curso de especialização em Educação Ambiental
21/8/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e a Universidade Candido Mendes (UCAM) anunciam que no dia 23 de agosto, sábado, às 13h, haverá a apresentação das monografias aprovadas da segunda turma do curso de especialização em Educação Ambiental UCAM -JBRJ. O evento acontecerá no Solar da Imperatriz (Rua Pacheco Leão, 2.040 – Horto) e á aberto a alunos, ex-alunos e interessados, que devem confirmar presença através do telefone: (21) 3875-6205.
Leia mais

Paisagista argentino dará palestra sobre sustentabilidade em jardins urbanos dia 22 no Solar da Imperatriz
19/8/2008
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com a empresa Stihl, vai promover no dia 22 de agosto (sexta-feira), às 9h, uma palestra que tratará da conscientização da importância da vegetação para atenuar os males das grandes cidades. O palestrante convidado será o paisagista argentino e consultor de jardinagem Raul Cânovas, que já projetou e executou mais de 250 jardins mundo afora.
Leia mais

ENBT sediará dois seminários internacionais sobre sustentabilidade e políticas agrícolas e ambientais em agosto
19/8/2008
Na próxima semana, de 25 a 29 de agosto, o auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) será palco de dois seminários internacionais, organizados pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Leia mais

Historiadores debatem 'As viagens filosóficas' nesta terça no Museu do Meio Ambiente
18/8/2008
Como parte do ciclo de debates “O Jardim das idéias que se bifurcam”, promovido pela Dantes Editora no Museu do Meio Ambiente, haverá nesta terça-feira, dia 19 de agosto, às 19h, mais uma edição do evento cujo tema será “As viagens filosóficas”, e contará com a participação dos historiadores Lorelai Kury e João Carlos Pires Brigola. Na pauta das discussões estarão os motivos, os significados, as características e descobertas destas viagens especiais.
Leia mais

Jardim Sensorial anuncia calendário de visitas guiadas e oficina de Libras em setembro
13/8/2008
Além da visitação aberta ao público diariamente, o Jardim Sensorial conta com uma programação especial, que inclui visitas guiadas por monitores com deficiência visual e algumas oficinas temáticas gratuitas. Patrocinado pela empresa Michelin, que reformou o espaço recentemente, o Jardim Sensorial vai oferecer nos dias 4, 6, 12 e 13 de setembro, das 9h às 16h, visitas guiadas ao público pelos monitores com deficiência visual, que se revezam no atendimento individual ou em pequenos grupos. Os visitantes recebem vendas e são conduzidos pelos monitores pelos canteiros do Jardim para vivenciar a experiência de tocar e sentir o cheiro das plantas e suas texturas diferenciadas e receber informações complementares sobre história e uso de cada uma.
Leia mais

Parceria entre AAJB e Centro de Visitantes para viabilizar projeto de visitas guiadas completa 12 anos
21/8/2208
Há 12 anos, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desenvolve uma parceria com a Associação de Amigos do Jardim Botânico para viabilizar um projeto de visitas guiadas no parque. Esse projeto faz parte do programa de interpretação ambiental, que proporciona ao visitante uma maior interatividade homem-natureza, em que é fundamental conhecer para preservar e conservar o meio ambiente.
Leia mais

Coleção de plantas medicinais é tema de palestra na AAJB no sábado
14/8/2008
O auditório da sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) receberá no próximo sábado, dia 16 de agosto, às 10h, a palestra 'Coleção Temática, Plantas Medicinais, uma Construção Transdisciplinar', aberta ao público. A bióloga e tecnologista Yara de Oliveira Britto, responsável técnica pela Coleção de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, falará da sua experiência à frente do projeto. O auditório da AAJB fica na Rua Jardim Botânico, 1.008, casa 6. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2239-9742.

Curso de especialização em Educação Ambiental na ENBT está com inscrições abertas para nova turma
10/8/2008
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Universidade Candido Mendes anunciam a abertura das inscrições da quarta turma de Especialização em Educação Ambiental.
O curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 360 horas/aula, terá aulas sempre aos sábados e começará no dia 20 de setembro, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), que fica no prédio do Solar da Imperatriz, no Horto (Rua Pacheco Leão, 2.040). O curso tem vagas limitadas e professores da Rede Pública têm 10% de desconto.
Leia mais

Biblioteca Barbosa Rodrigues terá horário de funcionamento alterado no dia 7 de agosto
6/8/2008
A Biblioteca Barbosa Rodrigues não funcionará dia 07/08, quinta-feira, a partir das 13h, para que os seus servidores possam participar da palestra que divulgará os resultados do Projeto "Conservação do Acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro", patrocinado pela Petrobras. A palestra será realizada no auditório da ENBT, às 14h.

Publicação da Fiocruz apresenta artigo do NEA sobre Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente
6/8/2008
O artigo intitulado "A Ciência nas Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente", de autoria da educadora ambiental Maria Teresa de Jesus Gouveia e da estagiária Cândida Lopes de Amorim, ambas do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, está na publicação Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os artigos registraram palestras proferidas em mesas-redondas no evento Ciência & Criança, realizado em setembro de 2006, e considerado evento preparatório para a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A publicação está disponível para leitura e consulta tanto na Biblioteca Barbosa Rodrigues como no NEA.

Museu do Meio Ambiente será palco da peça teatral "A arte de viajar sem sair do lugar" nos domingos de agosto
5/8/2008
A arte de viajar sem sair do lugarA mesma produtora e equipe do espetáculo “O Jardim do Rei – D. João e o Horto Real”, realizado no Jardim Botânico em abril e maio de 2008, se reúnem novamente para encenar a peça “A arte de viajar sem sair do lugar”, com Juliana Martins e Eduardo Andrade no elenco. Integrada à exposição “O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli”, a peça terá sua estréia no dia 10 de agosto, domingo, com apresentações também nos dias 17, 24 e 31, sempre às 11h30 e às 16h, com entrada gratuita.
Leia mais

Bicentenário do Jardim é destaque na revista “Paisagismo & Jardinagem” de junho
18/6/2008
A edição de número 90 da revista Paisagismo & Jardinagem, da Casa Dois Editora, presta uma homenagem aos 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com galeria de fotos assinadas por Marc Ferrez, cedidas pelo Instituto Moreira Salles, e entrevistas com funcionários da instituição. A publicação inaugurou a série sobre os jardins botânicos do país com esta reportagem especial, que traz dados históricos, científicos e culturais sobre o parque criado por d. João VI em 1808. Para obter mais informações, acesse: www.casadois.com.br.

NEA é destaque no site da MultiRio no Dia Mundial do Meio Ambiente
5/6/2008
No dia 5 de junho, data em que é comemorado Dia do Meio Ambiente, a educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro estará presente no Portal da MultiRio com informações e jogos, relacionando educação e os 200 anos da instituição. Clique aqui e confira.

Colônia de Férias no Jardim Botânico
30/5/2008
O Projeto Dedo Verde do Atelier da Floresta realiza no período de 14 de julho a 1º de agosto de 2008 sua tradicional Colônia de Férias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A proposta é desenvolver a integração das crianças com a natureza a partir dos sentidos: olhando as cores, as luzes, as sombras e reflexos, sentindo as texturas e os perfumes das plantas do Jardim Sensorial e escutando o canto dos pássaros. Este ano, as crianças aprenderão ainda sobre os 200 anos do Jardim.
Leia mais

Museu do Meio Ambiente recebe ciclo de debates “O jardim das idéias que se bifurcam”
7/7/2008
No dia 8 de julho (terça-feira), às 19h, na sala de pesquisa da exposição “O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli”,  tem início o ciclo de debates “O jardim das idéias que se bifurcam”. A entrada é gratuita e o número de lugares é limitado. Os interessados devem ligar para o Museu e se inscrever através do telefone: 2294 6619.
Veja aqui a programação do ciclo.

"A Floresta e a Água" em exposição no Jardim Botânico
7/7/2008
Convite

O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Programa Mata Atlântica lançam, a partir das 17h30m da próxima sexta-feira, dia 11, a exposição "A Floresta e a Água", no centro de visitantes do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1.008). Aberta ao público de 12 a 30 de julho, a exposição apresenta as principais ações e descobertas científicas do Programa Mata Atlântica (PMA) com a exibição de vídeos, painéis, fotos, mudas, sementes e até climatização local.
Leia mais

Revista Rodriguésia lança mais uma edição
4/7/2008
Em meio às comemorações pelo bicentenário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Revista Rodriguésia lança mais um número, nesta sexta-feira, dia 4 de julho - o volume 2, do número 59 -, que está disponível gratuitamente online. O endereço do site da revista é http://rodriguesia.jbrj.gov.br.
Leia mais

JBRJ participa de Feira Educacional e Científica de Iguaba Grande
3/7/2008
IguabaAlunos de jardinagem e pintura do Centro Socioambiental, de Ilustração Botânica e de contação de histórias do NEA participaram, entre os dias 17 e 20 de junho, da Feira Educacional e Científica em Iguaba Grande (Fecig), na Região dos Lagos. Na ocasião, foram montados stands com oficinas de Ilustração Botânica, Contação de Histórias, Jogos Didáticos e Plantio e Pintura em vaso.

 

 

NEA coordena curso de capacitação para professores em Educação Ambiental na Bahia
1/7/2008
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai coordenar as ações de Educação Ambiental e supervisionará as ações de Mobilização Social do curso de Capacitação para Professores em Educação Ambiental para Ambientes Recifais, promovido pelo Projeto CORAL VIVO do Museu Nacional/UFRJ.
Leia mais

Seminário sobre o cientista Fritz Müller acontecerá dia 1° de julho no Centro de Visitantes
27/6/2008
Participante do ciclo de palestras “Histórias do Jardim – 200 anos do JBRJ”,o biólogo Luiz Roberto Fontes, doutor em ciências (área de Zoologia) pela USP, ministrará, no dia 1° de julho, o seminário “Fritz Müller, um cientista no Brasil no século XIX”, às 10h, no Centro de Visitantes. O evento é gratuito e contará com 40 vagas. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Visitantes do Jardim Botânico para saber como participar.
Leia mais

Defesa de mestrado na ENBT
27/6/2008
A mestranda Mariana Andrich fará a defesa de sua dissertação no dia 30/06/2008 (segunda-feira) às 09h30min no Auditório da ENBT. O título da dissertação é: "Sistema reprodutivo e polinização em duas espécies arbóreas e simpátricas de Bathysa (Rubiaceae)". A Banca Examinadora será composta pelo Dr. Leandro Freitas (Presidente), Dr. André Mantovani Oliveira (JBRJ), Dra. Heloísa Alves de Lima Carvalho (UFRJ) e como suplente Dr. Sebastião José da Silva Neto (JBRJ). A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, nº 2040 - Horto - Rio de Janeiro.

ENBT disponibiliza grade de disciplinas para o segundo semestre
26/6/2008
O Programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 26/06, a grade de disciplinas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2008. Confira aqui.

Curso de extensão sobre identificação de madeiras comerciais brasileiras tem inscrições abertas na ENBT
26/6/2008
Organizado pela Escola Nacional de Botânica Tropical e pelo JBRJ, o curso de extensão “Identificação de madeiras comerciais brasileiras” está com inscrições abertas até 20 de julho. Voltado para alunos de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Agronomia, Arquitetura, Engenharia Civil e Desenho Industrial e também para profissionais do setor madeireiro (movelaria e construção civil), o curso acontecerá todos os sábados de agosto (dias 2, 9, 16, 23 e 30), das 9h às 12h, com os professores: Msc Arno F. N. Brandes e Dra. Neusa Tamaio. O valor da inscrição é R$ 30,00 e pode ser feita na Escola Nacional de Botânica Tropical.
Mais informações e inscrições

Jardim Botânico inaugura Museu do Meio Ambiente dia 4 de julho
Após um ano de reformas, instituição abre ao público primeiro museu do gênero
na América Latina com mostra sobre naturalista Domenico Vandelli

1/7/2008
Como parte das comemorações pelo seu bicentenário, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai inaugurar oficialmente no dia 4 de julho (sexta-feira) o prédio do Museu do Meio Ambiente, após mais de um ano de restauro patrocinado pela Petrobras e pelo BNDES. O projeto do Museu ocupará uma área de 800 metros quadrados em um prédio histórico de dois andares, situado na entrada da Rua Jardim Botânico, 1008.
Leia mais

Príncipe Naruhito plantou muda de ipê-branco no Jardim Japonês
25/6/2008
Principe Nahurito Em visita oficial, o príncipe japonês Naruhito esteve no Jardim Botânico do Rio de Janeiro na manhã de terça-feira, 24 de junho, ao lado da comitiva do consulado japonês na cidade. Na ocasião, ele fez uma visita guiada pelo parque em carrinho elétrico com integrantes de sua comitiva e em seguida foi recebido pelo presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, para o plantio simbólico de um ipê-branco no Jardim Japonês.

 

ENBT abre em julho inscrições para curso de Ilustração Botânica II
24/6/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), com o apoio da Fundação Botânica Margaret Mee, abrirá de 1° a 31 de julho as inscrições para interessados em participar do curso de extensão “Ilustração Botânica II (Técnicas de aquarela e guache)”. O público-alvo são alunos e profissionais de ciências biológicas e agrárias, engenharia agrônoma e florestal, arquitetura, paisagismo, desenho industrial, comunicação visual, belas artes e áreas afins.
Mais informações

ENBT divulga calendário das atividades de pós-graduação para o 2° semestre
20/6/2008
A direção da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) já tem definidas as datas relativas ao curso de pós-graduação para o segundo semestre letivo de 2008. A  divulgação da grade de disciplinas será feita no dia 25 de junho, enquanto as inscrições em disciplinas ou trabalho de tese acontecerão de 30 de junho a 4 de julho para alunos do JBRJ e para alunos externos ocorrerão de 7 a 11 de julho. O início das aulas será em 11 de agosto e o lançamento do edital de seleção 2009 acontecerá em 15 de setembro, com processo de seleção marcado para o período de 8 a 12 de dezembro.
Maiores informações

Jardim Botânico ganha logomarca comemorativa feita em mosaicultura como presente pelo seu bicentenário
20/6/2008
Escultura viva feita com milhares de mudas de plantas recriando símbolo dos 200 anos do parque será entregue simbolicamente nesta sexta-feira
Mosaicultura - logomarca comemorativa dos 200 anosComo parte das comemorações pelos seus 200 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ganhará mais um presente nesta sexta-feira (20/06), às 11h: uma escultura feita de pequenas mudas que recria a logomarca comemorativa da instituição. Leia mais

Bicentenário do Jardim é destaque na revista “Paisagismo & Jardinagem” de junho
18/6/2008
A edição de número 90 da revista Paisagismo & Jardinagem, da Casa Dois Editora, presta uma homenagem aos 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com galeria de fotos assinadas por Marc Ferrez, cedidas pelo Instituto Moreira Salles, e entrevistas com funcionários da instituição. A publicação inaugurou a série sobre os jardins botânicos do país com esta reportagem especial, que traz dados históricos, científicos e culturais sobre o parque criado por d. João VI em 1808. Para obter mais informações, acesse: www.casadois.com.br.

NEA é destaque no site da MultiRio no Dia Mundial do Meio Ambiente
5/6/2008
No dia 5 de junho, data em que é comemorado Dia do Meio Ambiente, a educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro estará presente no Portal da MultiRio com informações e jogos, relacionando educação e os 200 anos da instituição. Clique aqui e confira.

Colônia de Férias no Jardim Botânico
30/5/2008
O Projeto Dedo Verde do Atelier da Floresta realiza no período de 14 de julho a 1º de agosto de 2008 sua tradicional Colônia de Férias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A proposta é desenvolver a integração das crianças com a natureza a partir dos sentidos: olhando as cores, as luzes, as sombras e reflexos, sentindo as texturas e os perfumes das plantas do Jardim Sensorial e escutando o canto dos pássaros. Este ano, as crianças aprenderão ainda sobre os 200 anos do Jardim.
Leia mais

Historiadora da PUC-Rio falará sobre "Um Jardim nos trópicos" dia 19 no Centro de Visitantes
17/6/2008
Dentro da programação do seminário mensal "Histórias do Jardim - 200 Anos do JBRJ", a professora de História e pesquisadora da PUC-Rio Heloísa Gesteira falará da criação de um Jardim nos trópicos na palestra que será realizada dia 19 de junho, quinta-feira, às 10h, no Centro de Visitantes.
Leia mais

Palestra no JB trata das origens do Jardim Botânico
4/6/2008
No dia 10 de junho, acontece no Jardim Botânico, a palestra “Por uma História do Jardim Botânico”, com a Professora Lucia Maria Paschoal Guimarães.
Leia mais

Reserva Biológica União será tema de dissertação de mestrado a ser defendida dia 18 na ENBT
16/6/2008
O mestrando Pablo Viany Prieto fará a defesa de sua dissertação no dia 18/06, quarta-feira, às 9h, no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). O título da dissertação é "Efeitos de borda sobre o sub-bosque da Mata Atlântica de terras baixas na Reserva Biológica União, RJ". A Banca Examinadora será composta pelo Dr. Pablo José Francisco Pena Rodrigues (presidente), Dra. Gislene Maria da Silva Ganade (Unisinos), Dr. Marcelo Trindade Nascimento (Uenf) e como suplente Dr. Haroldo Cavalcante de Lima (JBRJ). A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto, Rio de Janeiro.

Jardim Botânico ficará temporariamente sem estacionamento de visitantes
6/6/2008
Vagas estarão interditadas de 7 a 18 de junho
A direção do Jardim Botânico informa que, devido aos eventos comemorativos do bicentenário, o estacionamento de visitantes ficará interditado entre os dias 7 e 18 de junho para intervenções no local. A dica para os visitantes neste período é utilizar preferencialmente transporte coletivo, como ônibus e metrô na superfície, táxi ou bicicleta. Para quem precisar vir de carro, a sugestão é usar os estacionamentos da Praça Santos Dumont, do Jockey Clube ou do Shopping da Gávea.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Juliana Valentim (jvalentim@jbrj.gov.br) e Mariana Guedes (mguedes@jbrj.gov.br)
Telefones: (21) 3204-2516 / 3204-2518 / 3204-2498
www.jbrj.gov.br

Bilheteria do portão 920 ficará fechada de 3 a 6 de junho para finalização de obras
3/6/2008
A direção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro informa que, em virtude da finalização das obras de revitalização da portaria da Rua Jardim Botânico n° 920, a bilheteria do local ficará fechada de terça-feira, dia 3 de junho, até sexta-feira, 6 de junho.

JBRJ receberá Workshop das Comissões Técnicas da Rede Brasileira de Jardins Botânicos no fim de maio
3/6/2008
Reunião das comissõesEstarão reunidas no JBRJ, no período de 26 de maio a 6 de junho de 2008, com recursos oriundos da FAPERJ, as Comissões Técnicas da RBJB em um workshop. Com objetivo de assessorar tecnicamente as ações da RBJB voltadas para o cumprimento do Plano de Ação, foram criadas três Comissões Técnicas: 1) Comissão de Educação Ambiental, que presta assessoramento no planejamento de estratégias e projetos de sensibilização do público a respeito da importância dos jardins botânicos e do valor das plantas nativas, bem como na produção de material didático e capacitação do corpo técnico; 2) a Comissão de Banco de Dados para subsidiar a implantação de ações relativas à documentação, informatização e divulgação das coleções dos jardins botânicos e 3) a Comissão de Coleções com a incumbência de subsidiar a atuação da Rede no planejamento das atividades relativas à conservação ex situ, que envolvem, por exemplo, a formação e manejo de coleções botânicas, a integração das coleções dos jardins botânicos e a elaboração de políticas de coleções institucionais, estimulando o intercâmbio de espécies entre as regiões a fim de se obter uma melhor representação da biodiversidade brasileira. Essas comissões são compostas por profissionais de jardins botânicos selecionados por sua relevante atuação nos temas específicos.
Leia mais

Trilhas da Mata Atlântica de volta ao Jardim Botânico até 8 de junho
30/5/2008
Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, ocorrido em 27 de maio, o Programa da Mata Atlântica do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai promover mais uma edição do evento Trilhas da Mata Atlântica, de 31 de maio a 8 de junho, sempre aos sábados e domingos, de 9h às 17h, com inscrições e saídas agendadas no Centro de Visitantes. Para mais informações ligue para 3874-1808.

A Biblioteca não funcionará nesta sexta-feira
29/5/2008
A Biblioteca não funcionará dia 30/05, sexta-feira, para que os servidores possam participar de palestra (contrapartida contratual) que divulgará os resultados do Projeto “Conservação do Acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. Patrocinado pela PETROBRAS, o projeto visa a restauração de 93 obras raras e higienização global do acervo. A palestra será realizada no auditório do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis."

Exame de qualificação na ENBT
28/5/2008
O doutorando Mauricio Alberto Salazar Yepes fará exame de qualificação com o tema "Uredinales do Parque Nacional do Itatiaia" no dia 29 de maio de 2008 (quinta-feira) às 10h, no Auditório da ENBT. A banca examinadora será composta por dra. Denise Pinheiro da Costa (Coordenadora), dra. Margarida Goréte Ferreira do Carmo e dr. Aldir de Oliveira de Carvalho. A ENBT está localizada na rua Pacheco Leão, 2040, Horto, Rio de Janeiro.

Defesa de dissertação na ENBT
28/5/2008
A mestranda Ursula da Silveira Carrera fará a defesa de sua dissertação no dia 30 de maio de 2008 (sexta-feira), ás 14h, no auditório da ENBT. O título da dissertação é "Variação intra-específica na anatomia da folha e do lenho de Tabebuia cassinoides (Lam.) DC. (Bignoniaceae)". A banca examinadora será composta pelo dra. Cláudia Franca Barros (Presidente), dra. Maura da Cunha (UENF), dra. Rosani do Carmo de Oliveira Arruda (UFRJ) e como suplente dra. Cátia Henriques Callado (UERJ). A ENBT está localizada na rua Pacheco Leão, 2040, Horto, Rio de Janeiro.

NEA participa de seminário internacional
26/5/2008
Mariane SaísseO Núcleo de Educação Ambiental do JBRJ participou, a convite, do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE USOS SOCIAIS DE PARQUES PERIURBANOS E JARDINS BOTÂNICOS, realizado dias 29 e 30 de abril de 2008, pelo Centro de Extensíon Universitária e Divulgación Ambiental da Galícia (CEIDA), em La Coruña – Espanha. Na ocasião a servidora Maryane Saísse apresentou a palestra “Uma abordagem educativa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ações de Educação Ambiental” e participou de reunião técnica com objetivo de elaborar uma proposta educativa para o futuro Jardim Botânico Florestal de Santa Cruz na região de Oleiros/La Coruña. Nossa participação se inscreve como ação precedente do acordo de cooperação que está sendo assinado pelo Ministério do Meio Ambiente/MMA e o CEIDA.


Apresentações de projetos de dissertação e tese na ENBT
19/5/2008
Os alunos do Programa de Pós-graduação que ingressaram no ano de 2008 apresentarão seus projetos de dissertação e tese nos dias 20 e 21 de maio. As apresentações no âmbito da disciplina Seminários I serão seguidas de debates, com a participação dos professores Eduardo Leite Borba (UFMG), Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (UEFS) e Renato Crespo Pereira (UFF). O evento será no auditório da ENBT e a programação segue em anexo.
Leia mais

Novo Jardim Sensorial é reaberto ao público
14/5/2008
O Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, especialmente projetado para deficientes visuais, passou por reformas e foi reaberto ao público. A revitalização do espaço contou com o apoio da Idea Cíclica (Instituto para o desenvolvimento Ambiental e Tecnológico) e do Centro SocioAmbiental e com o patrocínio da Michelin, responsáveis pela manutenção e recuperação do jardim e atividades de Educação Inclusiva Ambiental.
Leia mais

ENBT promove seminário
14/5/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical sediará, no dia 15/05 às 11h, a palestra “Estudo dendrocronológico de espécies da Floresta Atlântica: potencial para seqüestro de carbono”.
Voltada para o público do Jardim Botânico da área de Botânica Estrutural e estudantes e profissionais de outras instituições do Rio de Janeiro interessados no tema, a palestra será ministrada pelo Dr. Claudio Sergio Lisi e trará os conceitos fundamentais da dendrocronologia, que consiste nas técnicas para estudos dos anéis de crescimento formados no lenho das árvores e a correlação dos anéis de crescimento com os registros do clima (temperatura e precipitação). Serão apresentadas aplicações desta ciência para estudos de sustentabilidade e preservação ambiental e de conceitos atuais relacionados às mudanças climáticas globais, como o do uso dos anéis de crescimento para determinações das concentrações de carbono assimilado pelas plantas anualmente.
O Dr. Claudio Sergio Lisi é Pós-Doutorando do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro em Botânica Estrutural e Professor Visitante da Universidad Nacional Agraria de La Dendrocronologia do IANIGLA/CONICET, Argentina.

Tania Sampaio faz palestra no ciclo “Histórias no Jardim”
13/5/2008
O Ciclo de Palestras “Histórias no Jardim”, parte das comemorações dos 200 anos do Jardim Botânico, promove no dia 15 de maio, às 10h, no Centro de Visitantes, a palestra da pesquisadora-botânica do Jardim Botânico, Tania Sampaio, que terá como tema “Jardins Botânicos: espaços de ciência, história e cultura”.
Promovido pelo Jardim Botânico do Rio de janeiro, o ciclo acontece desde 2007 com a realização de palestras mensais que se estenderão ao longo de 2008. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3874-1808.
Leia aqui o resumo da palestra

Exposição de flor-de-maio comemora dia das mães no JB
30/4/2008
flor de maioA exemplo do que ocorre todos os anos por ocasião do Dias das Mães, a Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura no dia 9 de maio, às 13h, mais uma exposição de Flores-de Maio. Este ano, a mostra reunirá 552 vasos que serão vendidos ao público por R$ 15, 00 acompanhados de um folheto explicativo sobre o cultivo da planta. A exposição poderá ser vista na casa 6, sede da associação, na rua Jardim Botânico, 1008, das 8h às 17h.
Leia mais

Seminário de JB e PUC comemora 200 anos da chegada da família real
29/4/2008
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o departamento de História da PUC-Rio promovem no período de 6 a 8 de maio o seminário “História, Memória & Natureza: 1808-2008” em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil. O seminário abordará não apenas o fato de a cidade do Rio de Janeiro ter se tornado a capital do Império português, mas também as múltiplas ações derivadas que transformaram o seu perfil e sedimentaram instituições, entre elas, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia.
Leia mais

Câmara Municipal do Rio homenageia Jardim Botânico
29/4/2008
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai homenagear os 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 14 de maio (quarta-feira), às 18h, no Salão Nobre da Casa. A iniciativa, do vereador Rubens Andrade, contará com palestra do professor Nireu Cavalcanti (UFF), exibição de fotos, música portuguesa do século XVII e fado de Maria Alcina.
lLeia mais

Exposição “Orquídeas no Jardim” revela a primeira espécie trazida ao Brasil por D. João VI
25/4/2008
Pokai TangerineMostra no Orquidário do Jardim Botânico reúne durante 5 dias centenas de espécies de orquídeas, entre elas a primeira espécie exóticanão nativa no país, trazida pelo rei de Portugal.
Leia mais

 

 

 

 

 

ENBT promove curso de escalada
14/4/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico oferecerá, de 28/04 à 10/05, das 9h às 17h, o curso de extensão "Técnicas de escalada aplicadas à Botânica". Poderão se inscrever os alunos de graduação,pós-graduação em Biologia, Agronomia, Engenharia e áreas afins. O curso terá carga horária de 32h, 12 vagas e será ministrado pelos professores: Arno Fritz, Izar Aximoff e Sebastião Neto. O valor do curso é R$ 120,00 com taxa de inscrição de R$ 30,00. O endereço eletrônico para inscrições on-line é: /enbt/2008/escalada. A ENBT fica na rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Telefone: 3875 6205.

Geraldo Jordão será homenageado pelo Jardim Botânico
11/4/2008
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai homenagear a memória de seu ex-diretor, Geraldo Jordão, com o plantio de uma muda da palmeira Geonoma scchottiana que será a primeira da espécie no Arboreto. Familiares de Jordão, morto em fevereiro, que dirigiu o Jardim de 1985 à 1987,plantarão a muda acompanhados pelo atual presidente, Liszt Vieira e outros diretores. O plantio será feito no Setor das Palmeiras. Durante sua gestão à frente do Jardim Botânico, Geraldo Jordão criou a Associação de Amigos do JB.

Exposição de produtos sustentáveis no Jardim Botânico
11/4/2008
O menino que não se chamava João... O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente realizarão de 14/04 à 18/05, das 10h às 17h, na Antiga Marcenaria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a exposição Materiais Sustentáveis, como parte das comemorações dos 200 anos da Instituição. A mostra ficará no prédio da antiga marcenaria do Jardim onde serão expostos objetos criados por artistas brasileiros a partir de materiais naturais e reciclados. O público poderá conhecer peças feitas de seda ecológica, de couro vegetal da Amazônia, cerâmicas, móveis e revestimento

Projeto da ENBT é aprovado pela CAPES
11/4/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical informa que o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, através da Pós-Graduação em Botânica, foi um dos três cursos selecionados na área de Botânica/Biologia Vegetal do Brasil a ter proposta de bolsa de Pós-doutorado aprovada no âmbito do edital programa PRODOC da CAPES. Esse programa apoiará 254 projetos em todas as áreas do conhecimento, apresentados por programas de pós-graduação das instituições de ensino superior públicas de todo o país que obtiveram mérito. O programa concede bolsas de pós-doutorado, no valor de R$ 3.300,00 mensais, e auxílio de R$ 12.000,00 por ano para custear o desenvolvimento de projetos de pesquisa, por um período máximo de 4 anos. O profissional indicado, Dr. Leonardo Tavares Salgado, atuará como pesquisador vinculado à Diretoria de Pesquisas e como docente no Programa de Pós-Graduação em Botânica da ENBT.

Bambus do Jardim Botânico recebem tratamento
10/4/2008
As touceiras de bambu do Jardim Botânico estão recebendo um tratamento especial para ficarem mais saudáveis e desenvolverem um maior número de brotos. O trabalho consiste no corte das varas podres e secas para aumentar a circulação de ar no centro da touceira e livrá-la de pragas. Até agora, já foram tratados 9 conjuntos como os de bambus gigantes da entrada do Jardim de Plantas Medicinais, os que estão em torno do muro da antiga fábrica de pólvora e as touceiras próximas ao Portal da Academia de Belas Artes.
O trabalho está sendo dirigido pela Coordenadoria de Coleções Vivas em conjunto com a Coordenação de Áreas Verdes do Jardim Botânico. Após o tratamento, anualmente, será feito o manejo das touceiras do parque com a retirada das varas adultas antes que apodreçam. A medida garantirá a saúde dos bambus e estimulará o crescimento das touceiras.

Pesquisadores do Jardim Botânico encontraram pau-brasil em floresta no ES
8/4/2008
Fragmento de mata atlântica no município de Aracruz – ES, onde foi encontrada uma das populações de pau-brasil.Estudo realizado sobre o pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) comprova que a planta não está extinta na Mata Atlântica do Espírito Santo. Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro localizaram duas populações nativas da espécie que ocupa situação de perigo crítico de extinção em recente lista publicada sobre plantas no estado. Desde o último registro botânico em áreas naturais, ocorrido em 1980, o pau-brasil não era relatado em inventários realizados em florestas capixabas.
O pesquisador Haroldo C. de Lima e o biólogo Robson D. Ribeiro, que participaram de estudos de campo para localizar o pau-brasil em áreas de mata atlântica no estado do Espírito Santo, encontraram os fragmentos florestais no município de Aracruz, onde pequenas populações nativas sobrevivem em razoável estado de conservação. As pesquisas preliminares para avaliar a situação atual do pau-brasil no Espírito Santo estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Recursos Naturais – IEMA/ES e pelo Departamento de Botânica - UFES, com apoio do Programa Mata Atlântica – JBRJ.

"O Jardim do Rei “ estréia no Jardim Botânico
28/3/2008
foto divulgaçãoUm passeio por uma história iniciada há 200 anos é o tema central do espetáculo teatral “O Jardim do Rei” que estréia no dia 5 de abril, no Jardim Botânico. O evento é uma homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a criação do Jardim da Aclimação ou Real Horto, conhecido hoje como Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As apresentações começam no dia 05 de abril e vão até o dia 25 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16h, e às quintas-feiras, exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino que poderão fazer o agendamento através do telefone (8116 9158).
Leia mais

Jardim Botânico promove debate com pesquisadores e professores
4/4/2008
O Seminário “Ciência, Civilização e República nos Trópicos – 1889 – 1930” reunirá, de 8 à 10 de abril, no auditório da Embrapa, pesquisadores e professores de diversas instituições do Brasil. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o IFCH/UERJ são os organizadores do evento. Abrirão o seminário o presidente do JBRJ, Liszt Vieira, o diretor do IFCH/UERJ, José Augusto de Souza Rodrigues, o presidente da SBHC, Luiz Carlos Soares e o chefe geral da Embrapa Solos, Celso Vainer Manzatto.
Veja a programação do seminário aqui.

Jardim Botânico oferece espetáculo teatral para crianças
4/4/2008
O teatro de bonecos Papa Vento se apresentará amanhã, dia 05/04, às 10h, no parque infantil do Jardim Botânico. Os espetáculos com bonecos acontecem sempre nos primeiros sábados de cada mês e se estenderão até o final do ano. O projeto “Papa Vento eventos inteligentes – Jardim Botânico” é promovido pela Escola Parque com entrada franca. Se chover, o espetáculo será cancelado.
Leia mais

Projeto Parnaso completa um ano
28/3/2008
O projeto de pesquisa de complementação do inventário da flora do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, completa um ano e se aproxima do ideal do conhecimento da biodiversidade da flora local. Com o objetivo de atualizar e ampliar a lista de espécies da flora do parque, o projeto originário de um termo de cooperação entre o Parque Nacional e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vem atuando hoje em locais pouco visitados ou sem registro de coleta.
Leia mais

Novas defesa de dissertação e de tese na ENBT
28/3/2008
O mestrando Rodolfo César Real de Abreu fará a defesa de sua dissertação no dia 31/03/2008 (segunda-feira), às 9h, no auditório da ENBT. O título da dissertação é: "Dinâmica de populações da espécie exótica invasora Artocarpus heterophyllus L. (Moraceae) no Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro". A Banca Examinadora será composta pelo Dr. Pablo José Francisco Pena Rodrigues (Presidente), Dra. Giselda Durigan (IFSP), Dra. Tânia Sampaio Pereira (JBRJ) e, como suplente, Dr. Lucas Del Bianco Faria (LNCC).
A doutoranda Ana Angélica Monteiro de Barros fará a defesa de sua tese no dia 31/03/2008 (segunda-feira), às 14h, no auditório da ENBT. O título da tese é: "Análise Florística e Estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil". A Banca Examinadora será composta pela Dra. Dorothy Sue Dunn de Araújo (Presidente), Dr. Haroldo Cavalcante de Lima (JBRJ), Dr. Rogério Ribeiro de Oliveira (PUC-RJ), Dra. Inês Cordeiro (IBSP), Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBSP) e, como suplentes, Dra. Ariane Luna Peixoto (JBRJ) e Dr. Cyl Farney Catarino de Sá (JBRJ).
A Escola Nacional de Botânica Tropical está localizada na rua Pacheco Leão, n° 2040, Horto, Rio de Janeiro

Planta em extinção é descoberta em floresta urbana do Rio
14/3/2008
Calathea reginaeUma espécie da Mata Atlântica foi descoberta no Morro Mundo Novo, vizinho ao Palácio Guanabara. A planta foi batizada de Calathea reginae e pertence à família Marantaceae. No local, foram encontrados alguns exemplares, provavelmente os últimos da espécie na natureza, já que as florestas urbanas do Rio de Janeiro são bastante conhecidas por pesquisadores. Apesar de ainda inédita para a ciência, a planta já pode ser incluída na lista de espécies em risco de extinção. O autor da descoberta é o pesquisador João Marcelo Alvarenga Braga, do Jardim Botânico do RJ. A descoberta científica será publicada, em breve, na revista inglesa Kew Bulletin.

ENBT abre inscrições para curso de ilustração botânica
14/3/2008
As inscrições on-line para o curso de Ilustração Botânica I, modalidade nanquim e grafite, oferecido pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico, podem ser feitas até o dia 31/03, pelo endereço(/enbt/2008/inlustbiol2/index.html). A taxa de inscrição é de R$ 30,00 mais R$ 170,00 referentes à 1ª mensalidade. As aulas começarão no dia 01/04 e vão até 25/06, às terças e quintas.

Jardim Botânico debaterá questões agrícolas do século XX
13/3/2008
A modernização da agricultura brasileira na primeira metade do século XX e a entomologia (ciência que estuda os insetos) serão os assuntos da próxima palestra do seminário “Histórias no Jardim”, promovido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. “Um entomólogo chamado Costa Lima: a construção de um saber e a consolidação de um patrimônio científico” será o tema da apresentação do museólogo Márcio Rangel marcada para o dia 18 de março, às 10h, no Centro de Visitantes do Jardim. Rangel abordará como a relação do cientista com a entomologia agrícola trouxe avanços para o setor naquele período. O combate às pragas nas plantações brasileiras, conseqüência da expansão das lavouras do país, e a criação de instituições federais voltadas para a agricultura contaram com a participação de Costa Lima . Ele também foi responsável pela organização de uma coleção de insetos de importância agrícola, considerada patrimônio científico, e a publicação do tratado “Insetos do Brasil”.
Leia mais

Tartarugas do Jardim Botânico ganham novo espaço
11/3/2008
O Lago das Tartarugas do Jardim Botânico, uma atração para crianças e adultos que visitam o parque, passou por reformas, foi ampliado e será reinaugurado no próximo dia 14, às 10h. Situado em frente à bilheteria e ao lado do Centro de Visitantes do Jardim, o lago recebeu novas plantas e dobrou de tamanho. Tudo isso para abrigar com mais conforto e segurança as 35 tartarugas, ou melhor, “cágados tigres- d'água”, que vivem ali. O cuidado com as crianças que observam os bichinhos também foi reforçado com a instalação de grades em torno do novo espaço.
Leia mais

Livro Biodiversidade Marinha da Baía da Ilha Grande com exposição fotográfica será lançado no Jardim Botânico
6/3/2008

livro
Coral Tubastraea, Foto de Enrico Marone

O livro Biodiversidade Marinha da Baía da Ilha Grande, um estudo inédito que inventariou a biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, será lançado no Jardim Botânico no dia 7 de março, às 19h, no Centro de Visitantes. No mesmo dia, será inaugurada a exposição fotográfica que retrata as paisagens marinhas da Baía da Ilha Grande, fruto de imagens colhidas durante as atividades de levantamento do projeto realizado entre 2003 e 2005. A mostra estará aberta à visitação até o dia 17 de março.
Leia mais

Nova edição do Notícias do Jardim
29/2/2008
Publicado nova edição do Notícias do Jardim com uma entrevista com o diretor Fabio Rubio Scarano.
Leia aqui

Torres do JB serão reformadas
29/2/2008
As duas torres que compõem a entrada principal do Jardim Botânico do Rio de Janeiro estão sendo reformadas e deverão ficar prontas até o final de maio de 2008. Pelo portão da rua Jardim Botânico, 920, passam diariamente grande parte dos quase 600 mil visitantes do parque por ano na bilheteria próxima à Aléia das Palmeiras, símbolo do Jardim. As obras vão valorizar o acesso a um dos principais cartões postais da cidade.
Leia mais

Abertura do ano letivo da ENBT
27/2/2008
A aula inaugural da ENBT de 2008 acontecerá nesta sexta- feira, 29/02, às 10h e será proferida pelo Prof. Dr. Gabriel Bernardello. O tema da aula será "Um naturalista no século XXI". Bernardello é professor, biólogo e Vice Decano da Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais de Cordoba e membro da Academia Nacional de Ciências da Argentina.

Lançamento de prêmio de reportagem e comemoração de programa da Mata Atlântica acontecem no Jardim Botânico
26/2/2008
A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, em parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica lançam no dia 28 de fevereiro, às 11 horas, a edição 2008 do Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica e a coletânea com as reportagens finalistas de 2007. O evento, que acontece no Solar da Imperatriz, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, será seguido de exibições das reportagens vencedoras da categoria Televisão em 2007.
Leia mais

Defesas de teses e dissertações na ENBT
25/2/2008
A ENBT divulgou os nomes dos próximos alunos que farão defesas de mestrado e doutorado, no auditório da escola. Micheline Leite Marcon Ferreira defendeu hoje, 25/02, a tese: Anatomia comparativa do lenho de Miconia Ruiz & Pav. - seções Hypoxanthus (Rich. ex DC.) Hook.f. e Glossocentrum (Crueger) Hook.f. (Melastomataceae). Participaram da banca examinadora: Dra. Cecília Gonçalves Costa (Presidente), Dra. Agnes Elisete Luchi (JBSP), Dr. José Fernando Andrade Baumgratz (JBRJ), Dra. Vera Teresinha Rauber Coradin (IBAMA), Dr. Claudio Sérgio Lisi (USP) e como suplentes Dra. Maura da Cunha (UENF) e Dra. Claudia Franca Barros (JBRJ).
Leia mais

Bicentenário da Imprensa Nacional ganha sítio eletrônico
25/2/2008
Como parte das celebrações pela passagem do Dia Nacional do Trabalhador Gráfico, a Imprensa Nacional lançou o sítio eletrônico com as notícias dos seus 200 anos. O sítio é acessível a partir de uma conexão disponível no endereço http://portal.in.gov.br/200anos. O sítio traz um resumo da história da Imprensa Nacional, além de notícias atualizadas das comemorações, artigos, fotos e o calendário de eventos das atividades programadas para 2008.

JB inaugura Cactário com novas espécies
22/2/2008
cactárioO Jardim Botânico inaugura no próximo dia 26 de fevereiro, às 16h, o Cactário com mais de cem novas espécies de cactos e suculentas que se somarão à coleção existente no Jardim. As estufas, que estavam fechadas há mais de dez anos, serão reabertas totalmente reformadas, com o patrocínio das empresas Blue Man e Espaço Botânico, responsáveis pela aquisição de inúmeros cactos nativos e exóticos, escolhidos criteriosamente pela coordenadoria das coleções vivas da instituição e pela execução de um novo projeto paisagístico.
Leia mais

 

 

 

Nova espécie de árvore da Mata Atlântica
22/2/2008Ramo

Os pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, José Eduardo Meireles e Haroldo C. de Lima descobriram uma nova espécie de árvore endêmica do Parque Nacional do Itatiaia. Após cinco anos de estudo contínuo das populações em seus ambientes naturais, foi possível observar pela primeira vez as flores e os frutos e constatar a novidade científica. A nova espécie de Poecilanthe pertence às Leguminosas, uma das famílias de plantas dominantes nas florestas tropicais. Os resultados revelam a importância do desenvolvimento de pesquisas de longa duração, e evidenciam as lacunas ainda existentes no conhecimento das árvores da Mata Atlântica. Novas espécies arbóreas têm sido encontradas, mesmo em trechos de florestas relativamente bem estudadas, como é o caso do Parque Nacional do Itatiaia, a primeira unidade de conservação criada no Brasil em 1937. As pesquisas fazem parte do Programa Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, que integra os esforços do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para conhecer e conservar um dos mais diversos e ameaçados biomas.
Leia mais

Jardim Botânico reforma estufa das insetívoras
20/2/2008
A estufa de plantas insetívoras ou carnívoras do Jardim Botânico será reaberta no próximo dia 22 de fevereiro, às 10h, recuperada e ampliada. Essa é a última estufa reformada ao longo de cinco anos pela instituição, que já entregou ao público os novos Orquidário, Bromeliário e Cactário. Durante o período das obras, as quase 50 espécies de insetívoras ali representadas permaneceram em local apropriado onde receberam tratamento especial.
Leia mais

Defesas de mestrado e doutorado na ENBT
19/2/2008
A ENBT divulgou os nomes dos próximos alunos que farão defesas de mestrado e doutorado, no auditório da escola. No dia 20/02,às 9h, o mestrando Vítor Hugo dos Santos Gomes Maia defenderá a dissertação "Filogenia Molecular do Grupo Sclerolobium (Caesalpinieae, Leguminosae)". A banca examinadora será: Dr. Sérgio Ricardo Sodré Cardoso (Presidente), Dra. Cláudia Augusta de Moraes Russo (UFRJ), Dr. Vidal de Freitas Mansano (JBRJ) e como suplente Dr. Haroldo Cavalcante de Lima. No dia 22/02, às 14h, a doutoranda Micheline Carvalho Silva defenderá a tese com o título "Peperomia subgênero Rhynchophorum (Miq.) Dahlst. para o Brasil: morfologia, taxonomia e distribuição geográfica". A banca examinadora será composta por: Dra. Elsie Franklin Guimarães (Presidente), Dra. Genise Vieira Somner (UFRRJ), Dr. José Fernando Andrade Baumgratz (JBRJ), Dra. Nilda Marquete Ferreira da Silva (JBRJ), Dra. Taciana Barbosa Cavalcanti (EMBRAPA) e como suplentes Dr. João Rodrigues Miguel e Dra. Marli Pires Morim. O endereço da ENBT é: Rua Pacheco Leão, nº 2040 - Horto.

Peça infantil no Galpão do Solar
15/2/2008
O Galpão do Solar abrirá suas portas no domingo, 17/02, às 11h, para uma apresentação gratuita do espetáculo infantil "Como nascem as estrelas", de Clarisse Lispector.
Leia mais

Biblioteca funciona com horário reduzido
14/2/2008
A Biblioteca Barbosa Rodrigues funcionará no período de 18 a 28 de fevereiro de 2008 com horário reduzido: pela manhã, haverá movimentação interna e à tarde, atendimento ao público

Aula inaugural de 2008 da ENBT será dia 29
14/2/2008
A aula inaugural da ENBT de 2008 acontece no dia 29 de fevereiro, às 10h, e será proferida pelo Prof. Dr. Gabriel Bernardello, sob título "Um naturalista no século XXI". Bernardello é professor, biólogo e Vice Decano da Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais de Cordoba e membro da Academia Nacional de Ciências da Argentina.

Calendário de Disciplinas da ENBT para o 1º semestre
7/2/2008
O Programa de Pós-graduação da ENBT divulgou o Calendário de Disciplinas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2008.
Leia mais

ENBT realiza primeira defesa de doutorado
14/2/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criada em 2001, realiza no próximo dia 15/2 (sexta-feira), a primeira defesa de doutorado do curso de Pós-graduação. A defesa da tese de Dulce Gilson Mantuano, sob o título "Crescimento clonal de Neoregelia cruenta na restinga de Jurubatiba: estrutura populacional, plasticidade morfoanatômica e integração fisiológica" terá na banca examinadora os seguintes doutores como titulares: Cecília Gonçalves Costa (JBRJ), Claudia Franca Barros (JBRJ), Fábio Rubio Scarano (JBRJ), Flávio Nunes Ramos (UNIFAL-MG) e Maria Regina Torres Boeger (UFPR). A banca será composta também pelos suplentes: Drªs Andrea Ferreira da Costa e Dorothy Sue Dunn de Araujo (UFRJ). A defesa acontecerá às 14h, no auditório da ENBT, rua Pacheco Leão, 2040, Horto.

ENBT abre inscrições para o Curso de Ilustração Botânica
1/2/2008
A Escola Nacional de Botânica Tropical abrirá inscrições, a partir do dia 6 de fevereiro, para o Curso de Ilustração Botânica nas modalidades nanquim e grafite e também aquarela. Os cursos serão ministrados às terças e quintas-feiras, em duas turmas: das 9h às 12h e das 14 às 17h. A ENBT está localizada na rua Pacheco Leão, 2040, Horto.
Mais informações

JB terá meio expediente no próximo dia 6
31/1/2008
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrirá os portões para visitação pública na quarta-feira de cinzas (dia 6/2), das 14h às 17h.

Revista de Manguinhos publica artigo sobre Jardim Botânico
11/1/2008
Um artigo sobre o Jardim Botânico, de autoria da historiadora da instituição, Begonha Bediaga, foi publicado pela Revista de Manguinhos. O texto analisa as principais questões relacionadas à história do Jardim desde a sua criação, em 1808, até a sua incorporação pelo Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, em 1861, com o objetivo de colaborar para as discussões acerca da história das instituições e das ciências naturais no período em foco. O texto completo pode ser lido através do link: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v14n4/02.pdf

Exposição e histórias na Casa de Educação Ambiental do JB
11/1/2008
A exposição "Como tratar problemas da terra a partir da realidade local - Tecendo Redes por um planeta terra saudável" está aberta à visitação na Casa de Educação Ambiental do Jardim Botânico, durante o mês de janeiro. A mostra faz parte do projeto que reúne trabalhos realizados com instituições científicas e escolas municipais do entorno do JBRJ. Além da exposição, o público poderá participar da contação de história do livro "Rubens, o semeador", de Ruth de Souza, nos dias 16, 23 e 30 deste mês, sempre às 11h e às 15h30, na Casa de Educação Ambiental. Os interessados deverão se inscrever no próprio local.

ENBT divulga calendário de atividades do Programa de Pós-graduação
4/1/2008
A ENBT divulgou o calendário de atividades do PPG. As disciplinas que serão oferecidadas no primeiro semestre deverão ser divulgadas a partir do dia 31 de janeiro e o início das aulas em 3 de março de 2008.
Veja aqui o calendário

 

 

 

 

 

 

volta à página inicial