Matérias publicadas em 2009

Mais uma hora para aproveitar o Jardim
31/12/2009
A partir de sábado, 2 de janeiro até 20 de março, inclusive, a bilheteria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro ficará aberta até as 18h. Com essa medida, os visitantes poderão aproveitar melhor seus passeios na estação mais luminosa do ano. Com o fim do verão em 20 de março, um sábado, a bilheteria do Jardim voltará a encerrar suas atividades às 17h. O Museu do Meio Ambiente está funcionando das 11h às 18h até o dia 15 de janeiro.

Gestores federais do Rio de Janeiro criam fórum de Administração Pública
26/11/2009
Em encontro no dia 23 de novembro, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, gestores de órgãos públicos federais do Rio de Janeiro deram início a uma rede colaborativa de troca de informações e experiências.
Leia mais

Inauguração de novo portão do Jardim Botânico na Pacheco Leão
16/11/2009
O novo portão para pedestres, localizado na Rua Pacheco Leão, 100, em frente à Rua Visconde de Carandaí, próximo à Rua Jardim Botânico, já está em funcionamento.
Leia mais

Exposição Glaziou e os Jardins Sinuosos no Museu do Meio Ambiente
30/10/2009
glaziouA exposição, aberta ao público a partir de sexta-feira, 6/11, reúne arte, ciência e história numa oportunidade única para conhecer a trajetória do paisagista e botânico francês Auguste Glaziou, seus mais importantes projetos de parques públicos e jardins privados em nosso país e a importância de suas descobertas botânicas.
Leia mais

Seminário João Barbosa Rodrigues: um naturalista brasileiro
29/10/2009
barbosa rodriguesCobertura completa dos três dias do evento que marcou o centenário de morte do cientista, com a resenha de todas as palestras.
Leia mais

 

Jardim Botânico recebe certificado de honra ao mérito
29/10/2009
O Conselho Regional de Biologia RJ/ES conferiu o certificado em reconhecimento pelos serviços prestados pelo JBRJ na regulamentação da profissão de biólogo.
Leia mais

Árvores Notáveis ganha 2º lugar no Prêmio Jabuti
30/9/2009
A publicação com ilustrações botânicas de Malena Barretto e Paulo Ormindo concorreu na categoria de Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.
Leia mais

Jardim Botânico e Vale celebram parceria para conservação do Arboreto
31/8/2009
O contrato de patrocínio, que garante R$ 2 milhões de investimento em um período de dois anos, foi assinado no domingo, 30 de agosto, com a presença do ministro Carlos Minc.
Leia mais

Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos – SNRJB – retoma atividades
28/8/2009
A Secretaria do SNRJB, uma atribuição legal do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foi reativada e já convoca os jardins botânicos brasileiros a se registrarem ou se atualizarem no Sistema.
Leia mais

Palmeiras-imperiais do Jardim Botânico viram tema de livro
14/8/2009
História, simbologia e conhecimento científico sobre a Roystonea oleraceae estão reunidos na publicação de 112 páginas, lançada em 6 de agosto, com um evento de poesia no Arboreto.
Leia mais

IAB-RJ organiza concurso de arquitetura para o Museu do Meio Ambiente
8/12/2009
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro assina contrato com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – RJ nesta quarta-feira, 9 de dezembro, às 10h, para a organização do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanização do Museu do Meio Ambiente – MuMa.
Leia mais

Funcionamento do Jardim no dia 31 de dezembro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro funcionará normalmente no dia 31 de dezembro, com a bilheteria aberta das 8h às 17h. No dia 1º de janeiro, o Jardim estará fechado, reabrindo a partir do dia 2, às 8h.

Samambaias são tema do próximo Seminário de Pesquisa na ENBT
13/11/2009
O ciclo Seminários de Pesquisa promovido pela Escola Nacional de Botânica Tropical prossegue na 4ª feira, 18 de novembro, às 10h, com palestra da pesquisadora do JBRJ Claudine Massi Mynssen.
Leia mais

René Clement no próximo Cineclube do Jardim
13/11/2009
Dando continuidade ao ciclo “Quatro Obras Primas do Cinema Francês”, Walter Lima Jr. apresenta Brinquedo Proibido (Jeux interdits), de 1952, do diretor René Clement.
Leia mais

4º BroméliaRio – Exposição de bromélias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
07/12/2009
BromeliaA variedade de cores e formas das bromélias vão encantar os visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro de 10 a 13 de dezembro, quando acontece a quarta edição do BroméliaRio.
Leia mais


A natureza inspirando soluções sustentáveis
11/12/2009
cartazO documentário A engenharia da natureza é uma das atrações da Reprise I Cine Gaia, neste sábado, 12 de dezembro, no Centro de Visitantes.
Leia mais


Receba o Verão com Saúde no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
11/12/2009
Um dia de atividades para preparar o corpo e a mente para este verão – este é o programa imperdível que o Jardim oferece ao público na terça-feira, 15 de dezembro.
Leia mais

Inscrições abertas para curso de Florais
27/7/2009
Começa em agosto o Programa de Formação das Essências Florais Filhas de Gaia, no Viveiro de Plantas Medicinais do Jardim Botânico.
Leia mais

A fotografia como instrumento de preservação ambiental
14/10/2009
O Jardim Botânico recebe, a partir de 15 de outubro, exposição fotográfica sobre biodiversidade e bem-estar humano organizada pela BG Brasil e Conservação Internacional, com imagens de diferentes lugares no Brasil e de outras regiões do planeta.
Leia mais

Meio Ambiente e Desenvolvimento em pauta no ciclo Glaziou
16/11/2009
O presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e o Diretor de Gestão, Renato Cader, são os próximos palestrantes do ciclo Glaziou, que acontece na próxima quinta-feira, 19 de novembro, às 11h, no Museu do Meio Ambiente.
Leia mais

Música Clássica no verde do Jardim Botânico
26/11/209
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Plena Transmissoras apresentam o evento Clássicos no Verde, de 27 de novembro a 6 de dezembro, no Museu do Meio Ambiente e no Espaço Tom Jobim. Entre as apresentações, haverá Arthur Moreira Lima, Quarteto de Cordas da OSESP e Leo Gandelman.
Confira a programação completa.

Os jardins cariocas antes de Glaziou
26/11/2009
O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti fala sobre a paisagem do Rio Antigo, na terça feira, 1º de dezembro, às 10h30, no Museu do Meio Ambiente. A palestra faz parte do ciclo que acompanha a exposição sobre a obra do paisagista e botânico francês Auguste Glaziou.
Leia mais

XVII Seminário PIBIC começa com palestra sobre ações da Faperj
16/11/2009
Bolsistas e demais presentes puderam se informar melhor sobre os diferentes editais e programas da agência de fomento do Estado do Rio. O encontro contará, ao todo, com 30 apresentações de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos no JBRJ.
Leia mais

Oficina de contação de histórias no Centro de Visitantes
1/10/2009
O Grupo de Acervo e Memória do Jardim Botânico do Rio de Janeiro convida a todos os que gostem de ouvir e contar histórias, e que se interessem pelas práticas de leitura, para participar da oficina Ação em Cantos de Prosa, coordenada pelo professor e contador de histórias Francisco Gregório.
Leia mais

Na Semana de Proteção aos Animais, conheça a fauna do Jardim Botânico
2/10/2009
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro tornou-se, ao longo de seus 201 anos de existência, um dos mais famosos cartões postais da cidade maravilhosa. Grande parte desse êxito deve-se às suas belas aleias ladeadas das mais diversas árvores, incluindo a garbosa palmeira-imperial.
Leia mais

Permacultura e florestas finlandesas na tela
2/10/2009
A Retrospectiva I Cine Gaia continua neste sábado, 3 de outubro, com filmes voltados para a questão ambiental.
Leia mais

Cineclube do Jardim estréia novo ciclo
6/10/2009
O cineasta Walter Lima Jr. apresenta o novo ciclo do Cineclube do Jardim, Jean Renoir: cinco filmes, com obras do conceituado diretor francês.
Leia mais

Expedições educativas no Jardim Botânico
7/10/2009
O Núcleo de Educação Ambiental – NEA – dá continuidade ao Projeto Tecendo Redes Por Um Planeta Terra Saudável, vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNC&T, com a colaboração dos funcionários Marcus Nadruz, Luciana Franco e Alda Heizer.
Leia mais

Palestra de ambientalista indiana abre programa Seminários de Pesquisa na ENBT
8/10/2009
Na quarta-feira, 14 de outubro, às 10h, a premiada cientista e ambientalista Suprabha Seshan estará na Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT, no Horto, para falar de técnicas integradas de conservação, jardinagem e resgate de espécies vegetais ameaçadas de extinção.
Leia mais

Renoir e o impressionismo é tema do próximo encontro do cineclube
9/10/2009
Dando continuidade ao ciclo “Jean Renoir: Cinco Filmes”, Walter Lima Jr. apresenta Um Dia No Campo (Une Partie de Campagne), de 1936.
Leia mais

Barbosa Rodrigues é tema de seminário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
9/10/2009
A Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT/JBRJ e a Casa de Oswaldo Cruz – COC / Fiocruz promovem, de 21 a 23 de outubro, o seminário João Barbosa Rodrigues: um naturalista brasileiro. O evento acontece por ocasião do centenário de morte desse que foi um dos nomes mais notáveis da ciência do país na segunda metade do século XIX e primeira década do século XX.
Leia mais

Palestra sobre paisagismo italiano contemporâneo no Centro de Visitantes
13/10/2009
A arquiteta paisagista Elena Gepetti, formada pela Univeridade de Roma La Sapienza, é a convidada do ciclo Paisagistas no Jardim nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 18h, no Centro de Visitantes.
Leia mais

A fotografia como instrumento de preservação ambiental
14/10/2009
O Jardim Botânico recebe, a partir de 15 de outubro, exposição fotográfica sobre biodiversidade e bem-estar humano organizada pela BG Brasil e Conservação Internacional, com imagens de diferentes lugares no Brasil e de outras regiões do planeta.
Leia mais

Documentário sobre José Lutzenberger em reapresentação
15/10/2009
Reprise I Cine Gaia apresenta, neste sábado, 17 de outubro, curta-metragem sobre o ambientalista brasileiro e média sobre agricultura alternativa na Índia.
Leia mais

As Palmeiras-imperiais do Jardim Botânico são tema de palestra na ENBT
28/10/2009
Integrando os Seminários de Pesquisa, uma parceria entre a Escola Nacional de Botânica Tropical e a Diretoria de Pesquisa Científica, a palestra acontecerá na próxima quarta-feira, 4 de novembro, às 10h, no auditório do Solar da Imperatriz.
Leia mais

Quebradeiras de coco do Maranhão e índios Ikpeng na retrospectiva Cine Gaia
30/10/2009
A Retrospectiva I Cine Gaia continua neste sábado, 31 de outubro, com filmes voltados para a questão ambiental.
Leia mais

XVII Seminário PIBIC/CNPq - JBRJ na ENBT em novembro
30/10/2009
O seminário foi transferido para os dias 16 e 17 de novembro e acontecerá no Auditório do Solar da Imperatriz.
Leia mais

Trabalhadores da cana e índios Ashaninka na tela
2/9/2009
O filme belga "A verdade do Gato" e o brasileiro "A gente luta mas come fruta" participaram do I Cine Gaia, Festival Internacional de Cinema Ambiental do Jardim Botânico, realizado em 2008. As reprises do festival estão acontecendo sempre aos sábados à tarde, na Sala Multimídia do Centro de Visitantes. Além de proporcionar ao público a chance de ver ou rever as produções, a Retrospectiva serve também para dar uma amostra do que vem por aí, no II Cine Gaia, que acontece em novembro.
Confira a programação:

Núcleo de Educação Ambiental integra mesa redonda sobre formação de professores
3/9/2009
A educadora Maryane Saísse, do Jardim Botânico, participará da mesa redonda “A colaboração museu/universidade/escola na formação de professores”, dia 8 de setembro, das 18h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, na Praia Vermelha.
Leia mais

Museu do Meio Ambiente recebe alunos de escolas públicas do Rio em projeto de ilustração botânica
8/9/2009
As aulas serão ministradas pelas ilustradoras botânicas Dulce Nascimento e Ana Lúcia Iath no segundo andar do Museu do Meio Ambiente (MuMA).
Leia mais

Os Inconfidentes no Cineclube do Jardim
8/9/2009
Um dos clássicos do cinema brasileiro dos anos 1970, o filme traz José Wilker no papel de Tiradentes e será exibido nesta terça, 8 de setembro, às 19h.
Leia mais

Exposição Visões da Terra prorrogada até 4 de outubro
8/9/2009
Por mais um mês, nas salas do Museu do Meio Ambiente, o visitante pode fazer um passeio pela história geológica do nosso planeta e pelas concepções de mundo que surgiram em diferentes épocas.
Leia mais

Abertas inscrições para curso de extensão na Escola Nacional de Botânica Tropical
9/9/2009
As inscrições para o curso Análise de Dados Espaciais em Macroecologia podem ser feitas até 22 de setembro. As aulas, que vão de 28 de setembro a 2 de outubro, serão ministradas pelo Prof. Thiago Rangel, professor da Universidade Federal de Goiás e doutorando da University of Connecticut.
Leia mais

Filme francês põe indústria de transgênicos na berlinda
9/9/2009
O Mundo segundo a Monsanto, documentário baseado no livro de mesmo nome, será exibido na Retrospectiva I Cine Gaia, sábado, 19 de setembro, às 15h30, no Centro de Visitantes.
Leia mais

Projeto Jovens Ilustradores faz oficinas no Jardim Botânico
9/9/2009
A ilustração botânica é usada nessa iniciativa da Vale para despertar aptidões artísticas e disseminar conhecimentos e conceitos de educação ambiental entre alunos do ensino fundamental.
Leia mais

Novas atividades no Jardim Sensorial
10/9/2009
Uma das áreas mais badaladas do arboreto, o Jardim Sensorial é destinado a pessoas com deficiência visual. Seu percurso é composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão.
Confira a programação para setembro:

A forma e as dimensões da Terra em discussão no Museu do Meio Ambiente
14/9/2009
Com a prorrogação da exposição Visões da Terra até 4 de outubro, continua também o ciclo de palestras que discute as várias visões de mundo que surgiram ao longo da história.
Leia mais

Escola Nacional de Botânica Tropical lança edital de seleção para ingresso em mestrado e doutorado
15/9/2009
logoSerão disponibilizadas 10 vagas de doutorado e 15 de mestrado para turmas iniciando em 2010. As inscrições estarão abertas de 13 de outubro a 13 de novembro.
Leia mais

Romance de Graciliano Ramos no Cineclube do Jardim
15/9/2009
Walter Lima Jr. apresentará nesta terça-feira, 15 de setembro, às 19h, o filme São Bernardo, de Leon Hirszman, no cineclube do Jardim.
Leia mais

Aquecimento Global é tema do evento “Eu Neutralizo”, dias 19 e 20 de setembro
16/9/2009
O Jardim Botânico será palco, neste fim de semana, de várias atividades que mostram como é possível trazer a preservação ambiental para o cotidiano.
Leia mais

Jardim Botânico será palco do lançamento de pacto ambiental do Estado do Rio de Janeiro
18/9/2009
No Dia da Árvore, 21/9, Governo do Estado sela pacto ambiental para a restauração da Mata Atlântica, com o “Dia C – Carbono Zero Rio 2016”.
Leia mais

A Saúde em Sintonia com a Primavera
21/9/2009
No dia 23 de setembro, o Canteiro de Plantas Medicinais do Jardim Botânico será o lugar de diversas atividades com foco na saúde.
Leia mais

Colóquio Internacional Glaziou no Palácio Capanema de 23 a 25 de setembro
22/9/2009
O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, abre o Colóquio internacional interdisciplinar “A Atualidade da Obra de Auguste Glaziou”, que acontece de 23 a 25 de setembro de 2009, 9h às 18h, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.
Leia mais

Dia C – Dia do Clima – Carbono Zero Rio 2016
23/9/2009
Evento no Jardim Botânico marcou o lançamento de ações para abater a emissão de gases que causam o efeito estufa gerados pela candidatura do Rio 2016 e comemorou o primeiro ano do projeto Contador de Árvores da Mata Atlântica, da Secretaria de Estado do Ambiente.
Leia mais

SESC realiza seminário sobre a crise mundial da água com a presença de Fernando Gabeira e Guido Gelli, nos dias 23 e 24 de março
23/9/2009
O arte SESC, localizado na rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, reúne hoje e amanhã (23 e 24 de março), Fernando Gabeira, Sérgio Besserman, Heloísa Buarque de Hollanda, Ferreira Gullar, Guido Gelli e outros para o seminário “Futuro das Águas”, onde irão debater, sob vieses múltiplos, a crise das águas, discutindo projetos e estratégias que permitam modificar esse cenário e criar perspectivas de um futuro sustentável. O evento é gratuito e aberto ao público.
Leia mais

Colóquio sobre o paisagista Auguste Glaziou reúne especialistas brasileiros e franceses até 25 de setembro
23/9/2009
O encontro aberto na manhã desta quarta-feira, 23/9, acontece no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.
Leia mais

Palestra do Ciclo Visões da Terra aborda Darwin e a consciência
24/9/2009
Nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 10h, o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe o economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna.
Leia mais

Defesa de tese de doutorado na ENBT em 28 de setembro
25/9/2009
A aluna Berenice Chiavegatto Campos defenderá publicamente sua tese de doutorado, intitulada “Revisão Taxonômica e Fiologenia do gênero Meriania Sw. (Melastomataceae) no Brasil”, no dia 28 de setembro de 2009 (segunda-feira) às 14h, no Auditório da ENBT.
Leia mais

Mestres franceses do paisagismo são tema de palestra no Museu do Meio Ambiente
28/9/2009
Nesta terça-feira, 29 de setembro, às 10h, o MuMA recebe o professor Jean-Piérre Bériac, que falará sobre o paisagista Auguste Glaziou e seus mestres de Bordeux. Entrada franca.
Leia mais

Jardim Botânico obtém cotação máxima no Guia Verde da Michelin
18/9/2009
Rio de Janeiro é o primeiro destino da América do Sul a ganhar uma edição do guia, uma das mais renomadas publicações do mundo sobre turismo.
Leia mais

Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos – SNRJB – retoma atividades
28/8/2009
A Secretaria do SNRJB, uma atribuição legal do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foi reativada e já convoca os jardins botânicos brasileiros a se registrarem ou se atualizarem no Sistema.
Leia mais

Jardim Botânico e Vale celebrarão parceria para conservação do Arboreto
28/8/2009
Para comemorar a assinatura do contrato de patrocínio, neste domingo, 30 de agosto, a Camerata Vale Música se apresenta sob a regência de Marcelo Bratke no Teatro Tom Jobim. No repertório, obras de Ernesto Nazareth.
Leia mais

Exposição de Orquídeas começa dia 4 no Jardim Botânico
28/8/2009
A exposição “Orquídeas na Primavera”, uma parceria entre a OrquidaRio, Antonio Bernardo e o Jardim Botânico, estará aberta à visitação de 4 a 7 de setembro, das 8h às 17h, na estufa do Orquidário.
Leia mais

Cosmologia, antropologia e psicanálise no Espaço Tom Jobim
21/08/2009
O encontro marca o encerramento da temporada do espetáculo Formas Breves, de Bia Lessa e Maria Borba. Na palestra Big-Bang x Universo Eterno, Mario Novello falará sobre a origem do Universo do ponto de vista científico. Já os mitos de criação são tema de Ribamar Bessa, enquanto Chain Katz trata da questão da Origem sob a perspectiva da psicanálise aliada à filosofia.
Leia mais

Circuito das Artes no Jardim Botânico
21/8/2009
Em sua 13ª edição, o Circuito das Artes do Jardim Botânico abre as portas dos ateliês do bairro para visitação neste fim de semana (22 e 23/8), e no seguinte (29 e 30/8).
Leia mais

Sábado é dia de retrospectiva Cine Gaia no Centro de Visitantes
21/8/2009
Confira os filmes deste sábado, 22/8:

As relações entre a humanidade e o planeta no Ciclo Visões da Terra
24/8/2009
A palestra desta terça-feira, 25 de agosto, será ministrada pelo professor José Augusto de Pádua, do Instituto de Filosofia e Ciência Sociais – IFCS/UFRJ.
Leia mais

Conversas sobre o cinema brasileiro no Cineclube
25/8/2009
O público poderá assistir e debater com Walter Lima Junior filmes dele e de outros cineastas brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha.
Leia mais

Exposição “Árvores Notáveis” mostra a beleza da ilustração botânica
27/8/2009
Neste fim de estação, em que se aproximam a primavera e a comemoração do Dia da Árvore (21/9), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro presenteia a cidade com a exposição “Árvores Notáveis”, de ilustração botânica.
Leia mais

Obras no Café Botânica
17/8/2009
Na reforma, a cozinha e o depósito do Café Botânica serão ampliados, e o banheiro será transformado em vestiário. Com uma cozinha mais espaçosa, o Café poderá ampliar seu cardápio, incluindo opções com preços mais acessíveis.
Leia mais

Curso de introdução ao sistema DELTA na Escola Nacional de Botânica Tropical
17/8/2009
Ministrado por Mauro J. Cavalcanti, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFRJ, o curso tem carga horária de 15 horas e 20 vagas disponíveis.
Leia mais

Lançamento de livro sobre as palmeiras-imperiais
5/8/2009
Será lançado, no dia 6 de agosto (quinta-feira), às 16h, o livro “As palmeiras-imperiais do Jardim Botânico”, pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Dantes Editora. O evento, que acontecerá no Arboreto, próximo ao Chafariz Central, também homenageará o poeta Waly Salomão, que terá seus poemas lidos por várias personalidades.
Leia mais

Programação de atividades para o Jardim Sensorial em agosto
5/8/2009
Confira as novas datas para as já famosas visitas guiadas por monitores cegos.
Leia mais

Cine Gaia reprisa uma seleção de filmes de sua 1ª edição
6/8/2009
Os filmes, que participaram do I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – I Cine Gaia, em 2008, estão sendo reapresentados na sala multimídia do Centro de Visitantes aos sábados.
Leia mais

Inscrições abertas para curso de Gestão da Biodiversidade na ENBT
7/8/2009
Os interessados podem se inscrever até 28 de agosto para o curso de pós-graduação que é uma parceria da ENBT, UFRJ e UFRRJ.
Leia mais

Ciclo de palestras “Paisagistas no Jardim” no Centro de Visitantes
10/8/2009
A primeira palestra será sobre “Park Güell, a sustentabilidade na obra de Gaudí” na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 10h.
Leia mais

Palestra sobre bioarquitetura em construções de bambu no Centro de Visitantes
11/8/2009
Será na próxima quinta-feira, 13 de agosto, às 19h. O ingresso é uma lata de leite em pó, que será doada para a ONG Refazer. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.amigosdoparque.org.br.
Leia mais

''Como era verde o meu vale'', de John Ford, no Cineclube do Jardim
27/7/2009
Fechando o ciclo “John Ford: Duas Obras Mestras”, o filme será exibido nesta terça-feira, 28 de julho, às 19h, com legendas em português.
Leia mais

A biodiversidade e a espiritualidade
27/7/2009
O Prof. Dr. Gustavo Martinelli é o próximo palestrante do Ciclo Visões da Terra, nesta terça-feira, 28 de julho, das 10h às 12h, no Museu do Meio Ambiente.
Leia mais

Cineclube do Jardim exibe trilogia indiana
31/7/2009
A Trilogia de Apu, do premiado diretor indiano Satyajit Ray (1921-1992), será apresentada no Cineclube do Jardim Botânico (Centro de Visitantes, rua Jardim Botânico, 1008), nos dias 4, 11 e 18 de agosto, sempre às 19h, com legendas em português. O cineasta Walter Lima Jr. conduzirá debates sobre os filmes em cada sessão.
Leia mais

Tempo geológico e "crocodilo-tatu" são temas de palestras no Museu do Meio Ambiente
31/7/2009
Os professores Ismar Carvalho e Thiago Marinho, do Instituto de Geociências da UFRJ, serão os palestrantes desta terça-feira, 4 de agosto, no Ciclo "Visões da Terra", das 10h às 13h.
Leia mais

Palestra sobre o curso Educação Gaia na Escola Nacional de Botânica Tropical
21/7/2009
O curso Educação Gaia terá início em 6 agosto na ENBT, tendo como tema principal o Desenvolvimento Sustentável, a ser discutido em quatro módulos: Econômico, Social, Ecológico e Visão de Mundo. A palestra em que será apresentado o programa do curso é aberta ao público, com entrada franca.
Leia mais

Exposição de Ilustração Botânica na ENBT
21/7/2009
A exposição se compõe de 19 trabalhos distribuídos por seis painéis no saguão do auditório da ENBT. As ilustrações foram produzidas por treze alunos.
Leia mais

Aplicações Modernas da Estereoscopia
21/7/2009
O workshop Aplicações Modernas da Estereoscopia aborda a história e as utilizações da moderna tecnologia 3D em campos como geologia, prospecção de petróleo, engenharia, arquitetura, medicina, TV 3D, entretenimento, entre outras.
Leia mais

Palestra na Associação de Amigos do Jardim Botânico
14/7/2009
Centro e Periferia: A floresta atlântica e a economia dos séculos XVIII e XIX é tema de palestra no próximo sábado, dia 18 de julho, às 10h30, no auditório Geraldo Jordão Pereira, sede da AAJB, Rua Jardim Botânico, 1008.
Leia mais

Jardim Botâncio exibe documentário sobre trabalho escravo no Pará
21/7/2009
A lenda da Terra Dourada, do suíço Stéphane Brasey, terá apresentação única no Centro de Visitantes, no sábado, 25 de julho, às 15h, com entrada franca.
Leia mais

Visões da Terra – Exposição e Ciclo de Palestras no Museu do Meio Ambiente
3/7/2009
O Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abre suas portas para a Exposição "Visões da Terra" - A Aventura Humana em Conhecer o Planeta -, de 7 de julho a 6 de setembro de 2009. A mostra apresenta diversas visões de mundo que surgiram ao longo da história e que, de alguma forma, retornam à discussão nos dias de hoje.
Leia mais

Curso de identificação de madeiras comerciais na ENBT
3/7/2009
As inscrições para o curso de identificação de madeiras comerciais brasileiras estarão abertas a partir de 6 de julho.
Leia mais

Associação de Amigos oferece cursos para o público em geral
3/7/2009
Estão com inscrições abertas os cursos na área de botânica que a Associação de Amigos do Jardim Botânico oferece, anualmente, no Canteiro de Plantas Medicinais, na Rua Jardim Botânico,1008. Maiores Informações pelo telefone: 2239-9742.
Leia mais

Exposição de bromélias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
7/7/2009
O 3º BroméliaRio acontece de 9 a 12 de julho de 2009 no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais

Exposições Saint Brisson Estereoscopista e Fototransformações
10/7/2009
O Centro de Visitantes abriga a partir deste sábado, 11 de julho, as duas exposições fotográficas com entrada franca que permanecerão até 9 de agosto.
Leia mais

Documentário A Árvore da Música será exibido na Fiocruz
10/7/2009
A produção premiada, que contou com consultoria do pesquisador Haroldo Lima (JBRJ), será apresentada nesta segunda-feira, 13 de julho, na tenda do Museu da Vida, em Manguinhos, às 9h30.
Leia mais

SeAmostra no Centro de Visitantes
30/6/2009
A partir de 3 de julho, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrigará a primeira edição da SeAmostra, uma mostra de filmes que pretende expor a produção cinematográfica carioca que tem pouco ou nenhum espaço no grande circuito comercial.
Leia mais

Abertas as inscrições para a colônia de Férias do Jardim Botânico
22/6/2009
Os interessados podem inscrever as crianças acima de 5 anos para as atividades da colônia que irão de 20 à 30 de julho.
Leia mais

Programação de atividades para o Jardim Sensorial em junho e julho
24/6/2009
Confira as novas datas para as já famosas visitas guiadas por monitores cegos.
Leia mais

Curso de Ilustração Botânica na ENBT em agosto
25/6/2009
A partir do dia 1 de julho, estarão abertas as inscrições para o módulo aquarela do curso de Ilustração Botânica na Escola Nacional de Botânica Tropical.
Leia mais

Rodriguésia tem o primeiro número de 2009 dedicado a Cabo Frio
15/6/2009
A nova edição da revista está disponível no site do Jardim Botânico, com 13 artigos relacionados à biodiversidade e à ecologia da região.
Leia mais

Visitantes do Jardim Botânico podem estacionar no Jockey Club nos fins de semana
10/6/2009
O estacionamento do Jockey Club está aberto aos visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro nos fins de semana desde o dia 6 de junho.
Leia mais

Comemorações da Semana do Meio Ambiente
29/5/2009
O JBRJ promove uma série de eventos comemorativos pela Semana do Meio Ambiente, de 1º a 5 de junho. Haverá exibição de vídeos e debates com pesquisadores, mesa redonda sobre meio ambiente e gestão pública e oficina de exsicata.
Leia mais

Jardim Botânico assina Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
25/5/2009
Adesão foi formalizada na comemoração pelo Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, no Espaço Tom Jobim.
Leia mais

Jardim Botânico desenvolve modelo de gestão estratégica em parceria com a empresa de consultoria Intelligere
26/5/2009
O JBRJ está em plena fase de transformações e melhorias. Em parceria com a empresa de consultoria Intelligere, um novo projeto está em andamento com o fim de desenvolver e implantar um modelo de Gestão Estratégica. Esse modelo objetiva dotar o JBRJ de uma estrutura capaz de conceber, implantar e avaliar seu planejamento estratégico, permitindo o aprimoramento de sua gestão, por meio de instrumentos, ferramentas e métodos derivados de dois universos de conhecimento: a Gestão Estratégica e a Gestão por Indicadores de Desempenho.
Leia mais

Swing Time, de George Stevens, no cineclube do Jardim Botânico
Integrando o ciclo “O musical em preto e branco”, o filme Swing Time (Ritmo Louco), será exibido nesta terça-feira, 6 de julho, às 19h. A produção americana, de 1936, será exibida em cópia sonorizada com legendas em português e duração de 103 minutos. Estrelado por Fred Aster e Ginger Rogers, e considerado por muitos como o melhor de suas carreiras, o filme ganhou o oscar de melhor canção original por The way you look tonight. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

Circuito Tela Verde no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
13/5/2009
Circuito Tela VerdeO Circuito Tela Verde, uma iniciativa conjunta dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, foi lançado em comemoração dos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, com a promoção de uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre temáticas socioambientais.
Produzidos a partir dos princípios da educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros de diferentes comunidades sobre o ambiente, os problemas e os conflitos socioambientais por elas vividos. Representam uma importante estratégia educativa que desperta as comunidades para o seu papel enquanto atores sociais nos processos da gestão ambiental pública.
O Objetivo do Circuito é promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre a importância da temática socioambiental e da educação ambiental como um valioso instrumento de mobilização e participação social.
No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a exibição dos filmes será realizada todas as quintas-feiras, de 13:30 às 16:30 h no Centro de Visitantes para o público interessado.

 


CartazLove Me Tonight, de Rouben Mamoulian, no cineclube do Jardim Botânico
30/6/2009
Integrando o ciclo “O musical em preto e branco”, o filme Love Me Tonight (Ama-me esta noite), será exibido nesta terça-feira, 30 de junho, às 19h.A produção americana, de 1932, será exibida em cópia sonorizada com legendas em português e duração de 96 minutos. Selecionado para preservação na Livraria do Congresso americano, por seu valor cultural, artístico e histórico, o filme inovou na apresentação da música Isn't it romantic, cantada por diferentes grupos em diferentes locais. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.


 

Cinesul no Jardim Botânico
25/6/2009
Cartaz O Centro de Visitantes exibirá filmes da mostra paralela do Cinesul, Festival Íbero-Americano de cinema, dias 26, 27 e 28 de junho.
Leia mais

Inventário do tempo: Livros, no Teatro Tom Jobim
2/6/2009
De 5 a 28 de junho, sempre nos fins de semana, o público tem um encontro marcado com artistas, escritores, arquitetos e cientistas que falam sobre interseções de suas áreas com os livros.
Leia mais

Nova programação de atividades para o Jardim Sensorial em junho
2/6/2009
Neste mês, além das já famosas visitas guiadas por monitores cegos, haverá comemorações pelo Dia do Meio Ambiente e Dia dos Namorados. Uma das áreas mais badaladas do arboreto, o espaço é destinado a pessoas com deficiência visual, por isso possui um percurso composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão.
Confira a programação para junho.

CartazLe Million, de René Clair, no cineclube do Jardim Botânico
22/6/2009
Abrindo o ciclo “O musical em preto e branco”, o filme Le Million (O Milhão), será exibido nesta terça-feira, 23 de junho, às 19h.
Leia mais


 

Palestra sobre obra de Bia Lessa no evento Inventário do tempo: Livros, no Teatro Tom Jobim
19/6/2009
Neste sábado, dia 20 de junho, às 19h, a professora, ensaísta e pesquisadora Flora Süssekind dará seu depoimento sobre a obra da diretora de teatro e cinema Bia Lessa. Confira a programação.

A escritora Adriana Falcão e a astróloga Mônica Horta na exposição contadores de história
19/6/2009
As duas participam da série Personalidades contam histórias, que integra a exposição, no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de junho, às 16h, no Centro de Visitantes.
Leia mais

Memória é tema de seminário promovido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro
5/6/2009
Seminário Laços com a Memória apresenta e debate diferentes experiências sobre o tema, em quatro oficinas, de 15 a 18 de junho, no Centro de Visitantes.
Leia mais

Abertas as inscrições para VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
13/5/2009
Estão abertas as inscrições para oferecimento de minicursos, oficinas e proposta de resumo para pôster no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, a ser realizado de 22 a 25 de julho, no Campus da UFRJ na Praia Vermelha. O evento em âmbito nacional, produzido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), reúne mais de 40 redes de educação ambiental e educadores ambientais do país. Durante os quatro dias do fórum, que estima atrair cerca de 4 mil visitantes, serão oferecidos 80 minicursos e oficinas, 10 mesas redondas, 20 jornadas temáticas, lançamentos de livros, show musicais, festivais de cinemas, apresentação de pôsteres, entre outros. Todos os informes e inscrições de trabalhos devem ser feitos pelo site: http://forumearebea.org, prazos e valores pode ser encontrados no link: http://forumearebea.org/valores-e-prazos-das-inscricoes-do-vi-forum-brasileiro-de-educacao-ambiental

Parte do Jardim interditada para retirada de enxame hoje, 23/6
23/6/2009
A área do Jardim Botânico que vai do Café Botânica ao Cactário, incluindo a loja da AAJBJ, a obra nos banheiros próximos e o Jardim Sensorial, será fechada hoje, 23/6, a partir das 14h, para retirada de um enxame de abelhas que se instalou numa árvore. A área será reaberta amanhã (quarta) com funcionamento normal. O Centro de Visitantes, o Cineclube e o restante do parque funcionam normalmente hoje.

Red River, de Howard Hawks, no cineclube do Jardim Botânico
15/6/2009
qFechando o ciclo “Western, o cinema americano por excelência”, o filme Red River (Rio Vermelho), será exibido nesta terça-feira, 16 de junho, às 19h.
A produção americana, de 1948, será exibida em cópia sonorizada com legendas em português e duração de 133 minutos. O filme estrelado por John Wayne conta a história da primeira travessia de gado do Texas para o Kansas, através da chamada trilha de Chisholm, e marca a estréia de Montgomery Clift nas telas. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

Antônio Zambujo lança o disco Outro Sentido dia 18 de junho, no Espaço Tom Jobim
15/6/2009
Na próxima quinta-feira, às 20h30, O compositor e intérprete português Antônio Zambujo lançará a versão brasileira do seu disco de fados Outro Sentido, com participações de Roberta Sá, Yamandú Costa e Marcello Gonçalves, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O disco foi considerado um dos melhores do ano de 2008 pela revista Songlines. Os ingressos para o show custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada para estudantes, idosos e funcionários do JBRJ munidos de crachá), e estão à venda na bilheteria do Teatro Tom Jobim (Rua Jardim Botânico, 1008). Mais informações pelo telefone 2274-7012.

Aniversário do Jardim Botânico - 201 anos
10/6/2009
O Jardim Botânico do Rio Janeiro completa 201 anos em 13 de junho, e comemora com o Coro do Theatro Municipal no sábado, festival de harpas no domingo e várias outras atividades. Confira!

High Noon, de Fred Zinnemann, no cineclube do Jardim Botânico
8/6/2009
CartazIntegrando o ciclo “Western, o cinema americano por excelência”, o filme High Noon (Matar ou Morrer), será exibido nesta terça-feira, 9 de junho, às 19h.
Leia mais

Elba Ramalho lança o show “Balaio de Amor” no Teatro Tom Jobim
8/6/2009
CartazNa próxima quinta-feira, 11 de junho, às 21h, Elba Ramalho comemora seus 30 anos de carreira, em apresentação única no Rio, no show “Balaio de Amor”, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia mais

Família Caymmi apresenta show em homenagem a Dorival Caymmi no Espaço Tom Jobim
8/6/2009
Foto: Marcos HermesNa próxima sexta-feira, 12 de junho, às 20h30, a Família Caymmi homenageia seu patriarca em apresentação no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, marcando a abertura da exposição Caymmi Acervo Digital.
Leia mais

Resultado do Concurso de Ilustração Botânica
1/6/2009
O Concurso Bolsa Artística 2009 promovido pelo programa de Ilustração Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical teve como vencedora Isabel Lima e Silva.
Leia mais

Mudança na programação da mostra Ver Ciência
1/6/2009
A mostra Ver Ciência, que faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente no JBRJ, mudou de datas, e acontecerá na quarta-feira, 3/6, às 9h30, e na quinta, 4/6, à 14h, no Centro de Visitantes - Sala Multimídia.

Comemorações da Semana do Meio Ambiente
29/5/2009
O JBRJ promove uma série de eventos comemorativos pela Semana do Meio Ambiente, de 1º a 5 de junho. Haverá exibição de vídeos e debates com pesquisadores, mesa redonda sobre meio ambiente e gestão pública e oficina de exsicata.
Confira a programação

Fernanda Abreu apresentará show eletroacústico dia 4 de junho, no Teatro Tom Jobim
2/6/2009 Fernanda Abreu

O show na próxima quinta-feira, às 20h30 será a primeira oportunidade que os cariocas terão de conferir o repertório de sucessos da cantora repaginados, em formato eletroacústico.
Entre as músicas, as “clássicas” “Kátia Flávia”, “Rio 40 graus”, “Garota sangue bom” e, pra espantar o mau olhado, o samba “É hoje”, de Didi e Maestrinho; “Eu vou torcer”, de Jorge Benjor – que, apesar de já ter sido gravada por Fernanda, não faz parte do set list das apresentações da cantora há um bom tempo – e “Rock with you”, do Rei do pop Michael Jackson. Fernanda Abreu canta acompanhada de César Farias (bateria); Eugênio Dale (violão); Vanderlei Silva (percussão); Andre Carneiro (baixo); e Donatinho (teclados). Os ingressos para o show custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada para estudantes, idosos e funcionários do JBRJ munidos de crachá), e estão a venda na bilheteria do Teatro Tom Jobim (Rua Jardim Botânico, 1008). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2274-7012.

“Rio Bravo”, de Howard Hawks, será exibido dia 26 de maio no Cineclube do Jardim
25/5/2009

Cartaz

O cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 26 de maio, às 19h, a produção americana “Rio Bravo”, dirigida por Howard Hawks. O filme, de 1959, será exibido em cópia colorida e sonorizada, com legendas em português e duração de 149 minutos. Baseado em um conto de B. H. McCampbell, o filme é considerado um dos melhores da carreira de Hawks e é notável pela escassez de close-ups. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

Jardim Botânico assina Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
29/5/2009

Foto: Sérgio Siciliano/SEAPPA

Adesão foi formalizada na comemoração pelo Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, no Espaço Tom Jobim.
Leia mais

Comemorações para o Dia Nacional da Mata Atlântica dia 27 de maio, no Espaço Tom Jobim
25/5/2009
O evento que irá comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica na próxima quarta-feira, dia 27 de maio, às 10h30, no Espaço Tom Jobim, marcará a assinatura do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e lançamento do livro Estratégias e Ações para Conservação da Biodiversidade e Mata Atlântica no Rio de Janeiro.  Estarão presentes o presidente do INEA, Luis Firmino, a Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o diretor de pesquisas do Jardim Botânico, Fábio Scarano, entre outros. A entrada é franca. Maiores informações nos telefones:  7832-6927 / 7850-8439.

Lenine apresentará repertório especial dia 28 de maio, no Teatro Tom Jobim
25/5/2009
LenineLenine apresentará repertório especial em apresentação com voz e violão no dia 28 de maio, às 20h30, no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Para esta oportunidade, o artista selecionou músicas cuidadosamente extraídas dos repertórios de todos os seus discos para serem apresentadas ao público carioca de um jeito bastante pessoal e intimista. "Raríssimas são às vezes em que posso tocar as canções da maneira que compus”.
Leia mais

A harpista Cristina Braga e a versátil Olivia Byington apresentam seus shows, dia 21, 22 e 23 de maio, no Teatro Tom Jobim
18/5/2009
A musa da harpa Cristina Braga presenteará o público com as mais belas canções de Tom Jobim, Francis Hime, Chico Buarque e composições próprias em apresentação no dia 21 de maio, às 20h30, no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dona de um talento extraordinário, que a permite transitar com desenvoltura dos grandes clássicos ao samba, passando pela bossa e pelo choro, a carioca Cristina Braga , é também uma das maiores responsáveis pela divulgação da harpa no Brasil. Nos últimos anos, inclusive, seu trabalho tem sido mostrar ao público que a harpa não é apenas um instrumento orquestral, mas que pode perfeitamente afinar-se à cultura brasileira.
Leia mais

“The Ox-Bow Incident”, de William Wellman, será exibido dia 19 de maio no Cineclube do Jardim
18/5/2009
CartazO cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 19 de maio, às 19h, a produção americana “The Ox-Bow Incident”, dirigida por William Wellman. O filme, de 1943, será exibido em cópia colorida e sonorizada, com legendas em português e duração de 149 minutos. O filme geralmente é lembrado como uma das mais contundentes manifestações artísticas da história moderna contra a estupidez da “justiça com as próprias mãos” e a atrocidade do linchamento. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

 

 

 

Verônica Sabino lança dvd do show “Que Nega é Essa”, dia 20 de maio, no Teatro Tom Jobim
18/5/2009
Veronica SabinoVerônica Sabino lançará o dvd do show “Que Nega é Essa” em apresentação única, com a participação de Rodrigo Maranhão e Leoni, no dia 20 de maio, às 20h30, no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Para aventurar-se nas parcerias (“fazia tudo sozinha”), Verônica teve que exercitar-se nas artes do desapego. Ofereceu o tema musical de “Blues em braile” para Zeca Baleiro (“ele gosta de blues”) e a parceria saiu na medida. Nas latitudes da seleção, há ainda do samba maduro ao gaúcho Vitor Ramil. Dele, gravou “Invento” e “Longe de você”. “Eu o considero um dos grandes compositores da nossa música”, elogia. “Escolhi duas músicas dele que nunca havia cantado”. Temperado por novidades e revisitas, “Que nega é essa”, é um retrato de corpo inteiro de uma artista completa. Como o título benjoriano, não semeia interrogações, mas certezas. Chegou a hora de Verônica. Os ingressos para o show custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e funcionários do JBRJ munidos de crachá), e estão à venda na bilheteria do Teatro Tom Jobim(Rua Jardim Botânico, 1.008). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2274-7012.

Festival Internacional de Harpas dia 17 de maio no Espaço Tom Jobim
13/5/2009
No próximo domingo, dia 17 de maio, às 14h, será realizado no teatro do Espaço Tom Jobim o concerto do IV Rio Harp Festival com o duo italiano de harpa e flauta Gilda Dettori e Jana Bitti. A entrada é franca e o evento será composto por obras de Bach, Gluck, Fauré, Ibert, Tournier e Meunier. O Espaço Tom Jobim fica localizado na Rua Jardim Botânico, 1008. Maiores informações pelo telefone: 2274-7012.

“The Searchers”, de John Ford, será exibido dia 12 de maio no Cineclube do Jardim
11/5/2009
CartazCartazO cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 12 de maio, às 19h, a produção americana “The Searchers”, dirigida por John Ford. O filme, de 1956, será exibido em cópia colorida e sonorizada, com legendas em português e duração de 119 minutos. Filmado no cenário favorito de Ford, o Monument Valley em Utah, o western é baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker, que em 1836 foi raptada por guerreiros Comanches. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

Luiz Melodia estréia seu novo show “Estação Melodia”, dia 14 de maio, no Teatro Tom Jobim
11/5/2009
De volta aos palcos cariocas, Luiz Melodia nos traz, no dia 14 de maio, às 20h30, no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pérolas do samba dos anos 30, 40 e 50. Nos últimos 30 anos, o samba esteve presente em seu repertório, nem que fosse somente no auxílio luxuoso de um pandeiro e um tamborim. Mas desta vez, o que antes era subliminar torna-se evidente, Melodia se encontra em uma roda de samba com Cartola, Ismael Silva, Paulinho da Viola, Chico, Vinícius, Garoto e seu pai, Oswaldo Melodia, em um boteco imaginário para celebrar um Rio que ainda existe. Os ingressos para o show custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e funcionários do JBRJ munidos de crachá), e estão à venda na bilheteria do Teatro Tom Jobim(Rua Jardim Botânico, 1.008). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2274-7012.

Jongo da Serrinha comemora abolição da escravatura com show dia 15 de maio no Teatro Tom Jobim
11/5/2009
Para comemorar a abolição da escravatura, o grupo musical Jongo da Serrinha se apresentará no dia 15 de maio, às 20h30, no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Um dos mais tradicionais grupos de cultura do país, o Jongo é uma herança trazida pelos negros bantos que vieram da região do Congo-Angola, na África, para as fazendas de café do Vale do Paraíba no século 19. Com 40 anos de história, o grupo de madureira foi fundado por mestre Darcy e sua mãe, vovó Maria Joana Rezadeira, que, preocupados com a extinção do Jongo na cidade, transformaram a antiga dança praticada nos quintais da Serrinha num espetáculo. Em 2005, o ritmo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como o primeiro bem imaterial do estado do Rio de Janeiro. Os ingressos para o show custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e funcionários do JBRJ munidos de crachá), e estão à venda na bilheteria do Teatro Tom Jobim(Rua Jardim Botânico, 1.008). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2274-7012.

Exposição e venda de flor-de-maio na AAJB, de 8 a 10 de maio
7/5/2009
A Associação de Amigos do Jardim Botânico, AAJB, realizará no final de semana das mães, de 8 a 10 de maio, a tradicional exposição e venda das flores-de-maio. As flores custarão R$ 15 o vaso, e estarão expostas na sede da AAJB, localizada na Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6, durante o horário de funcionamento do Jardim Botânico, de 8h às 17h. Maiores informações pelo telefone: 2239-9742.

Jardim Botânico receberá visita do Banco Mundial no dia 12 de maio
7/5/2009
Na próxima terça-feira, dia 12 de maio, às 14h, representantes do Banco Mundial e do Ministério do Meio Ambiente realizarão visita de supervisão ao Centro Nacional de Conservação da Flora, projeto apoiado e custeado pelo próprio Banco Mundial. A finalidade da inspeção é conhecer as instalações da Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico, onde o projeto está localizado, bem como o andamento do mesmo e o cumprimento das contrapartidas estipuladas.A visita se estenderá a outras áreas do Jardim, como o Museu do Meio Ambiente, a Escola Nacional de Botânica Tropical, parte do arboreto e o Gabinete, onde serão recebidos pelo presidente Liszt Vieira.

Publicada portaria que autoriza a nomeação dos aprovados no concurso 2008
4/5/2009
Foi publicada hoje, pelo Ministério do Planejamento, a portaria que autoriza a nomeação dos aprovados no último concurso. Leia aqui a portaria.

Jardim Botânico recebe a exposição “Orquídeas no Jardim” de 30 de abril a 3 de maio
28/4/2009

Cartaz

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai abrigar, de 30 de abril a 3 de maio, a exposição “Orquídeas no Jardim”, cujo tema será “Orquídeas com nomes que homenageiam o Rio de Janeiro”. Algumas espécies encontradas crescendo naturalmente na cidade maravilhosa receberam nomes de locais cariocas, como é o caso da Pseudolaelia corcovadensis e Pleurothallis jacarepaguaensis. Mas os híbridos feitos pelo homem são os que mais frequentemente homenageiam o Rio de Janeiro. São 19 lindos híbridos com nomes de bairros ou locais famosos da cidade. Além da exposição, haverá atividades para crianças e adultos acontecendo paralelamente ao evento, como workshops, apresentação de teatro infantil e exposição fotográfica.
Leia mais

“Man of Aran”, de Robert Flaherty, será exibido dia 28 de abril no Cineclube do Jardim
28/4/2009
O cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 28 de abril, às 19h, a produção inglesa “Man of Aran”, dirigida por Robert Flaherty. O filme, de 1934, será exibido em cópia restaurada e sonorizada, com duração de 77 minutos. O documentário mostra a vida quase primitiva dos habitantes da ilha de Aran, que plantavam batatas para se alimentar e caçavam tubarões para conseguir óleo para as lamparinas. A obra influenciou diversos documentários ingleses posteriores. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições semanais gratuitas: 3874-1808.

Mostra fotográfica “Golpe de Vista” terá vernissage nesta quinta, dia 16, para funcionários e convidados no Centro de Visitantes
Marcello AverbugOs servidores do Jardim Botânico estão convidados para a inauguração da mostra fotográfica “Golpe de Vista”, de Marcello Averbug no dia 16 de abril, às 19h, no Centro de Visitantes. É a primeira exposição do fotógrafo no Brasil, embora ele venha se dedicando à fotografia durante quatro décadas e tenha feito algumas coletivas e duas individuais nos Estados Unidos. A exposição conta com uma coletânea de 40 obras, em cor e P&B, tem caráter de retrospectiva e o objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer os vários gêneros de abordagem fotográfica do artista.
Leia mais

Novas datas, em abril, para as atividades do Jardim Sensorial
8/4/2009
O Laboratório Social, responsável pelas atividades do jardim Sensorial, avisa que, devido ao feriado de São Jorge no dia 23 de abril, as oficinas de argila e de braile e as visitas guiadas por monitores cegos, que seriam realizadas nos dias 23 e 24 de abril, serão antecipadas para os dias 16 e 17 do mesmo mês. O espaço é destinado a pessoas com deficiência visual, por isso possui um percurso composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão.
Confiras as atividades para o mês de abril:

Centro de Visitantes recebe a mostra fotográfica “Golpe de Vista”, de Marcello Averbug, de 17 de abril a 3 de maio
6/4/2009
A partir do dia 17 de abril, o Centro de Visitantes, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vai abrigar a mostra fotográfica “Golpe de Vista”, de Marcelo Averbug. É a primeira exposição do fotógrafo no Brasil, embora ele venha se dedicando à fotografia durante quatro décadas e tenha feito algumas coletivas e duas individuais nos Estados Unidos. A exposição conta com uma coletânea de 40 obras, em cor e P&B, tem caráter de retrospectiva e o objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer os vários gêneros de abordagem fotográfica do artista. 
Leia mais

Peça “Bodas de Sangue” com temporada popular até dia 12 de abril
2/4/2009
O espetáculo de Amir Haddad estará com preços mais acessíveis até o dia 12 de abril. Para aqueles que ainda não tiveram chance de assistir, é bom aproveitar. A nova montagem de “Bodas de Sangue” teve início há cerca de dois anos, a partir de um sonho da atriz Ivone Hoffman que, em co-produção com Celso Lemos, confiou a realização do espetáculo ao Espaço Tom Jobim e a direção a Amir Haddad. A peça, que conta com Letícia Spiller e Tereza Seiblit entre outros no elenco, traz 30 atores que se revezam em cada papel, com o objetivo de fazer compreender de maneira mais ampla tanto a estrutura de cada personagem, como a da trama em si, de acordo com o processo criativo de Haddad. O teatro do Espaço Tom Jobim se enquadra perfeitamente no processo de encenação proposto por ele, cercado de vidros, trazem a natureza para dentro do teatro, permite a respiração do espaço cênico. É o cenário pronto para discutir os recorrentes temas populares da obra de Lorca como "o amor, o afeto, o autoritarismo, as regras, a violência, enfim, tudo aquilo que faz o sangue derramar, que é a essência de 'Bodas de Sangue'”, enumera Haddad. “Todo este conceito de um teatro que respira, popular, livre, vem ao encontro da proposta do Espaço Tom Jobim de juntar cultura e meio ambiente e valorizar a diversidade cultural”, completa Biza Vianna.
Leia mais

Curso de Ilustração Botânica I na ENBT
27/3/2009
Estão abertas as inscrições para curso Ilustração Botânica I, da Escola Nacional de Botânica Tropical. O curso, ministrado pelos professores Malena Barretto e Paulo Ormindo, é do módulo de bico de pena, nanquim e grafite, com turmas na manhã e na tarde das terças e quintas-feiras, de 7 de abril a 2 de julho. A inscrição custa R$ 30,00 e a mensalidade R$ 190,00. A ENBT fica localizada na Rua Pacheco Leão, 2040. Maiores informações pelo telefone: 3875-6209. Mais informações e inscrições online

Pousada do Pesquisador ficará fechada por prazo indeterminado
19/2/2009
A partir do dia 2 de abril de 2009, a Pousada do Pesquisador estará fechada para hospedagem. O local será usado para abrigar a Diretoria de Gestão durante as obras de restauração do prédio na Rua Major Rubens Vaz, 122.

“City Girl/Our Daily Bread”, de F. W. Murnau, será exibido dia 7 de abril no Cineclube do Jardim
6/4/2009
City GirlO cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 7 de abril, às 19h, a produção hollywoodiana “City Girl/Our Daily Bread”, dirigida pelo alemão F. W. Murnau. O filme, de 1929, será exibido em cópia restaurada com intertítulos em inglês, com duração de 90 minutos. Os intermináveis campos de trigo usados como locação, evocam um cinema típicamente americano, um presságio de um dos maiores estilos do cinema americano, o Western. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições gratuitas: 3874-1808.

Jardim Sensorial terá oficinas de argila e de braile em abril
27/3/2009
O Jardim Sensorial, uma das áreas mais badaladas do arboreto, oferece no mês de abril, diversas atividades, todas coordenadas pelo Laboratório Sócio-Ambiental do Jardim Botânico. O espaço é destinado a pessoas com deficiência visual, por isso possui um percurso composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão. Além das visitas guidas por monitores cegos e das oficinas de argila e braile, no dia 2 de abril o Jardim Sensorial comemora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo com uma palestra gratuita sobre o tema no Centro de Visitantes.
Confira as atividades para o mês de abril.

Palestra sobre Sustentabilidade Urbana quinta-feira, dia 2 de abril, na ENBT
2/4/2009
A Escola Nacional de Botânica Tropical realizará nesta quinta-feira, dia 2 de abril, Às 19h, as palestras: “Água, um desafio para designers do mundo todo” e “Problemas e soluções de moradia provisória em caso de catástrofe”. As duas integram o 1° Ciclo de palestras sobre sustentabilidade urbana, infraestrutura verde para a cidade do Rio de Janeiro, uma realização dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca. Os palestrantes, respectivamente, serão Petra Kellner, designer e professora de design na HFG Offenbach (Alemanha) e Georg Bersch, professor de design intelectual também na HFG Offenbach (Alemanha) e professor do programa de mestrado da Academia Bezalel em Jerusalem. As vagas são limitadas, a inscrição deve ser feita através do e-mail: amigosdoparque@amigosdoparque.org.br, o ingresso é uma lata de leite em pó integral, que deverá ser doada para a ONG Refazer (www.refazer.org.br). A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Maiores informações pelo telefone: 3875-6205.

Jardim Sensorial terá oficinas de braile e cerâmica em março
5/3/2009
O Jardim Sensorial, uma das áreas mais visitadas do arboreto, inicia neste mês sua programação de atividades em 2009. O espaço é destinado a pessoas com deficiência visual, por isso possui um ercurso composto por plantas resistentes ao toque, com texturas e perfumes interessantes, para que o visitante possa conhecer as plantas através de outros sentidos além da visão.
Confira as atividades para o mês de março:

Príncipe Charles planta ipê-amarelo e inaugura exposição sobre Margareth Mee em visita ao Jardim Botânico
14/3/2009
Principe Charles e Duquesa da Cornuália, Camila Parker, e Ministro Carlos MincEm sua visita oficial ao Brasil, o príncipe de Gales aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro no dia 12 de março para visitar o Jardim Botânico. Na presença de sua esposa, Camila Parker, a duquesa da Cornuália, o príncipe Charles veio ao parque para participar de um evento com jovens empreendedores no Museu do Meio Ambiente, além de inaugurar a exposição “Margareth Mee – Um olhar botânico”, no Centro de Visitantes, com a presença do presidente do JBRJ, Liszt Vieira, e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, além da comunidade britânica, que veio prestigiá-lo. Na ocasião, o casal real também participou de uma visita guiada pelo parque e Charles plantou um ipê-amarelo próximo ao Chafariz Central.
Veja mais fotos.

Trilha Histórica volta ao Jardim Botânico nos dias 14, 15, 21 e 22 de março
13/3/2009
cartazImagine percorrer as aléias bicentenárias e os pontos de interesse histórico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na companhia de seu criador, d. João VI e Carlota Joaquina. Esse é o objetivo do projeto Trilha Histórica, desenvolvido pela equipe do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, em comemoração aos 200 anos do parque – e com patrocínio da Natura, empresa parceira do JBRJ –, que será retomado nos próximos dois fins de semana, dias 14, 15, 21 e 22 de março.
Leia mais

ENBT divulga agenda de defesa de teses de mestrado para os dias 17 e 19 de março
13/3/2009
O mestrando Alexandre Gabriel Christo fará a defesa de sua tese intitulada "Conhecimento local e uso da floresta em comunidade rural circunvizinha à Unidade de Conservação no Sudeste do Brasil: uma abordagem quantitativa" no dia 17 de março (terça-feira), às 14h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). A banca examinadora contará com a participação da Dra. Rejan Rodrigues Guedes-Bruni (Presidente), Dr. Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira (UEFS), Haroldo Cavalcante de Lima (JBRJ) e como suplente Dra. Inês Machline Silva (UFRRJ). Na quinta-feira, dia 19, será a vez do mestrando Gustavo Heiden defender sua tese “Estudos taxonômicos e conservação em Baccharis L. (Asteraceae; Astereae) no estado do Rio de Janeiro, Brasil”, às 14h, no auditório da ENBT. A banca examinadora será composta pelo Dr. José Fernando Andrade Baumgratz (Presidente), Dr. Jimi Naoki Nakajima (UFU), Dra. Rafaela Campostrini Forzza (JBRJ) e, como suplente, Dr. Josafá Carlos Siqueira (PUC/RJ). O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto.

Exposição “20 anos sem Chico Mendes” se despede do Museu do Meio Ambiente com palestras dias 13 e 14 de março
13/3/2009
Antes de encerrar oficialmente a exposição “20 anos sem Chico Mendes” no domingo (15/03), a produção da mostra promoverá duas palestras de cunho ambiental, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, dia 13 de março, às 18h, Olavo Rufino, representante da ONG Pau-Brasil, e Elenira Mendes, filha de Chico Mendes e presidente de honra do Instituto Chico Mendes, falarão sobre “Como compensar as emissões de carbono”. Já no sábado, dia 14 de março, será a vez de Claudio Savaget, criador e diretor do programa Globo Ecologia, falar sobre “Meio Ambiente e Audiovisual”, às 11h, nos segundo andar do Museu. O espaço está sujeito à lotação e haverá distribuição de senhas meia hora antes do evento. O Museu do Meio Ambiente fica na Rua Jardim Botânico, 1.008. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone: 2523-0338

Margareth Mee ganha exposição comemorativa ao seu centenário no Jardim Botânico
11/3/2009
Em celebração ao centenário de nascimento da botânica inglesa Margareth Mee, em 2009, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro receberá, de 13 a 22 de março, a exposição "Margareth Mee, um olhar botânico", contendo 17 ilustrações botânicas assinadas pela artista. As obras, produzidas por Margareth Mee durante suas inúmeras visitas ao parque, pertencem a colecionadores particulares e estarão reunidas nos salões do Centro de Visitantes da instituição, sob a curadoria de Silvia Brautigam e realização de ArtePadilla. A visitação do público à mostra é gratuita e poderá ser feita a partir do dia 13 de março, diariamente das 8h às 17h.

Jardim Botânico terá horário de visitação reduzido no dia 12 de março
11/3/2009
A direção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro informa que, excepcionalmente, no dia 12 de março o parque abrirá para visitação no período das 8h às 12h30 e não será permitido o uso do estacionamento no local. O Museu do Meio Ambiente estará fechado para visitação da exposição "20 anos sem Chico Mendes" nesta data, retornando aos horários de visitação e atividades normais no dia seguinte, assim como o parque.

“Asphalt”, de Joe May, será exibido dia 10 de março no Cineclube do Jardim
imgO cineasta Walter Lima Jr apresentará no Cineclube do Jardim nesta terça-feira, dia 10 de março, às 19h, a produção alemã “Asphalt”, de Joe May. O filme, de 1929, será exibido em cópia restaurada com intertítulos em inglês, com duração de 93 minutos. Com Berlim como pano de fundo, o enredo trata do roubo de uma predra preciosa em uma joalheria cometido por uma mulher bem-vestida, que tenta seduzir o policial que a captura e que, pouco a pouco, acaba sucumbindo aos encantos da ladra. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições gratuitas: 3874-1808.

Desenvolvimento sustentável é tema de palestra dia 10 de março no Museu do Meio Ambiente
10/3/2009
A exposição "20 anos sem Chico Mendes", em cartaz no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, realizará nesta terça-feira, dia 10 de março, às 19h, a palestra "Desenvolvimento Sustentável: Uma Construção Política". A palestrante será Danielle Migheletto, pesquisadora de desenvolvimento sustentável e consultora em políticas sociais e ambientais da Fundação Getúlio Vargas. O espaço, que está sujeito à lotação, terá senhas distribuídas 30 minutos antes da palestra. O Museu do Meio Ambiente fica na Rua Jardim Botânico, nº 1.008. Para obter mais informações, entre em contato com a organização da mostra pelos telefones: 2259-1309 e 2523-0338.

Monitoramento da produção e do rendimento de carragenana da macroalga exótica Kappaphycus alvarezii (Doty) Doty ex P.C. Silva, em cultivo comercial na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil será tema de tese de mestrado na ENBT
9/3/2009
O mestrando Henrique Geromel de Góes fará a defesa de sua tese entitulada "Monitoramento da produção e do rendimento de carragenana da macroalga exótica Kappaphycus alvarezii (Doty) Doty ex P.C. Silva, em cultivo comercial na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil" no dia 09/03/2009 (segunda-feira) às 14 horas no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). A banca examinadora contará com a participação da Dra. Renata Perpétuo reis (Presidente), Dra. Yocie Yoneshigue Valentin (UFRJ), Dra. Leila Hayashi (UFSC) e como suplente Dra. Márcia Figueiredo Creed (JBRJ). O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, nº 2040 - Horto.

Helio Eichbauer promoverá oficina de cenografia em março
5/3/2009
O Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro receberá de 11 de março a 25 de abril o curso de cenografia "Rudá, Dio d'Amore - um poema sinfônico de Heitor Villa-Lobos", ministrado pelo cenógrafo Helio Eichbauer. As aulas serão às quartas-feiras, das 9h às 12h, e  aos sábados, das 10h às 13h. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição custa R$ 200,00. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail oficina@espacotomjobim.com.br e do telefone (21) 2274-7012.

Distribuição de briófitas na floresta Amazônica é assunto de exame de doutorado a ser apresentado dia 5 na ENBT
3/32009
A doutoranda Ana Cláudia Caldeira Tavares fará seu exame de qualificação sobre "Padrões de distribuição de briófitas na floresta Amazônica" no dia 5 de março, às 14h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). A Comissão Examinadora incluirá a Dra. Dorothy Sue Dunn de Araújo (JBRJ), o Dr. Pablo José Francisco Pena Rodrigues (JBRJ) e, como suplente, a Dra. Helena de Godoy Bergallo (UERJ). A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto.
· · ·
Teresa Cristina e Grupo Semente se apresentarão dia 5 de março no Teatro Tom Jobim
3/32009
Na próxima quinta-feira, dia 5 de março, a cantora Teresa Cristina e o Grupo Semente subirão ao palco do Teatro Tom Jobim para encerrar a série “Shows de Verão”. A apresentação contará com um repertório dedicado às mulheres, especialmente selecionado pela própria cantora para o show. Entre as músicas escolhidas, está a inédita “Convite à tristeza”, de autoria da própria Teresa Cristina, e outras como: “Para ver as meninas” (Paulinho da Viola), “Infinito desejo” (Gonzaguinha), Maria Joana (Sidney Miller), “A Rita” (Chico Buarque), Acalanto (Teresa Cristina) entre outras. O grupo Semente é composto por Pedro Miranda (pandeiro e voz); Bernardo Dantas (violão); João Callado (cavaquinho) e Mestre Trambique (surdo). Como músicos convidados estão Paulino Dias, na percussão, e Alexandre Bittencourt, nos sopros. O show, que tem classificação livre, acontecerá às 20h30 e o preço do ingresso é R$ 50,00 (com meia-entrada para idosos, estudantes e funcionários do JBRJ). A sala tem capacidade para 500 pessoas. Mais informações pelo telefone: 2274-7012.

Oceanólogo Fabiano Lopes Thompson dará aula inaugural da ENBT dia 2 de março
19/2/2009
A aula inaugural da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), ministrada pelo Dr. Fabiano Lopes Thompson, acontecerá dia 2 de março, segunda-feira, às 10h, no auditório da ENBT. O tema será “Biodiversidade e Taxonomia Microbiana”. O professor é oceanólogo e mestre em oceanografia biológica ambos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e doutor em bioquímica pela Universidade de Ghent, na Bélgica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Taxonomia Genômica Microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia Microbiana, Biodiversidade Microbiana, Microbiologia Aquática, Vibrios. A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto.

Jardim Botânico recebe dia 18 de fevereiro participantes da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
17/2/2009
Cerca de 250 pessoas visitarão o Jardim Botânico nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, por conta da realização da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada de 17 a 19 de fevereiro. Eles percorrerão roteiros didáticos no Arboreto coordenados pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental). Os participantes são professores e alunos que representam todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro e membros da Comissão Organizadora das Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente/RJ.

Mart'nália apresentará o show 'Madrugada' dia 19 no Teatro do Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico
11/2/2009
Mart´náliaA série mensal “Shows de Verão”, do Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, terá uma nova atração no dia 19 de fevereiro: a cantora Mart'nália apresentará o novo espetáculo “Madrugada”. Despretensiosa e sofisticada ao mesmo tempo, a apresentação traz um repertório baseado no mais recente CD, com canções como “Don´t worry, be happy”, “Ela é minha cara”, além de relembrar vários sucessos de seus discos anteriores como “Cabide”, “Pretinhosidade”, “Entretanto”, “Chega” e outros sambas. A série musical continuará no dia 5 de março com apresentação da cantora Teresa Cristina. O show, que tem classificação livre, acontecerá às 20h30 e o preço do ingresso é R$ 50,00 (com meia-entrada para idosos, estudantes e funcionários do JBRJ). A sala tem capacidade para 500 pessoas. Mais informações pelo telefone: 2274-7012.

Cultivo de macroalga exótica no sul do Estado do Rio é tema de tese de mestrado a ser defendida dia 11 na ENBT
10/2/2009
A mestranda Beatriz de Magalhães Castelar apresentará no dia 11 de fevereiro,às 14h, na sala 1 da Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT, a defesa de sua dissertação intitulada “Monitoramento ambiental das atividades de cultivo da macroalga exótica Kappaphycus alvarezzi (Doty) Doty ex P.C. Silva, no sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Na banca examinadora estarão a Dra. Renata Perpétuo Reis (presidente), o Dr. Gilberto Menezes Amado Filho (JBRJ) e a Dra. Yocie Yoneshigue Valentin (UFRJ) além do suplente, o Dr. Joel Christopher Creed (UERJ). O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto.

Peça infantil "O Jardim do Rei" terá apresentações gratuitas neste fim de semana
6/2/2009
Depois de uma bem-sucedida temporada em 2008, em comemoração aos 200 anos do parque, a peça “O Jardim do Rei – D. João e o Horto Real” volta ao Jardim Botânico para mais duas apresentações nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 17h, no gramado em frente ao Centro de Visitantes. O espetáculo, que conta a história da criação do Jardim Botânico, é voltado para toda a família e tem entrada franca.
Leia mais

Cineclube do Jardim apresentará no dia 10 o clássico "Metropolis", de Fritz Lang
6/2/2009
No dia 10 de fevereiro, às 19h, será a vez do cineasta Walter Lima Jr apresentar o clássico "Metropolis", de Fritz Lang, no Cineclube do Jardim. A produção alemã, de 1295, tem 124 minutos de duração e será apresentada em cópia restaurada com intertítulos em inglês. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes, onde acontecem as exibições gratuitas do Cineclube: 3874-1808.

"La Passion de Jeanne D’Arc” será exibido dia 3 de fevereiro no Cineclube do Jardim
3/2/2009
Joana D´ArcNa próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro, às 19h, será exibido no Cineclube do Jardim Botânico o filme “La Passion de Jeanne D’Arc”, de Carl Theodor Dreyer. A produção francesa, de 1928, que foi o primeiro filme produzido sobre a heroína francesa Joana D’Arc, tem 82 minutos de duração e será exibida com intertítulos em inglês, seguida de discussão conduzida pelo cineasta Walter Lima Jr. Para mais informações, entre em contato com o Centro de Visitantes: 3874-1808.

 

 

Amir Haddad estréia “Bodas de Sangue” dia 31 de janeiro no Teatro Tom Jobim
29/1/2009
Depois iniciar em 2008 sua programação teatral com a peça "Warum, Warum", de Peter Brook, o Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro retoma suas atividades no próximo dia 31 de janeiro, com a peça “Bodas de Sangue”. O novo projeto do mestre Amir Haddad é uma adaptação de um dos mais belos textos da literatura espanhola, assinado por Federico Garcia Lorca. O espetéculo, que tem duas horas de duração, ficará em cartaz até o dia 29 de março, com pausa na semana do carnaval, sempre às sextas, sábados e domingos, às 20h. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 a meia-entrada para estudantes e idosos). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Teatro: 2274-7012.
Leia mais

Árvores Notáveis será tema de palestra dia 17 de janeiro na AAJB
13/1/2009
O biólogo e pesquisador associado do Jardim Botânico, Pedro Carauta, ministrará a palestra “As Sete Árvores do Paraiso”, dia 17 de janeiro, às 10h, no auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico. Carauta além de autor do livro “As Figueiras do Brasil”, é especialista em conservação da natureza e meditação e generalista em montanhismo e taxonomia de plantas vasculares. Maiores informações pelo telefone: 2239-9742, ou pelo site da AAJB: http://www.amigosjb.org.br.

ENBT divulga calendário de inscrições para cursos de Ilustração Botânica em 2009
9/1/2009
A Escola Nacional de Botânica Tropical irá oferecer, de março a julho de 2009, três cursos de Ilustração Botânica, voltados para estudantes de Biologia, Belas Artes, Paisagismo e interessados em geral. Nas modalidades bico de pena-nanquim e grafite ou aquarela, há opções de curso às terças e quintas-feiras, em duas turmas - das 9h às 12h e das 14h às 17h -, cuja duração pode variar de um mês a quatro meses. As inscrições para o primeiro curso de Ilustração Botânica (bico de pena-nanquim e grafite) vão de 1° a 26 de fevereiro, com início das aulas marcado para 3 de março. Já o curso de Ilustração Botânica I (bico de pena-nanquim e grafite) estará com as inscrições abertas de 1° a 31 de março, enquanto o de Ilustração Botânica II (aquarela) abrirá vagas em 1° de julho. A Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) fica na Rua Pacheco Leão, 2.040, Horto. Para obter mais informações, entre em contato aravés do telefone 3875-6209.
Leia mais

Cineclube do Jardim terá exibições com debate todas as terças-feiras em 2009
7/1/2009
Após a exibição de “Falstaff”, último filme do ciclo Shakespere na Tela que encerrou as atividades em 2008 do Cineclube do Jardim, o cineasta e coordenador do projeto Walter Lima Jr anunciou duas novidades para o próximo ano: o evento, incialmente quinzenal, passará a ser semanal em 2009, com exibições todas as terças-feiras, às 19h, e o novo ciclo em debate será dedicado ao cinema silecioso. De 6 de janeiro a 31 de março, o ciclo Música para os Olhos: Cinema Silecioso ocupará a sala de exibição do Cineclube com uma seleção de filmes do gênero escolhidos pelo cineasta, que conduzirá os debates com os participantes após cada projeção. Com clássicos como “Encouraçado Potemkin”, de Eisenstein, “Metrópolis”, de Fritz Lang, e cinco filmes de F. W. Murnau, este ciclo dedicado ao cinema mudo contará com 12 filmes no total, a maioria de cópias restauradas e com intertítulos em inglês.
Confira a programação completa.

Resultado do concurso para preenchimento de vagas no JBRJ será divulgado dia 20 de janeiro
7/1/2009
O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) anunciou, em 29 de dezembro de 2008, a reabertura do prazo para interposição de recurso contra os gabaritos oficiais das rovas objetivas, de 5 a 6 de janeiro de 2009, além do adiamento da publicação do resultado final das provas objetivas e o resultado provisório das provas discursivas no Diário Oficial da União prevista para o dia 20 de janeiro de 2009. Os resultados poderão ser acessados no site http://www.cespe.unb.br/concursos/mct2008 .

 

 

 

 

 

 

volta à página inicial