Editora UFJF lança livro sobre Parque do Ibitipoca com participação do JBRJ
21/1/2014

fgO livro tem como organizadores os pesquisadores Rafaela Campostrini Forzza (JBRJ), Luiz Menini Neto, Fátima Regina Gonçalves Salimena e Daniela Zappi.

"Ibitipoca: como descrever a não ser como um lugar de máxima beleza? Por essa razão tem sido de grande preocupação a preservação do parque, que atualmente recebe mais de 50 mil pessoas por ano. O Parque Estadual do Ibitipoca possui uma vegetação rupestre, que abriga uma flora rara e diversificada, tornando-o uma prioridade no estudo de biodiversidade.

O "Flora do Parque Estadual do Ibitipoca e seu entorno" aborda desde a criação desta Unidade de Conservação, até estudos sobre famílias de espécies encontradas no parque e em seu entorno, catalogando-as em vários grupos, além de reunir informações sobre estudos de geologia e fitofisionomias. Em uma área de menos de 2000 hectares, foram registradas 1458 espécies de plantas, sendo 209 Briófitas, 171 Pteridófitas e 1078 Fanerógamas; já na área de entorno do Parque, foram listadas 531 espécies, das quais aproximadamente metade não tinham sido localizadas no interior do PEIB; essas plantas foram identificadas por centenas de botânicos do Brasil e do exterior.

O livro Flora do Parque Estadual do Ibitipoca e seu entorno pretende despertar interesse não só em estudiosos da área, mas também em curiosos e turistas, para que estes ajudem a cuidar do local e de sua biodiversidade.

Flora do Parque Estadual do Ibitipoca e seu entorno
Rafaela Campostrini Forzza, Luiz Menini Neto, Fátima Regina Gonçalves Salimena e Daniela Zappi (Organizadores)

Editora UFJF | 384p. | 22x29cm | 2013 | R$ 98,00"

O livro pode ser adquirido no sítio eletrônico da Editora UFJF.

Fonte: Editora UFJF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página