Jardim Botânico inaugura novo Jardim das Bromélias dia 25
24/9/2008

No dia 25 de setembro, às 10h, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai inaugurar, em sua área de expansão do Arboreto, um novo espaço dedicado à família botânica Bromeliaceae: o Jardim das Bromélias. Esta nova área verde, com 1,7 mil metros quadrados, será disponibilizada para o público a partir do dia 25, cumprindo uma importante função científica e representando uma nova opção de espaço para passeio e contemplação.

O Jardim das Bromélias vai abrigar, principalmente, algumas das plantas da coleção científica que atualmente encontram-se alocadas no estufim Dimitri Sucre. Foram realocadas neste novo ambiente externo as bromélias que estavam no estufim que são consideradas bromélias de chão (não se adaptam bem a vasos) ou simplesmente as bromélias que são grandes demais para permanecerem nas bancadas. Cerca de uma centena de espécies foi plantada neste novo jardim.

“A escolha de uma área anexa ao estufim não foi por acaso, pois as bromélias tombadas da coleção científica precisam ser constantemente monitoradas e, logo, não seria apropriado que ficassem em outra área mais afastada”, explica Ricardo Reis, coordenador de Coleções Vivas do Jardim Botânico. Estruturas de pedra foram construídas em formas especialmente elaboradas para proporcionar a separação adequada das espécies em nichos e patamares.

 

 

 

 

 

volta à primeira página