Entrada gratuita para as mulheres no Dia 8 de Março
28/2/2014

mulherNa semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o JBRJ se volta para a reflexão sobre as questões de gênero e celebra a inclusão feminina.

A comemoração começa no dia 8 – Dia Internacional da Mulher, quando o Jardim oferece entrada gratuita para todas as mulheres. Já os debates nos dias 11, 13 e 14 terão lugar no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) no Horto, também com entrada gratuita.

Na terça-feira, 11/3, às 9h, uma mesa-redonda com a presidente do JBRJ Samyra Crespo, Simone Schäffer, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e Schuma Schumaher, da REDEH, debate políticas públicas e a autonomia econômica das mulheres. Às 12h será apresentado o Clipe Kids - Quem Ama Abraça Fazendo Escola , produzido pela Redeh e IMM, com direção musical de Leila Pinheiro.

No dia seguinte, quarta-feira, 12/3, às 9h, a terapeuta Neide Eisele participa de roda de conversa sobre o tema afetividade e saúde na Coleção de Plantas Medicinais. O evento é seguido pelas oficinas “Sentir-se bem é fundamental”, “Sucos que melhoram a saúde” e “Ações que aliviam a tensão” e tem coordenação da servidora Yara Britto. As inscrições devem ser feitas pelo email colecaomedicinal@gmail.com ou telefone (21) 2294-6590.

Destaque da programação, Leila Pinheiro interpretará canções sobre o feminino na música popular brasileira, no Galpão das Artes, no dia 12, às 19h. Na entrada serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis e de material escolar para o projeto social Pró-Florescer do JBRJ.

No dia 13/3, das 9h às 12h, representantes femininas de diferentes setores do JBRJ discutem as ações afirmativas de gênero no JBRJ. Na ocasião será prestada uma homenagem à doutora Graziela Maciel Barroso (1912-2003), pesquisadora do JBRJ reconhecida internacionalmente.

Um debate sobre as ações afirmativas de gênero na política e no setor público encerra a Semana da Mulher no JBRJ na sexta-feira, 14/3, às 9h. Na mesa, Nilcéa Freire, da Fundação Ford, e Daniela Demôro, da Michelin, discutem as cotas como ações afirmativas. A mesa é uma parceria entre a Fundação Ford, a Rede de Mulheres pela Sustentabilidade e o Comitê de Gênero do JBRJ.

O endereço da Escola Nacional de Botânica Tropical é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Já a Coleção Temática de Plantas Medicinais fica no arboreto, ao lado do Parquinho Infantil.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página